MONTRÉAL, dezembro de 2023 – A Genetec, líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, gestão de operações e inteligência de negócios, acaba de divulgar os resultados de seu relatório Estado da Segurança Física 2024. Com base em insights de mais de 5.500 líderes de segurança física em todo o mundo (incluindo usuários finais e canais parceiros), o relatório examina as estratégias de segurança que as empresas estão implementando para navegar eficazmente pelas realidades de uma indústria em constante mudança.
Nesta edição do relatório, uma agradável surpresa foi a participação robusta de gestores, usuários e integradores latino-americanos, que compuseram 25% da amostra de entrevistados. Dentre esses participantes da América Latina, notável é a representatividade de 16% provenientes da América do Sul, em sua maioria brasileiros. Essa contribuição significativa enriqueceu os resultados da pesquisa, permitindo um retrato abrangente do atual cenário do mercado de segurança na região, destacando os principais desafios e tendências para o próximo ano, conforme destaca Luís de Castro Vieira, diretor de Marketing da Genetec para a América Latina e Caribe.
Adoção da nuvem ganha velocidade
A adoção de soluções na nuvem para segurança física tem aumentado de modo gradual na última década, mas agora está ganhando velocidade. De acordo com a pesquisa, 44% dos usuários finais globais relataram que mais de 25% de suas configurações de segurança física estão agora na nuvem ou usam uma combinação de soluções in loco e na nuvem. Este é um salto significativo em relação aos 24% relatados na pesquisa do ano passado.
Na América do Sul, os entrevistados apresentaram uma visão otimista sobre a tecnologia de nuvem em sua região: 83% dos canais parceiros esperam um aumento na adoção de sistemas de segurança conectados à nuvem em 2024, superando a média global (72%). O potencial é grande já que 25% dos usuários finais afirmaram que o ambiente de segurança física de suas empresas está na nuvem e 29% é híbrida (29%) contra um percentual de 44% globalmente.
Preocupações com cibersegurança na nuvem estão diminuindo
As preocupações cibernéticas em relação às soluções na nuvem estão experimentando uma queda significativa. No ano anterior, os usuários finais apontaram os riscos de cibersegurança como o principal impedimento para a adoção de sistemas de segurança na nuvem. No entanto, observa-se uma mudança de perspectiva agora. Essa mudança reflete a crescente confiança nas capacidades dos fornecedores de soluções na nuvem em implementar medidas robustas de cibersegurança. Consequentemente, na pesquisa de 2024, os participantes rebaixaram os riscos percebidos de segurança da informação para a sexta posição entre os fatores que impedem suas empresas de migrarem os sistemas para a nuvem.
Na América do Sul, cibersegurança é e sempre foi um assunto sério. Porém, surpreendentemente, só 35% dos usuários finais identificaram o reforço da infraestrutura de segurança como uma abordagem específica adotada por suas organizações, em contraste com a média global de 47%. “É um dado realmente curioso e talvez justifique uma maior lentidão na migração das soluções de segurança física para a nuvem, o que tende a mudar com a constatação dos benefícios em termos de produtividade e redução de custos, não só para proteção de ativos e das pessoas, mas também devido às contribuições das modernas soluções unificadas para a melhoria da gestão operacional das corporações”, comenta Vieira.
Canais esperam aumento na demanda por soluções híbridas e na nuvem
O feedback dos canais também ratifica a ideia de que os usuários finais estão migrando ansiosamente para soluções na nuvem. Substanciais 74% dos parceiros entrevistados antecipam que seus clientes atuais adotarão a conectividade na nuvem para fins de segurança no próximo ano. Além disso, 39% deles afirmaram que priorizam soluções na nuvem sempre que possível e outros 52% oferecem soluções na nuvem mediante solicitação do cliente.
Maior integração entre as áreas de TI e segurança física
A crescente adoção de sistemas de segurança física na nuvem levou a um aumento nas ameaças à cibersegurança no tratamento de dados e nos requisitos de compliance. Como resultado, as equipes de TI e segurança física estão se tornando cada vez mais interconectadas, como evidenciado por 55% dos usuários finais, indicando que o departamento de TI tem acesso a dados de segurança física. À medida que a adoção de tecnologia cresce e o acesso remoto por meio de redes externas se torna mais comum, a parceria entre TI e segurança física continuará a se desenvolver.
Desafios de Recursos Humanos sul-americanos
O estudo identificou desafios de recursos humanos na área de segurança física como uma questão específica da América do sul. Isto porque 83% dos canais da região, em particular, se mostraram preocupados com a preparação e motivação destes profissionais e esperam que este problema aumente, em comparação com a média global de 70%.
O futuro é híbrido
Parece que a preferência majoritária das empresas está se inclinando para uma abordagem híbrida, integrando soluções tanto localmente quanto na nuvem. Conforme revelado na pesquisa, 60% dos usuários finais indicaram que suas empresas estão buscando uma estratégia de implementação de segurança que combine ambas as modalidades. A transição para sistemas híbridos já está em andamento, com 15% dos entrevistados mencionando que suas organizações estão armazenando dados de videomonitoramento tanto localmente quanto na nuvem. Este dado representa um aumento significativo em relação aos 4% registrados no ano anterior.
“Uma implementação de nuvem híbrida surge claramente como o caminho ideal para muitas empresas, integrando com fluidez a infraestrutura local com o poder da nuvem. Com uma solução de nuvem híbrida, as empresas podem otimizar a instalação de segurança física para se adequar melhor aos seus negócios, independentemente da evolução de suas necessidades de segurança, poque seus sistemas permanecerão ágeis e adaptáveis”, conclui Christian Morin, vice-presidente de Engenharia de Produtos e Chefe de Segurança da Genetec Inc.
Metodologia de Pesquisa
A Genetec Inc. entrevistou profissionais de segurança física de 21 de agosto a 15 de setembro de 2023. Depois de uma avaliação das entrevistas e filtragem de dados, 5.554 entrevistados foram incluídos na amostra para análise. As amostras da pesquisa foram realizadas em todas as regiões, incluindo América do Norte, América Central, Caribe, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, Leste Asiático, Sul da Ásia, Sudeste Asiático, Ásia Central, Ásia Ocidental e Austrália-Nova Zelândia.
Para fazer download de uma cópia completa do relatório, acesse: Link.
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando o setor de segurança física há mais de 25 anos. Hoje, a empresa desenvolve soluções projetadas para melhorar a segurança, a inteligência e as operações de empresas, governos e comunidades em que vivemos. Seu principal produto, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica vigilância por vídeo baseada em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), comunicações e análises. Fundada em 1997 e sediada em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países.
Contatos para a imprensa:
Ink Comunicação
Clezia Martins Gomes / clezia܂gomes@inkcomunicacao܂com܂br /
(11) 99112-6942
Guilherme Russo – guilherme܂russo@inkcomunicacao܂com܂br
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U