A Tegma Gestão Logística, em busca constante por inovação e eficiência, está implementando uma série de ações conjugadas com o objetivo de promover a sua transformação digital dentro de um patamar tecnológico que a empresa definiu como Tegma 5.0. Segundo explica Célia Takano, diretora de TI e Inovação da companhia, “trata-se de uma jornada planejada em várias etapas. As primeiras, já implementadas, formam os alicerces para toda a evolução tecnológica que pretendemos promover”.
Uma das medidas estruturantes é a modernização do ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) e consequente aprimoramento dos processos corporativos, nas áreas administrativas e financeiras. A primeira fase incluiu atualização do parque tecnológico, novo Data Center, incorporação de inovadoras ferramentas de segurança, início da transferência de dados para a nuvem e implantação de plataforma de integração de dados. Para a segunda fase está planejada a modernização dos módulos especialistas, o uso de Inteligência Artificial e novos sistemas na nuvem. Em seguida, será feita a modernização integral dos sistemas operacionais, melhoria da experiência do cliente nas interações com a Tegma, incorporação de novas tecnologias e consolidação de dados.
“Quando esse processo estiver concluído, a conectividade da Tegma será ainda mais agilizada, com a utilização das mais modernas plataformas integrando qualquer tipo de tecnologia”, assinala Célia Takano. E acrescenta: “com isso, será dado todo o suporte tecnológico para que a empresa conduza com eficiência e segurança a sua estratégia de crescimento”.
Benefícios múltiplos
Ao concluir o processo de transformação digital, a Tegma proporcionará aprimoramentos nos diferentes processos e atividades da empresa, entre eles a jornada digital do cliente, a redução de custos e maximização das receitas e o desenvolvimento de novos modelos de negócios com base em produtos e serviços que demandem o uso de tecnologias. Permitirá, também, a organização de dados e utilização de tecnologias habilitadoras, como Inteligência Artificial, big data e blockchain.
Faz parte dos princípios dessa iniciativa a ampliação do relacionamento com o ecossistema de inovação, conduzido pela tegUP, braço inovação aberta da Tegma, e a compreensão de que as pessoas são agentes de transformação dentro da cultura de inovação e consolidação da era digital. “A incorporação de novas e modernas ferramentas tecnológicas não se faz da noite para o dia. É fundamental preparar o terreno, pensar estrategicamente e investir de forma planejada para apoiar, com eficiência e responsabilidade, os planos de crescimento da companhia”, conclui a diretora de TI e Inovação da Tegma.
Sobre a Tegma
Com mais de 50 anos no mercado, a Tegma Gestão Logística é um dos maiores operadores logísticos do Brasil, sendo responsável pela distribuição de aproximadamente um quarto dos veículos novos comercializados no país, entregues em mais de mil concessionárias espalhadas por todo o território nacional e pela logística integrada com gestão, transporte, armazenagem geral e alfandegada, distribuição para indústrias de diversos setores, como químico, farmacêutico, eletroeletrônico e bens de consumo, entre outros.
Desde 2007, a empresa é de capital aberto na B3 e tem recebido diversos prêmios em inovação em logística. Isso resulta de um ambiente diverso e colaborativo, fomentado pela tegUP, uma Corporate Venture Capital (CVC) da Tegma, que se caracteriza como um braço de inovação aberta e de tecnologia da empresa, para o desenvolvimento de soluções inteligentes e conectadas em logística. A empresa também mantém uma cultura corporativa que tem como referência as melhores práticas de governança, contando com uma estrutura implantada para resguardar a integridade dos negócios e dos colaboradores.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U