Com o objetivo de apoiar aqueles que buscam atuar no segmento high ticket, o estrategista digital e fundador da HM Marketing Digital, Henrique Marinho, explica como melhorar os indicadores de desempenho no mercado de venda de produtos e serviços de alto valor agregado, high ticket. O primeiro passo é entender que para aumentar as vendas é necessário adotar uma abordagem multifatorial. “No mercado high ticket são vários os fatores que podem colaborar para escalar um negócio de forma significativa no faturamento da empresa”, ressalta Henrique.
Para o especialista, a estratégia deve focar em aumentar a aquisição e conversão. “O setor high ticket é uma categoria de nicho de mercado com público formado por consumidores que buscam produtos e serviços específicos e dispostos a investir” “Trata-se de uma audiência qualificada e exigente, logo é o caminho está em transformar essa audiência em uma oportunidade de negócio e, por fim, convertê-la em venda”, esclarece o estrategista. Uma comunicação eficiente pode contribuir para impulsionar o volume de aquisição e deve contar com o suporte de uma equipe de Vendas qualificada e especializada de acordo com cada nicho de mercado.
A área Comercial desempenha um papel importante na construção do relacionamento com o cliente, por isso, o profissional desse setor deve apresentar uma abordagem próxima a um consultor de negócios. “Diferente de outros setores e produtos em que a venda é transacional, no high ticket o consumidor busca por mais proximidade e contato para auxiliá-lo na tomada de decisão. O time Comercial high ticket é na verdade uma equipe de consultores que vendem”, esclarece o estrategista.
Entre os segmentos da indústria que mais crescem na categoria high ticket estão os de profissionais que desenvolveram uma metodologia única de geração de resultados e ensinam suas estratégias para especialistas. Como o caso do nutricionista Samir Bayde, fundador da empresa Nutrição Sem Fronteiras, uma iniciativa aos profissionais de nutrição, que oferece metodologia de trabalho para outros profissionais da nutrição.
Ainda segundo Henrique, na categoria high ticket os produtos ou serviços vendidos devem superar as expectativas dos clientes e de preferência em um curto período de tempo. Para isso, é importante adotar e implementar uma metodologia de venda replicável e escalável. No caso da oferta no perpétuo, ou seja, a venda contínua, o especialista recomenda implementar estratégias de empilhamento de funis – técnica para atrair e conquistar o interesse de clientes – muito comum no meio digital, por meio da criação de conteúdo de acordo com cada canal social, sendo um na na sequência do outro. “Normalmente uma pessoa precisa de múltiplos estímulos para tomar uma decisão de compra para uma oferta high ticket e, por isso, o método de empilhamento de funis é o mais eficiente”.