A primeira Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada na Região Sudeste, teve início nesta quinta-feira (11), em Vila Velha, no Espírito Santo. Na abertura do evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou o papel da conferência como espaço de diálogo e participação social, que vai fornecer subsídios para a elaboração Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos dez anos.
“Não é possível constituir uma política pública tão estratégica e importante como a de ciência, tecnologia e inovação sem diálogo, sem participação popular. Há 14 anos essa conferência não se realizava. Tínhamos de realizar dessa forma, com a máxima participação de todos”, apontou a ministra. Segundo ela, a conferência tem o objetivo de unir representantes de toda a sociedade para mostrar a relevância da ciência para resolver os problemas do dia a dia do povo brasileiro.
A Conferência Regional do Sudeste é preparatória da 5ª Conferência Nacional de CT&I, que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília. A etapa regional reúne representantes da sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação que deverão ser prioridades para a região nos próximos dez anos.
A ministra Luciana Santos destacou que a Região Sudeste possui algumas das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, com instituições de ensino superior e centros de pesquisa reconhecidos internacionalmente. Além disso, abriga muitas das instituições vinculadas ao MCTI.
A ministra apresentou um balanço da conferência nacional até o momento, que inclui a realização de 18 conferências temáticas e 136 conferências livres sobre os mais diversos temas. Somando aos eventos municipais e estaduais, já são cerca de 190 conferências.
“Estou certa de que as discussões travadas por nós darão contribuição decisiva para o melhor desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação brasileiras. Com a ajuda de cada um de vocês, vamos fazer a ciência cumprir seu papel no desenvolvimento nacional”, afirmou Luciana Santos.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) do Espírito Santo, Bruno Lama, ressaltou que a conferência regional é uma oportunidade de debate e entrega de resultados das conferências estaduais realizadas no Sudeste. “Estamos abertos a colaborações para compartilharmos conquistas e aprendermos com outros estados e regiões. Juntos, podemos enfrentar desafios complexos e criar impactos positivos e duradouros para nossa sociedade”, reforçou.
Para a reitora de Universidade de Vila Velha, Denise Endriger, é preciso fortalecer a inclusão na ciência. “A ciência é feita de pessoas, com inovação e recursos. Precisamos ter a sensibilidade da inclusão de alunos, professores e os diferentes pensares dentro da ciência.” A reitora acrescentou a importância da escuta ativa da sociedade para que as soluções apareçam.
5CNCTI – A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro nacional acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A 5ª Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial n° 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.
A 5CNCTI levará em consideração quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.
Confira a programação da 5ª Conferência de CT&I Regional Sudeste
Local: Teatro da Universidade Vila Velha – UVV
Capacidade: 500 lugares
DIA 11/04/2024
14h – Apresentação Dos Resultados Das Conferências Estaduais Da Região Sudeste.
14h Às 15h30 – Painel II: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de Minas Gerais.
Mediação: SECTI-ES / Palestrante: Lucas Mendes – Superintendente de Pesquisa e Tecnologia de Minas Gerais – SEDE/MG
15h30 às 16h – Intervalo para Café
16h às 17h30 – Painel III: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado De São Paulo
Mediação: SECTI-ES / Palestrantes: FAPESP / SECTI-SP
17h30 – Encerramento com momento cultural
DIA 12/04/2024- MANHÃ:
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 12h – Apresentação dos resultados das Conferências Estaduais da Região Sudeste
8h30 às 10h – Painel IV: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Rio de Janeiro
Mediação: SECTI/ES / Palestrantes: FAPERJ / SECTI-RJ
10h às 10h30 – Intervalo Para Café
10h30 às 12h – Painel IV: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Espírito Santo
Mediação: FAPES / Palestrante: Bruno Lamas – SECTI/ES
12h às 14h – Intervalo para Almoço
TARDE:
14h às 15h30 – Plenária: Desenvolvimento do Programa Regional de CTI para construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2030
15h30 às 16h – Intervalo para café
16h às 17h30 – Plenária final: Desenvolvimento do Programa Regional de CTI para construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2030