O prazo para diferentes stakeholders participarem da consulta pública online realizada pela organização do NETmundial+10 foi prorrogado até 10 de abril. A consulta servirá de base para o desenvolvimento da Declaração Final do evento, com recomendações concretas para o futuro do ecossistema de governança do mundo digital.
Ela está estruturada em torno de três grandes grupos de questões: Princípios para processos de governança do mundo digital; Diretrizes para a implementação de mecanismos multissetoriais; e Contribuições para processos em curso. O participante deverá apontar o grau de concordância com os pontos apresentados e, em alguns casos, detalhar seu ponto de vista em relação a determinados aspectos.
“Uma consulta pública existe para promover a participação da sociedade e das partes interessadas no processo de tomada de decisão. É assim, coletivamente, que o NETmundial+10 acredita ser a melhor forma de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil”, afirma a Coordenadora do CGI.br e Chair do evento, Renata Mielli.
Sobre o evento
Baseado no NETmundial, realizado há quase uma década no país, o novo evento também acontecerá no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo (SP). Com um olhar no futuro da governança do mundo digital, o encontro vai proporcionar um espaço para os atores se encontrarem, discutirem e alcançarem consenso sobre um novo roteiro que possa lidar com os desafios prementes da atualidade, bem como construir coletivamente uma agenda comum, estruturada, de questões prioritárias para a comunidade global, e avançar o multissetorialismo para todas as esferas decisórias e de governança globais relevantes.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet. Mais informações acesse aqui.