Durante o Web Summit Rio, a Startup Estonia, iniciativa governamental responsável por fomentar o ecossistema de startups na Estônia, reunirá os profissionais e os empreendedores brasileiros para destacar as oportunidades oferecidas pelo seu programa de visto de startup. Na masterclass “Unlocking Europe: Navigating global expansion with the Estonian Startup Visa”, os participantes terão a chance de aprender sobre a forma simplificada e rápida de construir negócios na Europa, especialmente para fundadores não pertencentes à União Europeia. O encontro acontece no dia 16 de abril, às 12h.
O programa de visto de startup da Estônia torna a internacionalização mais acessível para empreendedores, incluindo brasileiros. Com a presença de Annika Järs, gerente de desenvolvimento e relações estrangeiras da Startup Estonia, e Nemailla Bonturi, co-fundadora da ÄIO, os participantes terão a oportunidade de entender como acessar um país destacado no cenário global de startups e unicórnios per capita. O evento no Web Summit Rio promete ser uma oportunidade única para empreendedores interessados em explorar as vantagens oferecidas pela Estônia e iniciar sua jornada rumo ao sucesso em um dos ecossistemas de startups mais promissores do mundo.
Estônia, a terra das startups
A Estônia, considerada o 14º ecossistema de startups mais importante do mundo, possui o maior número de unicórnios per capita, com 10 unicórnios em uma população de 1,3 milhão de habitantes. Empresas estonianas como Wise, Skype, Playtech, Bolt e Pipedrive são reconhecidas internacionalmente. Além disso, o país é conhecido por sua digitalização, com 99% dos serviços públicos prestados digitalmente, permitindo a abertura de empresas em apenas 15 minutos online, inclusive para brasileiros sem endereço físico no país. Com mais de mil empresas virtuais abertas na Estônia por brasileiros, o país se destaca como um ambiente propício para o crescimento e inovação de startups.