Há muito tempo que a inteligência artificial não é assunto restrito aos filmes de ficção científica ou das gigantes da tecnologia, como Microsoft e Google. No entanto, de acordo com o estudo IBM AI Adoption Index, divulgado em novembro de 2023, 67% das empresas na América Latina aceleraram a implantação de IA.
Outra pesquisa corrobora a influência da IA no dia a dia das pessoas. Um levantamento conduzido pela consultoria KPMG também no ano passado revela que, no Brasil, 56% dos entrevistados confiam na inteligência artificial. Pelas pessoas, a IA é usada basicamente para facilitar tarefas; no caso das empresas, ela pode ser fundamental para agilizar processos, tornar as operações mais confiáveis e elevar o nível de sua eficiência.
Dentre os setores que têm usado soluções de IA, destaca-se o Compliance – uma área estratégica das organizações, que visa garantir a conformidade com as normas e legislações, proteger a reputação empresarial e promover a ética corporativa. Marcelo Erthal, especialista em inovação para programas de integridade e CEO da clickCompliance, ressalta que a inteligência artificial ajuda as empresas a lidarem com as regulamentações e normas de maneira mais eficiente.
“O uso da inteligência artificial nas áreas de compliance tem sido revolucionário. Além de proporcionar uma análise de dados mais precisa e rápida, a IA ajuda as empresas a identificarem padrões e tendências, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Com isso, as organizações conseguem não apenas cumprir com as regulamentações e normas vigentes, mas também antecipar possíveis riscos e agir proativamente para evitá-los, o que é essencial em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e regulado”, explica o especialista.
Algumas possibilidades de uso de IA no Compliance são o atendimento de funcionários via chatbots, canais de denúncias inteligentes e treinamentos personalizados. “Por meio dos chatbots, por exemplo, as empresas podem oferecer uma comunicação mais ágil aos funcionários, esclarecendo dúvidas e orientando sobre políticas internas. Já os canais de denúncias inteligentes proporcionam maior segurança e confidencialidade aos denunciantes. Por fim, os treinamentos personalizados, baseados em IA, permitem que as empresas ofereçam capacitações mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas de cada colaborador, fortalecendo a cultura de compliance na organização”, esclarece Erthal.
Diante do crescente avanço da inteligência artificial e seu impacto positivo em diversos setores, é evidente que sua aplicação no compliance pode trazer benefícios significativos para as empresas. Ao permitir uma abordagem mais proativa na identificação e mitigação de riscos, a IA está se tornando uma aliada poderosa na garantia da conformidade legal e ética, protegendo a reputação e promovendo a integridade corporativa. Com isso, é esperado que o uso da inteligência artificial no compliance continue a se expandir, contribuindo para a construção de um ambiente de negócios mais transparente, eficiente e ético.
Sobre a clickCompliance
Startup que desenvolve softwares especializados em fazer a gestão dos programas de compliance das organizações de forma inteligente e automatizada. A ferramenta corrige as ineficiências dos procedimentos de compliance a partir da ampla experiência com automação de negócios.
Sobre Marcelo Erthal
Especialista em tecnologia para gestão de compliance e integridade corporativa. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui MBA Executivo pela COPPEAD UFRJ. Atualmente, é conselheiro do Conselho Jovens Empresários da FIRJAN, diretor da Ímpeto e CEO da clickCompliance.