De acordo com o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o mercado de segurança eletrônica no Brasil tem previsão de faturar R$ 14,2 bilhões em 2024, e isso reflete o aumento da demanda por soluções tecnológicas, como videomonitoramento, controle de acesso e sistemas inteligentes, especialmente no setor corporativo. Dados sensíveis, acessos não autorizados, furtos, incêndios, acidentes de trabalho e outras situações podem comprometer o patrimônio e, também a continuidade das operações. Nesse cenário, planejar e adquirir o sistema de segurança adequado é fundamental para mitigar riscos e proteger tanto os ativos quanto as pessoas.
Para Maurício Ciaccio, Sócio e Diretor Comercial para o segmento privado da Avantia, é importante que as empresas sejam ainda mais criteriosas ao escolher as soluções de segurança. “A segurança deve ser vista como um investimento estratégico. Com um planejamento adequado e soluções tecnológicas bem implementadas, é possível reduzir incidentes e agregar valor ao negócio, protegendo tanto os recursos quanto as pessoas que fazem a empresa acontecer”, afirma.
Abaixo, Ciaccio lista sete dicas essenciais para profissionais das áreas de compras, tecnologia e segurança avaliarem antes de investir em sistemas de proteção para suas empresas:
1. Custo Total de Propriedade (TCO)
Esse conceito leva em conta não apenas o valor inicial da compra, mas também os demais custos que envolvem a operação dos produtos e serviços.
Exemplos disso são manutenção, suporte, atualizações, contratação de pessoal e operação ao longo do tempo, nunca esquecendo de considerar a vida útil dos ativos.
2. Retorno sobre Investimento (ROI)
Trata-se de um índice que mostra a relação entre valor investido em um projeto e os lucros ou prejuízos decorrentes dele. No caso de investimentos em segurança eletrônica, primeiramente é importante que estejam alinhados aos objetivos globais do negócio.
É imprescindível também analisar os benefícios que a implementação das soluções trará, como redução de perdas, prevenção de incidentes e melhorias nos processos.
3. Escalabilidade e Flexibilidade
A possibilidade de expansão e adaptação, em caso de crescimento ou mudanças na organização, também precisa ser avaliada no momento da aquisição de serviços e sistemas de segurança.
Há soluções cujo investimento necessário é menor. Contudo, vale avaliar se elas não são limitadas, podendo se tornar obsoletas rapidamente.
4. Interoperabilidade e Integração
É muito comum as empresas contarem com sistemas legados em seus ativos. Portanto, procure avaliar a capacidade de integração do sistema de segurança com outras tecnologias já existentes na organização.
Há excelentes soluções no mercado, mas que podem ser limitadas, comprometendo a eficácia operacional do projeto.
5. Suporte técnico e manutenção
Antes de contratar o seu fornecedor, é fundamental considerar a qualidade e disponibilidade do suporte técnico, bem como os planos de manutenção preventiva e corretiva.
Outra grande vantagem é validar o fornecedor que tenha estabelecido SLAs (Acordos de Nível de Serviço). Esses tipos de acordos, quando oferecidos, estabelecem critérios de uso e garantem níveis de desempenho das soluções contratadas, bem como sanções que podem ser aplicadas em caso de descumprimento por uma das partes.
6.Conformidade e Regulamentações
Devem ser priorizadas soluções que garantam conformidade legal, atendendo a todas as normas, regulamentos e padrões aplicáveis ao setor de atuação da empresa.
7.Histórico do fornecedor
Não acelere o processo de buscar um fornecedor com experiência de mercado. Procure conhecer a história, cases de sucesso, clientes atendidos e soluções oferecidas. Visite as suas instalações, conheça a sua estrutura, afinal de contas, você entregará nas mãos deste fornecedor todas as informações e as prováveis vulnerabilidades do seu negócio. Tradição, competência e comprovada expertise é o que se deve buscar.
Observe se o fornecedor demonstra organização e conhecimento em todas as etapas do processo.
Para o executivo da Avantia, a escolha de sistemas de segurança deve sempre estar alinhada às necessidades e objetivos estratégicos da empresa. “A segurança é um diferencial competitivo. Investir em tecnologias adequadas e parceiros confiáveis é um passo decisivo para proteger o presente e preparar a organização para o futuro.”
Com um mercado em plena expansão e a constante evolução tecnológica, a adoção de soluções inteligentes e personalizadas pode ser o diferencial para a empresa construir um ambiente corporativo mais seguro, eficiente e alinhado às estratégias de crescimento.
Sobre a Avantia (https://www.avantia.com.br/ ) – uma das líderes em tecnologia para segurança eletrônica, com mais de 26 anos de história. Atende clientes de todo o Brasil, com integração de sistemas e implementação de soluções próprias de tecnologia, baseadas em Inteligência Artificial
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCOS RODRIGO DA SILVA BARROS
ideecorporativa@gmail.com