SÃO PAULO, março de 2024 — Cerca de 70% dos consumidores que pretendem fazer compras na internet para a Páscoa deste ano irão utilizar aplicativos, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Se tratando do ambiente mobile, a Adjust, empresa líder em mensuração e analytics, revela dados do feriado do último ano para analisar a tendência de comportamento dos brasileiros. De acordo com o levantamento, o número de instalações gerais de aplicativos na Sexta-Feira Santa de 2023 foi 17% maior do que a média anual. Já no domingo de Páscoa, os downloads tiveram um aumento de 9% em relação ao mesmo dia celebrado em 2022.
Delivery de comida
Os consumidores não baixaram tantos aplicativos deste serviço em 2023, porém, não deixaram de acessar o que já tinham em seus dispositivos. A abertura destes apps para pesquisa e geração de pedidos, principalmente na sexta-feira, foi 75% maior do que a média anual de 2023.
Alimentação e Bebidas
As instalações de aplicativos desta vertical contaram com um crescimento de 113% na Sexta-Feira Santa e de 95% na Páscoa em 2023 em relação ao ano anterior. Se tratando da abertura e interação, os usuários acessaram cerca de 150% a mais estas plataformas durante o feriado de 2023 do que em 2022.
Receitas
A busca por opções para realizar uma refeição diferenciada, geralmente utilizando peixe como proteína, impacta diretamente no uso de plataformas mobile de receitas. De acordo com o levantamento da Adjust, os usuários instalaram 130% mais aplicativos desta categoria durante a Sexta-Feira Santa do que em todo ano de 2023.
“Observamos que durante a Sexta-feira Santa, os brasileiros mostram uma tendência maior em procurar aplicativos relacionados à alimentação em comparação com a Páscoa. Isso pode ser explicado pelo fato de que neste dia em específico, muitas pessoas optam por refeições alternativas devido à tradição de não consumirem carne vermelha. Assim, é natural haver uma demanda maior por plataformas que ofereçam mais opções culinárias durante esse período”, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas da Adjust para América Latina.
Mobilidade
O deslocamento durante o feriado também conta com uma mudança significativa em comparação aos outros dias. A Sexta-Feira Santa de 2023 contou com 45% mais instalações de aplicativos de mobilidade de viagem do que na média anual, tendo também um crescimento de 167% em relação a 2022 — que ainda passava por impactos das restrições durante a pandemia. Já no domingo de Páscoa de 2023, os usuários instalaram 22% apps a mais do que a média observada em todo ano, com uma alta de 143% em relação ao ano anterior.
Busca por diversão no ambiente mobile
Os números divulgados pela Adjust apontam que durante o último feriado, os usuários passaram cerca de 26 minutos seguidos com aplicativos de entretenimento abertos. Já os aplicativos de streaming por vídeo foram 150% mais instalados na Páscoa do que a média registrada em todo o ano de 2023. Além disso, houve 42% mais instalações de jogos mobile na Sexta-Feira Santa em 2023 em comparação a média anual.
“Nossa base de dados conta com aplicativos de todo o mundo e é interessante quando analisamos informações locais que mostram o perfil dos usuários de uma determinada região. Os números apontam um tipo de comportamento muito específico dos brasileiros que está em alta. A pandemia acabou afetando diversos serviços durante os últimos anos e podemos observar, pela quantidade de instalações e sessões, ou seja, as interações com estes aplicativos, que o ano de 2023 foi extremamente importante para a retomada e crescimento do mercado mobile”, ressalta Levi.