Transformar uma organização implica em mudanças profundas de cultura e estrutura organizacional. A Transformação Digital está relacionada a um conjunto de conceitos abrangentes, que dizem respeito a cinco pilares: cliente, competição, dados, inovação e valor, como diz David L. Rogers em seu livro Digital Transformation Playbook. E para realizar a transformação nessas pontas, são necessárias duas mudanças cruciais: no pensar e em como agir, ou seja, na governança e no mindset. Na verdade, a necessidade de digitalizar-se no mundo corporativo foi acelerada em pelo menos 10 anos com a chegada da pandemia, fomos pegos de surpresa e o virtual deixou de ser opcional, passou a ser obrigatório. Não existe mais essa separação entre área de TI e gestão de negócios (há tempos) A tecnologia tornou-se algo que todos precisam dominar. A Transformação Digital não é algo novo no meio corporativo, sempre demandou mudanças profundas nas organizações. Agora ela faz parte do dia a dia de todas as pessoas e de todos os níveis. Ou você se atualiza ou ficará obsoleto para o mercado.
Sobre Rafael Martinelli
Empresário e empreendedor, Rafael Martinelli é Engenheiro de Produção formado pela Escola de Engenharia Mauá e pós-graduado em Administração pela FGV. Em meados de 2006 fundou sua primeira empresa, que posteriormente deu origem à Redspark, uma organização especializada em transformação digital e soluções com crescimento médio de 30% ao ano. Nos últimos anos, tem liderado o desenvolvimento dos produtos Holmes e Gestta, sendo que este último foi vendido para a Thomson Reuters em 2022. Holmes é uma empresa que está há mais de 10 anos no mercado de tecnologia, atendendo demandas de transformação digital em diferentes segmentos. O propósito do Holmes é maximizar o potencial humano através da organização e automatização de processos.
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