São Paulo, 08 de maio de 2024 – A KGM, fabricante de compressores de ar para freios de veículos pesados, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, divulgou, pela primeira vez em 5 anos, as vantagens e melhorias obtidas após a implantação do ERP da Nomus em sua rotina industrial. A empresa, sediada na capital paulista, utilizava um outro sistema anteriormente, mas que não conseguia suplantar todas as necessidades da empresa, conforme explica João Bosco de Oliveira, gerente industrial da KGM:
“Antes do sistema da Nomus, nós tínhamos um sistema que era bem básico e que não fornecia para nós a administração total da empresa, sendo insuficiente especialmente na gestão no chão de fábrica. A nossa tomada de decisão para adquirir o ERP da Nomus foi justamente por conta dessa expertise na gestão em todas as áreas. Então o ERP está focado em todas as áreas da empresa, mas o nosso grande ganho e a nosso principal motivador para tomada de decisão da troca foi em função da administração do chão de fábrica”.
Além do gerenciamento das atividades da produção, a ferramenta atua em praticamente todos os outros setores da KGM, desde a área administrativa e financeira até de gestão de suprimentos e comercial. A integralidade em uma única ferramenta, permitindo à fábrica total controle sobre os processos de fabricação:
“Tudo nasce com a nossa programação de função de fábrica, onde nós rodamos o MRP, geramos as nossas necessidades de produção através de uma previsão de vendas que está dentro do sistema também, e com isso nós obtemos as ordens de solicitações de compras e as ordens de produção da fábrica, também dentro do sistema. Essas ordens são acompanhadas etapas por etapa, até chegar no final da linha de produção, onde é feito o reporte de produção e incluído na gestão de estoque. Então é uma gestão completa, desde a solicitação de compras, passando pelo recebimento do material, emissão da ordem de produção, todas as etapas de produção, a montagem, até chegar à gestão de estoque e, por fim, à expedição”, comenta João.
Mas os ganhos não param no gerenciamento fabril. Bosco explica que algumas das principais melhorias processuais após a adoção do ERP da Nomus estão justamente na parte administrativa. “Na área administrativa nós temos um departamento de custos, em que o ERP da Nomus nos dá o respaldo perfeito do que a gente precisa. Através da solução, eu consigo gerar o meu preço de venda, os meus custos, e com isso, fechar meu balanço financeiro no final do mês. Todas as vezes que eu tenho transações financeiras dentro do sistema, eles já me dão um relatório financeiro atualizado. Isso é importantíssimo, principalmente no segmento industrial, onde a área de custos é muito variável e demanda uma minúcia muito grande.”
Parceira da Nomus desde 2019, a KGM tem dentro do ERP todas as funcionalidades que necessita para a gestão da empresa. Além disso, conta com uma implantação didática, através da Universidade Nomus, um banco de treinamentos que conta com vídeo aulas e conteúdos textuais para a parametrização de todas as funcionalidades essenciais do sistema, chamado de Método de Implantação Nomus Lean. Além de facilitar as configurações da ferramenta para cada cenário, a universidade corporativa apresenta também uma série de artigos a respeito do ERP, que ajuda os clientes a terem maior autonomia e a tirar dúvidas preliminares, gerando uma otimização de tempo para o cliente e do próprio saldo de horas contratadas para o projeto.
Já pensando no futuro, João vê a Nomus como uma parceira fixa a longo prazo para a KGM: “Hoje eu enxergo a ferramenta como uma extensão nossa, muito difícil de desassociar diante de todas as transformações e melhorias que tivemos após a adoção do software. Hoje, nós conseguimos enxergar o negócio e saber aonde queremos chegar, e que o sistema está pronto para atender nossas necessidades de crescimento, nos permitindo tomar decisões de forma assertiva e baseada em dados e relatórios. Como todo esse aparato, tenho certeza de que a KGM vai crescer muito, e o software da Nomus colaborará muito para isso”.
Sobre a Nomus
No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP e PCP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional. Veja mais: https://www.nomus.com.br