A aplicação de Inteligência Artificial em diversos setores e finalidades nas empresas tem elevado o nível e prática da IA. Mesmo com a aceleração do uso dela (IA) em meados de 1990, agora o mercado entendeu a potência da ferramenta.
“Houve um movimento de aceleração nos últimos anos, principalmente após a pandêmica do COVID-19, e temos na recém-lançada inteligência artificial generativa um vetor decisivo e emblemático”, afirma Douglas Costa, Diretor de Operações da Deal Technologies, empresa de consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em qualquer estágio de maturidade digital.
De acordo com o executivo, a IA vem ganhando força estratégica nas ações dentro das empresas e a partir de 2024 será ainda mais relevante. “A IA será fundamental para a redução de custos e vai transformar ainda mais o relacionamento das empresas com seus diversos públicos, principalmente com o cliente final”, indica o executivo, no levantamento ‘Os desafios da IA: o impacto da IA na eficiência dos negócios’, construído entre a Deal Technologies e MIT Sloan Management Review Brasil.
Fatores como a forte adoção da computação em nuvem, com grande volume do compartilhamento de informações e dados, devem posicionar as empresas em um lugar de vanguarda. “O uso de IA exige alta capacidade de previsão, essencial para tirar o melhor proveito de seus benefícios e reduzir o potencial impacto negativo sobre o negócio”, explica Douglas, que complementa: “Embora no mundo globalizado, com muitos avanços tecnológicos de IA, a utilização em grandes indústrias, por exemplo, ainda é incipiente, o setor precisa aprender a investir e evoluir”, pontua.
O executivo também projeta uma maturidade tecnológica, de fato e em geral no Brasil, apenas em três anos. “A explosão da IA em curso no Brasil estará madura a partir de 2026”, conclui.
Sobre a Deal Technologies
A Deal Technologies é uma consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em qualquer estágio de maturidade digital. Com equipes de especialistas multidisciplinares, a empresa atua com foco em projetos de transformação digital, sempre adaptada às necessidades do cliente a fim de co-criar soluções criativas e inteligentes, desde a fase de estratégia até a implementação técnica. Com quase 20 anos de atuação no mercado brasileiro, a Deal conta com grandes marcas clientes em seu portfólio, entre elas, B3, Getnet Brasil, BV, Abastece aí, Veloe, Travelex, Banco Pan, HSBC, Vertem, C6 e Porto Seguro. Em 2015, a Deal adquiriu a startup ManyToOne e, em 2020, a Blue Digital. Em 2023, a empresa anunciou a uma spin-off do segmento de martech, a Alot. Recentemente, a companhia recebeu o selo ISG Provider nas categorias Líder e Product Challenger. Mais informações em https://www.deal.com.br/.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U