A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta terça-feira (16), da abertura da conferência livre “Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Além de servir como preparação para a 5ª Conferência Nacional de C,T&I, que será realizada em Brasília entre 4 e 6 de junho, o evento também celebrou os 70 anos do Ibict, unidade de pesquisa vinculada ao MCTI.
“Não há dúvidas de que a informação é matéria-prima para o desenvolvimento científico. O trabalho do Ibict permite criar faróis de credibilidade num mar de informações conflitantes que caracteriza nossa sociedade atual”, afirmou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para o presidente do Ibict, Tiago Nunes Braga, a conferência marca a oportunidade de debater de forma ampla o papel da ciência da informação. “Essa é uma área extremamente transversal. Buscaremos partir dessa perspectiva ampla para compreender nosso papel no combate à desinformação, que é a antítese da ciência’, afirmou.
A conferência livre promovida pelo Ibict continua até quinta-feira (18), no Espaço Cultural Anatel, em Brasília, e reúne representantes do governo, universidades e unidades de pesquisa. Entre os temas discutidos, estão a ciência aberta e o papel da informação para o desenvolvimento nacional.