Em uma era digital onde os dados pessoais são cada vez mais valiosos, é fundamental proteger suas informações. Contudo, a constante prevalência de golpistas no ambiente online tem aumentado, tornando essencial a conscientização sobre as práticas de segurança. De acordo com estudo recente da Nord Security, 71% dos brasileiros já se tornaram vítimas de, pelo menos, um golpe online.
Bruno Trigo, Gerente Sênior de risco da 99Pay – carteira digital da 99 – compartilha algumas recomendações do que fazer após cair em um golpe digital.
“O momento é tenso e estressante tanto emocionalmente como financeiramente. Sendo especialista na área, vejo que muitas pessoas acabam entrando em desespero – o que é compreensível, mas não ajuda a encontrar soluções. O primeiro passo é tentar se acalmar, para encontrar caminhos possíveis para reverter ou evitar mais prejuízos”, explica Bruno.
Phishing
O phishing é um dos golpes mais comuns, onde fraudadores se passam por empresas conhecidas para “pescar” informações confidenciais dos usuários.
Caiu no golpe?
Comunique imediatamente a instituição financeira responsável pela sua conta ou cartão. Mantenha-se atento às suas informações financeiras e utilize medidas de segurança online. “Em caso de suspeita de atividade fraudulenta, aja rapidamente para aumentar suas chances de recuperação”, pontua Bruno.
Perfis Falsos
Neste método, o golpista cria um perfil falso usando informações básicas da vítima para entrar em contato com pessoas do círculo social do indivíduo e inventar uma história convincente.
Caiu no golpe?
De acordo com o especialista, a recuperação do dinheiro pode ser desafiadora, especialmente no caso do PIX. Em casos de fraude, é possível solicitar o estorno na instituição financeira através de um Mecanismo Especial de Devolução (MED). Dirija-se à delegacia mais próxima e formalize um boletim de ocorrência.
Golpe da Vaga de Emprego
Este golpe envolve a oferta de uma vaga de emprego com salários e benefícios chamativos, com o objetivo de roubar os dados pessoais dos interessados.
Caiu no golpe?
Se você informou dados pessoais, esteja atento ao possível uso indevido dessas informações. Reforce a segurança das suas contas, altere senhas e preste atenção em atividades suspeitas. “Entre em contato imediatamente com seu banco para reportar o golpe sofrido se você forneceu espontaneamente seus dados ou realizou transações, como parte do golpe”, complementa Trigo.
Promoções Irresistíveis
Com ofertas falsas de produtos com valores abaixo do preço de mercado, os anúncios dos golpistas vêm geralmente atrelados a links suspeitos.
Caiu no golpe?
Certifique-se de que sua segurança online está reforçada e veja com a sua instituição financeira se existe a possibilidade de contestar a compra, independente da forma de pagamento (cartão de crédito ou Pix) . “Considere alterar senhas, especialmente se você forneceu informações sensíveis aos golpistas. Guarde e-mails ou mensagens, caso haja e entre em contato com o banco ou instituição financeira responsável pela sua conta”, finaliza Bruno.
Além dos cuidados citados acima, em caso de fraude, tome três providências essenciais:
Abra um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos.
Comunique familiares e amigos para evitar que mais pessoas sejam vítimas.
Pesquise sobre as políticas de estorno dos meios de pagamento utilizados e reivindique seus direitos.