São Paulo, fevereiro de 2024 – Em meio à transformação tecnológica que une e, ao mesmo tempo, separa pessoas e interesses, tornando a jornada humana cada vez mais desafiadora, empresas podem ter resultados positivos para seus clientes e ainda manter ambientes corporativos sustentáveis, enquanto contribuem com as comunidades onde se desenvolvem. Esse é o caso da GIC Brasil, líder em automação para operação de chão de loja no varejo brasileiro. A empresa oferece soluções para gestão da cadeia de suprimentos, que melhoram a experiência de compra do consumidor, simplificam processos e transformam negócios.
De acordo com o “Relatório GIC Sustentável – Ações, Estratégias e Resultados”, recém-publicado, que conta com dados coletados ao longo de 2023, a companhia de soluções para o varejo entrega eficiência em toda a operação logística e comercial dos seus clientes, levando a cadeia produtiva a ter uma produção mais sustentável.
O trabalho da GIC Brasil é baseado no alinhamento de seus valores aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), especialmente o número 12, que trata da Produção e do Consumo Sustentável, onde está inserido o varejo. Isso porque seu produto principal, o Sistema RUB de gerenciamento, possui vários atributos sustentáveis. Além de reduzir perdas e melhorar a gestão da movimentação de produtos, a solução de gerenciamento da GIC Brasil reduz gastos operacionais, ao oferecer uma visão em tempo real do chão de loja. Assim, contribui para aumentar a eficiência da operação logística do recebimento dos produtos até a saída da prateleira.
Com a eficiência de atribuir tarefas para cada colaborador, o RUB também evita perdas por divergências fiscais e/ou perdas por não atendimento a requisitos legais e de órgãos de regulação, pois todas as etapas são facilmente monitoradas em tempo real graças ao sistema. Outro atributo do sistema RUB, é o de consolidar as informações em um único banco de dados, sem necessidade de contratação de diversos servidores, o que facilita sua administração e segurança.
“A sustentabilidade de uma empresa está ligada às ações para assegurar sua perenidade. A GIC, que desde 2001 vem apoiando a transformação do varejo, se preocupa em ampliar sua atuação nesse sentido, abrangendo todo seu ecossistema: consumidores, colaboradores e fornecedores”, destaca Stefania Fernandes, Diretora de Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GIC Brasil.
Pesquisa qualitativa online da Connect Shopper com os clientes RUB da GIC Brasil feita em 2023 mostrou que 71,4% concordam totalmente e 28,6% concordam parcialmente com a sustentabilidade do sistema. Os resultados são continuamente mantidos pelos clientes da companhia, porque o sistema tem pleno funcionamento, pois todos os profissionais (colaboradores das lojas) que o utilizam são capacitados pelo time para extrair o melhor da ferramenta.
Nesse sentido, a GIC Brasil investe em treinamentos à distância e em educação corporativa para ampliar o engajamento dos colaboradores do Varejo na educação em tecnologia, atualizando constantemente as ferramentas tecnológicas, o que acarreta melhoria de processos e valorização do trabalho dos colaboradores. Em complemento, a companhia oferece cursos online de atualização rápida com aplicação prática no dia a dia do trabalhador do varejo e diversos conteúdos sobre varejo, de acesso rápido e fácil.
Para ser capaz de levar esse nível de qualidade a seus clientes, internamente a companhia também investe na valorização de seus talentos e no aprimoramento de seus processos. Além de acreditar e valorizar o trabalho realizado, a empresa preza pelo bem-estar com programas internos de treinamento e capacitação (total de 3.890 horas de treinamento em 2023), além de manter benefícios sociais para seus colaboradores.
Na busca por maior eficiência de seus processos, a GIC Brasil aplica medidas de incremento tático, como a diminuição do consumo e dos gastos com energia elétrica, para que a mentalidade ecologicamente correta esteja em cada etapa e em cada parte da empresa. Para isso, implementa ações no dia a dia para evitar o desperdício de matéria-prima e de material de escritório; usa soluções para o armazenamento de documentos em nuvem para evitar e reduzir a impressão em papel, além de recursos para diminuir custos de iluminação.
Esse esforço corporativo permite que a GIC Brasil possa contribuir com a comunidade por meio de doações, especialmente aos mais necessitados. Em 2023 foram doados 2.100 pratos de comida. A empresa também realiza contribuições para projetos sociais como, por exemplo, doação para o Instituto Favela da Paz, responsável pelos projetos ‘Periferia Sustentável’ e ‘Expedição Lab Móvel’, este último realizado em sete escolas, impactando mais de mil jovens.
“Essas iniciativas desenvolvem consciência socioambiental e implementam tecnologias sustentáveis de baixo custo em comunidades de baixa renda. Com a complexidade e desafios vividos no mundo inteiro é fundamental que as empresas ajudem a construir um futuro melhor para todos”, acredita Stefânia.
Sobre a GIC Brasil
Presente no mercado há mais de 20 anos, a GIC é líder em automação para operação de chão de loja no varejo brasileiro. A empresa oferece soluções para gestão da cadeia de suprimentos, que melhoram a experiência de compra do consumidor, simplificam processos e transformam negócios. As soluções da empresa estão disponíveis em mais de 1300 lojas do país e já conta com cerca de 20 mil usuários. Além disso, a GIC está presente nos principais supermercados e atacados do Brasil e vem expandindo seu negócio na América Latina e África, transformando a experiência de compras de milhões de pessoas. As soluções GIC otimizam a operação do chão de loja, reduzem perdas e fornecem dados em tempo real, garantindo a rentabilidade e eficiência do negócio. É a tecnologia ajudando a transformar o varejo e a vida de milhões de pessoas. Para mais informações acesse o link
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