A Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul, realizada em 18 de março de 2024 e convocada em dezembro de 2023, foi um marco para a promoção do desenvolvimento inclusivo, sustentável e digital do Estado. Com uma série de reuniões preparatórias em todas as regiões sul-mato-grossenses, o evento contou com a participação de líderes, acadêmicos, empresários e representantes da sociedade civil.
As reuniões preparatórias, coordenadas pelo secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação Dr. Ricardo Senna, foram cruciais para a definição de temas e subtemas relevantes que permearam as discussões durante a conferência. Ocorreram em Campo Grande, Coxim, Corumbé, Ponta Porã e Três Lagoas. Entre os destaques das discussões estão a bioeconomia, sustentabilidade, saúde, agronegócio avançado e economia criativa, demonstrando o compromisso do Estado com o progresso e a inovação em diversas áreas-chave.
Dr. Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, ressaltou a importância dos investimentos em celulose, reflorestamento e modernização do agronegócio, destacando os desafios e oportunidades para o Estado.
Márcio de Araújo Pereira, da Fundect, enfatizou a necessidade contínua de investimento em ciência e tecnologia, elogiando o progresso alcançado até o momento e instigando para mais apoio neste campo crucial para o desenvolvimento.
Denise Carvalho, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, enfatizou o papel fundamental da Conferência e do Estado na retomada do país para um caminho de progresso científico e tecnológico, destacando o compromisso do governo em promover uma nova indústria baseada na inovação e na parceria entre governo, setor empresarial e academia.
Carvalho mencionou ainda acerca da ampliação da participação social no processo de conferência e destacou a importância da redução das assimetrias regionais em CT&I. Aproveitou a oportunidade para mencionar a sintonia entre o governo estadual com o governo federal e a importância deste para desenvolver ainda mais o país.
A Conferência contou ainda com a presença do reitor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Marcelo Augusto Santos Turine, que destacou a importância do evento e a escolha ideal do espaço acadêmico para celebrar um momento tão valoroso para a Política Nacional de CT&I.
Durante a conferência, Maria Lígia Rodrigues, da Embrapii, apresentou um balanço do trabalho realizado pela instituição e discutiu desafios e oportunidades na relação entre universidade e empresa.
Além disso, o governo do Estado lançou um edital de R$ 5 milhões para apoiar ambientes de inovação em Mato Grosso do Sul, visando fortalecer a infraestrutura de inovação como parte integrante do desenvolvimento econômico regional.
A visita de Denise Carvalho a instituições como a UFMS e o Bioparque Pantanal evidenciou o compromisso com a popularização da ciência e a valorização da pesquisa em áreas de relevância para o Estado.
A Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul reforçou o compromisso do Estado com o avanço científico, tecnológico e inovador, destacando-se como um agente importante no cenário nacional e internacional.