São Paulo, abril de 2024 – Com mais de 40 anos de atuação na construção e incorporação nos mercados de alto e médio padrão, a MPD Engenharia comemora um ano de atuação no Cubo Construliving, o hub de inovação com foco em fomentar negócios nos setores de construção e habitação. Desde a criação, a empresa junto aos demais mantenedores contribuiu para o crescimento do ecossistema por meio de eventos, ações e desafios lançados na plataforma do hub. Neste ano, o hub teve um crescimento de 360%, atingindo o número de 25 startups do segmento de construtechs e proptechs, permitindo que a MPD se conectasse com parceiros estratégicos para desenvolver oportunidades para o setor e otimizar suas iniciativas de inovação.
Desde a criação do hub, cerca de 200 colaboradores da MPD participaram de mais de 13 eventos e workshops, e mais de 38 conexões na plataforma de inovação aberta, possibilitando a avaliação de mais de 70 startups. Como resultado, a MPD ainda foi premiada com o Selo Dourado Cubo Itaú na categoria Corporate engajamento, dentre 60 outras companhias. A ação reconheceu as startups, corporações, investidores e parceiros inseridos na comunidade do CUBO, que desenvolveram conexões e geraram mais negócios no último ano. Na categoria, que reconheceu a MPD, são avaliados critérios como acesso à plataforma da iniciativa e ao espaço de trabalho, quantidade de conexões das áreas envolvidas da Companhia com o Hub, realização e participação de eventos abertos dentro do ecossistema para a comunidade.
“No cenário da inovação, entendemos que cada empresa encontra oportunidades únicas para crescimento e desenvolvimento ao buscar eficiência, industrialização da construção e o uso de ferramentas que simplifiquem a jornada do cliente. Para nós, contribuir para a criação do Construliving foi uma excelente oportunidade, uma vez que o espaço colaborativo permite a conexão com diversos atores do ecossistema, favorecendo o networking e o desenvolvimento de negócios.”, enfatiza Januário Dolores, vice-presidente da MPD.
O empenho da Companhia em apoiar soluções disruptivas e inovadoras reforça sua atuação no setor, assim como na geração de negócios e a troca de experiências com um ecossistema de inovação, que tem entre os pilares a tendência colaborativa para aplicação de melhorias que impactam positivamente a sociedade.
Carol Abreu, gerente de inovação, qualidade e meio ambiente da MPD, destaca que a empresa acredita que a mudança é impulsionada por pessoas. Ela ressalta que estar na vanguarda de iniciativas como esta reforça o posicionamento da empresa em relação à importância da colaboração entre todos os membros do setor. Por meio desta cooperação, avanços significativos são alcançados na digitalização e industrialização, que são fatores-chave para a descarbonização do segmento. “Para nós, no Construliving, o conceito de desenvolvimento de negócios do hub está alinhado com a estratégia de soluções que buscamos na MPD. A nossa principal tese de inovação é a industrialização, visando impactar e transformar profundamente a forma como construímos e operamos nossos canteiros. Esta é uma meta para nós, e compreendemos que, dentro deste ecossistema, não apenas conhecemos startups que podem contribuir para esta mudança, mas também nos conectamos com outras corporações para impactar positivamente o setor.”
Evento
Em comemoração ao aniversário do Cubo Construliving, foi realizado, na última quarta-feira (27), um evento com mais de 250 entusiastas do segmento para debater os desafios e tendências de inovação na construção, transição energética no segmento e aspectos ESG na jornada das obras. Na ocasião, Carol Abreu, da MPD, participou como mediadora do painel “O potencial da Construção Industrializada no Brasil” e destacou importantes avanços e tecnologias construtivas sendo empregadas no setor, ao dialogar com especialistas em steel frame, madeira engenheirada e soluções construtivas ágeis.
“Estamos celebrando este primeiro ano do Construliving com um crescimento de 360% de startups dentro do hub. Promovemos essas conversas para comemorarmos esta iniciativa e nos tornarmos referência no setor da construção e habitação, trazendo ainda mais parceiros e startups para nosso ramo de atuação”, encerra a gerente de inovação, qualidade e meio ambiente da MPD.
Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há mais de quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e colaboradores. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. A empresa já foi reconhecida dez vezes pela constante valorização de sua equipe, sendo uma vez como Great Place To Work, duas vezes com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL), sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; e garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”. A MPD Engenharia investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Em 2024, foi eleita a 4ª maior construtora do país pelo Ranking INTEC, e conquistou o selo dourado do CUBO Itaú na categoria de engajamento. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos, desenvolve programas focados em gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias.