Ainda pode haver algumas dúvidas quanto à expressão correta a se utilizar – afinal, se diz linguagem ou programação em Java? –, mas de uma coisa ninguém discorda: dominar esse assunto pode ser um diferencial para quem deseja atuar e se destacar na área de Tecnologia da Informação.
Aroldo Ferraz, instrutor dos cursos livres em Informática do Senac EAD, afirma que a confusão entre os termos linguagem e programa, quando se trata de Java, é uma ocorrência comum entre indivíduos com pouca familiaridade com a informática. Por mais que possam ser aplicados como sinônimos em contextos gerais, tecnicamente eles possuem, sim, significados distintos.
“Uma linguagem de programação é um conjunto de regras e símbolos que possibilita aos programadores criarem instruções para computadores – e o Java é, de fato, uma linguagem de programação. Por outro lado, um programa é uma sequência de instruções escritas em uma linguagem específica que, quando executadas, realizam os comandos solicitados. Um programa Java é, portanto, um programa escrito na linguagem Java”, explica o instrutor, apontando que o mais correto é mesmo se referir ao Java como linguagem.
O conhecimento sobre o Java abre várias possibilidades de trabalho, como no desenvolvimento de aplicativos que utilizamos todos os dias em nossos dispositivos eletrônicos. Sem que saibamos, dependemos dele para realizar algumas das ações que repetimos muitas vezes todos os dias e o Pix é um dos exemplos mais conhecidos na atualidade: esse popular sistema de pagamentos brasileiro foi desenvolvido, em grande parte, utilizando o Java.
Aplicações do Java
De acordo com Aroldo, é possível afirmar que o Java foi um dos softwares pioneiros no campo das aplicações tecnológicas. Desde o seu lançamento, em 1995, ele se consolidou como uma das linguagens de programação mais adotadas em todo o mundo, sendo instrumento de inovação em várias áreas, além de contribuir significativamente com o avanço das ferramentas digitais.
Entre as aplicações tecnológicas possibilitadas pelo uso do Java, as mais eficientes são: desenvolvimento de diversos tipos de aplicativos, desde sites até sistemas de comércio eletrônico e aplicativos; criação de jogos online. Do mesmo modo, é muito eficiente no mundo dos dispositivos móveis, em que o Java é utilizado na criação de aplicativos para os dispositivos Android; e em aplicativos de negócios, em sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management).
Para além dessas possibilidades, outro exemplo de aplicação do Java é na facilitação da comunicação das principais ferramentas da Indústria 4.0, entre elas: sistemas e dispositivos industriais personalizados, interconexão de máquinas, automação, transferência segura de dados e o controle de sistemas efetuados em modo remoto.
Em resumo, pode-se dizer que o Java é uma ferramenta versátil que pode desempenhar um papel fundamental na automação e na melhoria de processos nos setores industrial e empresarial. “Pela reconhecida capacidade dessa linguagem de desenvolver aplicativos seguros, eficientes e escaláveis, Java acaba por se tornar uma escolha popular para empresas que buscam aprimorar suas operações e permanecer competitivas no mercado”, opina Ferraz.
O Senac EAD disponibiliza os cursos de formação continuada (FIC) de Programação em Java e Javascript – Interatividade para Web, para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos nesta linguagem de informática. Além disso, contamos com um amplo portfólio de opções em qualificação, formação e especialização na área de TI. Acesse o site da instituição e confira.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U