Depois da Europa, América do Norte e Japão, agora a Transatel está expandindo sua infraestrutura de rede central na América Latina para apoiar implementações internacionais de conectividade IoT e IoV (Internet de Veículos), em 2025. Com um crescimento de quase dois dígitos em ligações IoT de celulares, a região da América Latina registra uma adoção crescente de soluções de Internet das Coisas em setores como agricultura, manufatura, transporte, saúde e cidades inteligentes. Cada vez mais, as empresas estão aproveitando as tecnologias IoT para melhorar a eficiência operacional, aprimorar os processos de tomada de decisão, reduzir custos e oferecer novos serviços aos clientes.
A Transatel já está oferecendo conectividade de dados 2G a 5G e LTE-M por meio dos seus próprios acordos de acesso com operadores de redes móveis nacionais em toda a região. Mas para entrar adequadamente no continente, a empresa decidiu registrar-se como MVNO completo no Brasil, em parceria com a operadora móvel TIM, e instalar nada menos que dois pontos de presença regionais (POP) em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O Brasil é a economia de crescimento mais rápido da América Latina. É também um dos mercados mais regulamentados do ponto de vista das telecomunicações, tornando às vezes complexo para players internacionais implantarem seus ativos críticos de IoT. Entre os provedores globais de serviços de conectividade celular, a Transatel se destaca por alcançar a plena conformidade com as regulamentações locais e normas legais, mantendo um forte compromisso com o nível de serviço necessário para conectar ativos IoT de alto valor, como veículos.
“Desde a sua criação em 2000, a Transatel sempre privilegiou uma abordagem GoLocal: capacidades globais, com suporte local. Ter uma rede central e uma infraestrutura comercial no Brasil nos permitirá manter a mais alta qualidade de serviço para nossos clientes. Desbloquear todo o potencial do 5G garantirá máxima taxa de transferência e mínima latência para aplicativos críticos de IoT e IoV em toda a América Latina e além. Inicialmente, nos concentraremos em apoiar setores-chave como automotivo, manufatura, cidades inteligentes e mobilidade, energia, serviços públicos, bem como agricultura e mineração, onde nossos recursos exclusivos de extensão de redes celulares privadas agregarão enorme valor”, afirma Bertrand Salomon, CEO adjunto e cofundador da Transatel.
Pioneira em conectividade IoT de banda larga e M2M, a Transatel (agora parte da NTT DATA) se tornou uma das principais MVNOs globais de dados, fornecendo conectividade IoT gerenciada em mais de 200 países e territórios, graças a centenas de acordos de acesso à rede com operadoras móveis locais. Seus cartões (e)SIM estão embutidos em milhões de dispositivos e veículos profissionais e de consumo que podem se conectar perfeitamente a redes celulares públicas e privadas em todo o mundo. Uma cobertura global foi recentemente ampliada com três parcerias com operadoras não terrestres para garantir a continuidade do serviço, mesmo nas regiões mais remotas do globo, como a Amazônia.
O amplo portfólio de clientes da Transatel abrange diversos setores e conta com OEMs e integradores internacionais líderes como Airbus, Jaguar Land Rover, Stellantis e Worldline.
Une image contenant habits, arbre, personne, vêtements habillés
Description générée automatiquement
Atsushi Ogihara (Regional Director, Americas NTT DATA), Miguel Teixeira (CEO NTT DATA Americas), Bertrand Salomon (Deputy CEO Transatel), Ricardo Neves (CEO NTT DATA Brazil), Jefferson Anselmo (SVP LATAM, NTT Ltd.), Pablo Pereira (CEO NTT DATA Argentina), Yoshimoto Yazawa (Vice President, Strategic Collaboration, NTT DATA ANZ)
Além de sua própria expansão, a Transatel vê sinergias crescentes de tecnologia e negócios dentro do grupo NTT. Alguns grandes contratos na indústria automotiva foram recentemente garantidos graças à forte colaboração entre a Transatel, NTT DATA e NTT Communications (Docomo Business).
“A NTT já possui uma base forte na América Latina. Ainda assim, com essa expansão, nosso objetivo é fortalecer ainda mais nossa posição no setor de TIC conectando projetos de mobilidade inteligente, industriais e empresariais, garantindo que a tecnologia IoT seja acessível a todos. A Transatel será um facilitador chave para apoiar a implantação Full Stack Edge-as-a-Service da NTT DATA na região”, afirma Jefferson Anselmo, vice-presidente sênior da LATAM, da NTT Ltd.