Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado: a experiência phygital, que oferece uma jornada de compras enriquecedora. No epicentro dessa transformação, uma das peças-chave é o marketplace.
O termo phygital é uma fusão das palavras “physical” (físico, em inglês) e “digital”. Isso implica na convergência dos ambientes físico e digital, criando uma experiência fluida e híbrida para o consumidor, onde esses dois cenários se entrelaçam harmoniosamente. No contexto das datas sazonais, como Natal, Ano Novo e volta às aulas, isso significa oferecer aos consumidores a conveniência das compras online com a oportunidade de experimentar produtos fisicamente, quando desejarem.
De acordo com o levantamento da Mobile Consumer Survey 2023, realizado pela Airship, 83% dos entrevistados no Brasil afirmam que, ao visitar uma loja física, utilizam seus smartphones para comparar preços online. Essa descoberta reflete uma significativa transformação na experiência do consumidor.
Com o crescente interesse pela experiência phygital, os marketplaces desempenham um papel ainda mais significativo nos períodos de grandes promoções e descontos, como as festas de final de ano. Durante esses eventos, os consumidores não apenas procuram maximizar suas economias, mas também desejam tomar decisões acertadas em relação aos produtos que estão adquirindo.
“A presença dos marketplaces se torna ainda mais valiosa, pois eles oferecem uma solução para essa equação desafiadora: a diversidade de opções no mesmo lugar e a conveniência da pesquisa de preços online. Isso permite que os consumidores explorem uma ampla variedade de produtos e comparem preços de maneira eficiente, em uma única plataforma, com rapidez”, pontua Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa da FCamara especializada em transformar e-commerces em marketplaces escaláveis.
O cenário reforça a importância crítica de integrar as jornadas do consumidor, superando a fragmentação que existia anteriormente, onde a lista de desejos era mantida em um site de compras, enquanto o histórico de compras estava associado a uma loja física. O processo reflete a evolução contínua do mercado, direcionando as empresas a se adaptarem ao modelo phygital para atender de maneira eficaz às expectativas do consumidor e oferecer uma experiência de compra mais alinhada com as demandas atuais.
“A experiência personalizada promovida pelo phygital torna a jornada de compra mais relevante e adaptada aos gostos e preferências individuais. A junção dos recursos não apenas ajuda os compradores a encontrar produtos que atendam às suas necessidades específicas, mas também antecipa suas dificuldades e vontades, os faz entender que estão sendo vistos e atendidos, melhorando sua satisfação geral”, reafirma Pedralli.
Sobre a FCamara
A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U