A Tegma Gestão Logística recebeu, dia 24 de outubro, o selo ouro do GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) por seu Inventário de emissões de gases do efeito estufa. Essa iniciativa, que no Brasil é representada pela Fundação Getúlio Vargas, reconhece a qualidade da metodologia e consistência das informações levantadas.
A Tegma iniciou os levantamentos anuais em 2020, com dados retroativos de 2019. Desde então era detentora do selo prata. A jornada até a conquista do selo ouro envolveu um estudo aprofundado sobre as operações da companhia para que fosse possível entender os padrões de emissão e o mapeamento das fontes, garantindo que todas fossem contabilizadas, além da adoção de um software especializado que integra nossas informações de transporte e nos conecta diretamente com a quantificação destas emissões. Neste processo foi possível adquirir a maturidade necessária para assegurar a exatidão da gestão dos dados e a criação de um histórico muito relevante. Pelos critérios do GHG Protocol, para obter o selo ouro – a mais alta qualificação – é necessário que o inventário seja submetido a uma auditoria externa e independente.
Para conquistar esse selo o Inventário deve coletar dados sobre as emissões diretas (relacionadas às atividades da própria companhia) e indiretas, ou seja, de terceiros, como clientes e fornecedores. Uma vez finalizado, o inventário torna-se um documento público e pode ser consultado por qualquer interessado. E como o levantamento feito pela Tegma é individualizado, os clientes que tiveram suas emissões de gases de efeito estufa incluídas no documento podem acessar essa informação.
Inventário é a base do planejamento
Segundo explica Auiny Spadari, coordenadora de Sustentabilidade da Tegma, a partir da elaboração do Inventário é possível entender em detalhes quais são as quantidades e as atividades em que ocorrem as emissões. “Com essas informações podemos traçar estratégias e metas para uma economia de baixo carbono”, assinala.
Ela também esclarece que o cálculo é preciso e eficiente, pois utiliza uma metodologia desenvolvida especificamente para o setor de logística. “Cada detalhe é contabilizado”, destaca Auiny Spadari. Como exemplo, ela cita que para atingir esse resultado da mais alta certificação, o engajamento dos colaboradores foi fundamental.
Para fazer um planejamento com foco na redução das emissões e adaptação e resiliência climática a Tegma está contratando uma empresa especializada que vai olhar para o cenário atual e futuro.
De acordo com Nivaldo Tuba, diretor-presidente da Tegma, “o selo ouro reconhece nosso compromisso com a sustentabilidade. Não é somente um logotipo que vamos poder colocar em nossa página, mas simboliza o resultado do nosso esforço para cumprirmos com responsabilidade nosso papel pela melhoria do ambiente e da qualidade de vida em nossa sociedade”.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U