A comunicação eficaz está no centro de uma estratégia robusta de segurança física, pois já se foi o tempo em que interfones e telefones eram meros acessórios, que integravam o domínio dos especialistas de TI. Eles evoluíram como componentes integrais na proteção das empresas contra ameaças. Reconhecendo essa mudança, companhias estão adotando as últimas inovações em tecnologia de áudio para fortalecer sua infraestrutura de segurança física.
“Da integração perfeita de canais de comunicação à convergência de áudio com videomonitoramento e controle de acesso, o ecossistema de segurança moderno exige uma abordagem abrangente. Isto porque, neste cenário dinâmico, sistemas de comunicação inovadores abrem caminho para uma nova era de integração de segurança, capacitando as empresas a navegarem pelas ameaças com agilidade, eficiência e confiança”, afirma Michell Lima, engenheiro de Aplicações da Genetec.
Lima reforça ainda que os mais recentes avanços na tecnologia de áudio oferecem uma forma transformadora de aprimorar as comunicações e a consciência situacional, simplificar procedimentos e controlar custos. Em uma emergência, a comunicação é fundamental e a integração em tempo real de chamadas, intercomunicações e dados de câmeras e sensores aperfeiçoa a consciência sobre a situação e permite que as equipes sejam mais assertivas e ágeis nas respostas aos desafios de segurança
Além disso, as plataformas unificadas de segurança física possibilitam que as empresas gerenciem, monitorem e controlem as comunicações juntamente com outros softwares e sistemas de segurança. Deste modo, os gestores podem lidar com chamadas recebidas e conceder ou negar acesso na mesma plataforma que usam para videomonitoramento, controle de acesso e outras tecnologias de segurança.
“Se for identificada uma ameaça urgente à segurança por meio de videomonitoramento, por exemplo, os guardas podem disparar imediatamente um anúncio ao público e a tecnologia de comunicação de áudio pode ajudá-los a coordenar rapidamente uma evacuação ou abrigo em determinado local, dependendo das circunstâncias. A capacidade de gerenciar tudo de forma unificada ajuda os seguranças a trabalharem com mais eficiência”, explica Lima.
Como melhorar a eficiência da equipe
Unificar a comunicação de áudio também traz benefícios significativos. Além de proporcionar economias, essa abordagem agiliza o treinamento da equipe. Se a alta rotatividade de pessoal for um desafio, ter apenas um sistema para aprender facilita a integração de novos membros e os sistemas com procedimentos operacionais padrão (SOPs) digitais tornam ainda mais rápido o trabalho dos novos guardas ao automatizar ações específicas, poupando tempo e recursos e oferecendo todas as etapas apropriadas aos membros da equipe, o que elimina desperdício de tempo.
Além disso, os gestores podem agora acessar o sistema por meio de dispositivos móveis, independentemente de onde estejam. Tarefas como visualizar sistemas de vigilância, responder a chamadas ou verificar alertas podem ser realizadas mesmo durante patrulhas. “Em um cenário no qual, por exemplo, um oficial de segurança está em campo realizando inspeções de rotina em um grande edifício comercial e, de repente, uma chamada de intercomunicador chega do portão de entrada do prédio, se existe a integração com dispositivos móveis, o responsável pela segurança pode atender a chamada do intercomunicador e se comunicar com a pessoa que está no portão, podendo até desbloqueá-lo remotamente, se necessário. Essa flexibilidade é crucial para manter a eficácia e a responsividade da equipe de segurança”, comenta Lima.
As soluções estão mais versáteis
As companhias estão apenas começando a explorar o vasto potencial da tecnologia de gerenciamento de comunicação unificada. As soluções modernas de gerenciamento de comunicação também oferecem uma variedade de recursos para aprimorar a segurança física. As mensagens de áudio podem ser digitadas em vários idiomas, pré-gravadas e automatizadas. “Digitar uma mensagem para reprodução traz vários benefícios, pois os ouvintes ouvem sempre a mesma voz no alto-falante, proporcionando uma sensação de familiaridade e consistência”, ressalta o especialista da Genetec.
As mensagens também podem ser automatizadas com base em um ou vários gatilhos com condições para uma ou várias ações. Os analíticos de vídeo podem, por exemplo, ser usados para detectar longas filas em um ambiente movimentado, como um estádio. Se o sistema detectar uma fila muito longa, poderá alertar a equipe para abrir outro portão e transmitir um anúncio informando às pessoas que podem passar para uma fila mais curta, melhorando assim as operações e a experiência do cliente.
Flexibilidade, compatibilidade e escalabilidade
A arquitetura aberta e compatibilidade com diversos dispositivos e marcas oferecem aos profissionais de segurança flexibilidade no projeto de sistemas de segurança com base no orçamento, recursos e necessidades específicas. É possível misturar e combinar sua seleção de hardware e dimensionar seu sistema conforme as necessidades da empresa evoluem, o que possibilita a reutilização de hardwares existentes, para que não seja necessário remover e substituir todos os dispositivos e cabeamentos ao atualizar o novo sistema.
O áudio desempenha um papel fundamental na segurança abrangente, especialmente quando integrado ao videomonitoramento e controle de acesso, pois acrescenta o contexto que antes faltava às operações de segurança. “Quando alguém toca um interfone ou inicia um anúncio público em uma zona que inclui alto-falantes ou atendentes de segurança, os operadores não apenas recebem vídeo, mas também áudio, proporcionando uma compreensão mais completa da situação. Isso possibilita fazer perguntas de acompanhamento ou iniciar uma conversa para esclarecer a situação e responder adequadamente. Este contexto aprimorado fornecido pela unificação do áudio cria um ambiente colaborativo para fortalecer a segurança da companhia. Incorporar tecnologia de áudio em sistemas de segurança modernos não é apenas um recurso interessante, mas que em breve se tornará tão fundamental quanto o vídeo”, conclui Lima.
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa global de tecnologia que vem transformando a indústria de segurança física há mais de 25 anos. O portfólio de soluções da empresa permite que empresas, governos e comunidades em todo o mundo protejam pessoas e ativos, respeitando ao mesmo tempo a privacidade individual e a demanda por eficiência operacional.
Baseadas em uma arquitetura aberta e construídas com cibersegurança em seu núcleo, as soluções da Genetec podem ser implementadas in loco, na nuvem ou em implantações híbridas. Os principais produtos da empresa, Genetec Security Center e Genetec Security Center SaaS, unificam as principais funções de segurança física, como controle de acesso, videomonitoramento, reconhecimento automático de placas de veículos (ALPR), detecção de intrusão, comunicações e analíticos.
Com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes por meio de uma extensa rede de parceiros de canal e consultores certificados em mais de 159 países. Para mais informações sobre a Genetec, acesse: www.genetec.com. Para mais informações sobre a Genetec, acesse: Link
Contatos para a imprensa:
Brasil
Clezia Martins Gomes
Ink Comunicação
clezia.gomes@inkcomunicacao.com.br
Tel: + (55) 11 99112-6942
Guilherme Russo