Gustavo Alonge*
Cada minuto que o empresário fica fora do mundo digital significa que o seu negócio está ficando mais perto do fracasso. É importante frisar que, hoje, qualquer tipo de empreendimento pode e deve investir nas plataformas digitais, nas redes sociais para alavancar seus resultados. E esse investimento deve ser realizado com uma estratégia que esteja de acordo com o seu público-alvo e pelas características de seus produtos ou serviços. São inúmeras as possibilidades que podem ser exploradas nas plataformas.
Importante destacar que os empresários têm aproveitado muito mal as redes sociais. Essa afirmação parece dura, mas é uma realidade de mercado. Muitos empreendedores continuam focando sua produção em posts carrossel, por exemplo, com um conteúdo estático. E postam uma vez ao dia, quando muito. A dinâmica atual das redes direciona que o cenário para quem produz conteúdos estáticos não é favorável. Estamos numa nova era nas redes sociais, na qual os vídeos têm grande força de engajamento. A produção de vídeos, independentemente do segmento ou região em que o negócio está estabelecido, se faz necessária para se destacar no mercado.
O vídeo é uma ferramenta onde o empresário consegue demonstrar e dar voz ao seu produto ou serviço de maneira direta. Seja uma produção mais caseira, seja uma filmagem mais profissional, não interessa, é essencial investir em vídeos para dar destaque ao seu negócio nas plataformas digitais. Por exemplo, um restaurante ou um bar consegue, através do vídeo, mostrar o seu ambiente, seus pratos, drinks, de forma mais saborosa para quem está nas redes sociais. Esse é um setor que muitos empresários viraram influenciadores digitais e conseguiram resultados extraordinários.
Segundo um levantamento feito pela Wyzowl, 96% das pessoas já assistiram um vídeo para aprender mais sobre um serviço ou produto e 86% já foram convencidos a fechar negócio através desse tipo de conteúdo.
Esse conteúdo em vídeo pode ser feito em várias plataformas e canais, com diversos formatos e modelos. Ou seja, é uma forma versátil que se adapta ao seu público. Vale ressaltar que o empresário tem uma série de ferramentas que o auxiliam na produção desse tipo de conteúdo. As possibilidades de gravações são potencializadas por aplicativos que auxiliam na edição, na legenda, na tradução, na narração, etc. Existem todos os recursos nas mídias sociais para poder criar e construir uma postagem de vídeo. Por exemplo, os Reels, que são vídeos curtos de memes ou não, são uma grande febre, principalmente entre os mais jovens. Os famosos vídeos do TikTok atingem milhões de visualizações.
Logicamente, os vídeos têm mais engajamento independente da fórmula uitilizada, seja mais espontâneo ou mais profissional. Normalmente, os mais naturais e espontâneos têm grandes chancesde viralizar. Entretanto, um crescimento orgânico é cada vez mais difícil. O ideal é contar com o auxílio de uma equipe especializada em estratégia digital para construir uma marca e ter maior sucesso nas plataformas digitais. Portanto, o empreendedor deve colocar em seu planejamento, necessariamente, um investimento mensal nas mídias sociais. Investir em conteúdos em vídeos faz toda a diferença para se sair bem em mecanismos de buscas, para fortalecer o institucional e alavancar os resultados financeiros.
*Gustavo Alonge é especialista em marketing digital e CEO da Engajatech