A tecnologia sempre foi um componente crucial em iniciativas e empresas em todo o mundo, levando a inovações constantes e novas possibilidades de produtos e serviços. Recentemente, essa equação ganhou um novo componente, a Inteligência Artificial, ou IA, na abreviação mais conhecida pelas pessoas. Rapidamente ela está se integrando de forma profunda na cultura organizacional, e muitas empresas de todos os setores a estão adotando, desenvolvendo capacidades internas que continuamente ajudam a melhorar e otimizar serviços e a gestão de negócios, independentemente do setor.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia consiste em simular o comportamento humano em máquinas programadas para pensar e aprender como nós. Elas são construídas para executar tarefas que normalmente exigem tempo e análises profundas, como compreender idiomas, reconhecer padrões, resolver problemas complexos e fazer sugestões e decisões. A Inteligência Artificial teve um impacto significativo no campo do marketing digital, fornecendo ferramentas e técnicas poderosas aos profissionais da área para aprimorar suas estratégias, melhorar as experiências do usuário e otimizar campanhas de marketing.
Na América Latina, o Brasil já é líder quando se trata de usar a Inteligência Artificial (IA). Um estudo feito pela SAS e IDC mostrou que no território nacional, 63% das empresas usam aplicativos baseados nessa tecnologia, em comparação com uma média de 47% em toda a região. Os setores mais avançados em soluções de IA são financeiro, varejo e manufatura. Além disso, 90% das empresas brasileiras investem em ferramentas de dados e análise com o objetivo de identificar tendências e padrões de consumo. Essa porcentagem, novamente, é superior à média da América Latina, que é de 60%.
“A integração de IA nas organizações deverá ser ainda mais significativa nos próximos anos, pois ajudará as empresas a se tornarem mais eficientes e precisas em seus processos operacionais”, afirma Jordi Martinez, Diretor Executivo da Thing or Two e responsável pelas atividades de desenvolvimento de vendas na região, com base no mais recente escritório da empresa em São Paulo, o primeiro na América Latina. Levando esse cenário em consideração, a Thing or Two, consultoria global de tecnologia móvel comprometida em fornecer crescimento significativo para marcas e seus especialistas, explica as principais maneiras pelas quais a IA pode ser usada para impulsionar o marketing digital.
Benefícios da IA no marketing digital
Personalização de produtos e conteúdos
A IA permite aos profissionais de marketing digital fornecer conteúdos altamente personalizados e recomendações de produtos para usuários individuais. Ao analisar os dados e o comportamento do usuário, os algoritmos de IA podem adaptar mensagens de marketing, sugestões de produtos e ofertas para atender às preferências de cada usuário, aumentando o engajamento e as taxas de conversão.
“Sabemos que as agências de marketing já eram capazes de fazer isso, mas é aí que a IA entra em jogo, pois ela ajuda a personalizar profundamente as necessidades do público e torna mais fácil o desenvolvimento de estratégias”, acrescenta Martinez.
Chatbots e assistentes virtuais
Os chatbots e assistentes virtuais estão em alta. Eles eram mais comuns no setor bancário, mas atualmente até pequenas e médias empresas contam com essa ferramenta de Inteligência Artificial para lidar com os clientes quando alguém entra em seu site ou os contata pelo WhatsApp.
Os chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA são usados para fornecer suporte ao cliente em tempo real, responder a perguntas e orientar os usuários por várias etapas da jornada do cliente. Eles podem lidar com tarefas rotineiras e fornecer suporte 24/7, melhorando a satisfação do usuário e acelerando o processo de fechamento de um negócio.
Search Engine Optimization (SEO)
O SEO é um dos marcos do marketing digital e um dos aspectos que mais se beneficiará da IA, afirma Jordi. A tecnologia ajuda os profissionais de marketing a analisar os algoritmos dos mecanismos de busca, acompanhar as tendências de palavras-chave e otimizar o conteúdo do site para os mecanismos de busca. Ela também pode identificar oportunidades para melhorar a estrutura do site e a experiência do usuário em aplicativos da web e móveis.
Segmentação de Anúncios e Lances
Particularmente para as marcas, a segmentação de anúncios e os lances são cruciais, pois envolvem uma parte significativa do orçamento. Além disso, essa responsabilidade se estende às agências que lidam com os orçamentos dos clientes. A boa notícia é que a IA pode ser amplamente usada na publicidade programática para segmentar o público correto e ajustar estratégias de lances em tempo real.
“Ao usar a Inteligência Artificial, é possível analisar grandes volumes de dados para tomar decisões baseadas em dados que maximizem o retorno do investimento das campanhas de publicidade. Isso é uma situação vantajosa para marcas e agências de marketing, afinal, ninguém quer desperdiçar dinheiro em campanhas que não tragam resultados qualificados”, diz Martinez.
Análise de Sentimento
Em uma era em que pessoas, produtos, serviços e marcas estão constantemente sendo observados em várias plataformas, a IA pode analisar as redes sociais e o conteúdo online para avaliar o sentimento público e monitorar a reputação da marca. Novamente, os mercados já faziam isso, mas a IA pode impulsionar essa tarefa e otimizá-la para que leve menos tempo e forneça insights melhores.
“Isso pode ajudar as marcas e agências a antecipar uma possível crise e começar a planejar seu gerenciamento, além de obter feedback útil para seus negócios. A análise de sentimento é uma área onde a IA se encaixa perfeitamente para marcas e agências de marketing digital”, completa Jordi
As empresas podem integrar com sucesso a IA e colher os muitos benefícios que ela oferece, treinando adequadamente os funcionários, investindo na infraestrutura necessária e verificando a precisão de seus sistemas de IA.
“A revolução da IA é real e já está acontecendo. Levamos isso muito a sério e analisamos diariamente como isso ajudará a integrar mais ferramentas para otimizar o trabalho das agências de marketing digital e melhorar o serviço que prestam aos seus clientes. À medida que a IA continua a avançar, espera-se que desempenhe um papel cada vez mais proeminente no cenário do marketing digital”, conclui Martinez.
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