A transformação digital é necessária para evoluir o atendimento ao cidadão. Além disso, garante mais transparência e mais agilidade à administração pública. É o que mostra a cidade de Varginha, em Minas Gerais, que, em 2023, iniciou o processo de digitalização com os softwares de gestão desenvolvidos pela Betha Sistemas. O município com mais de 136 mil habitantes economizou com a implementação do sistema NoPaper, dando fim à necessidade do uso de papel.
Daniel Barbosa Ribeiro, encarregado do Setor de Contratos e Termos Aditivos da Prefeitura de Varginha, destaca a facilidade do envio de informações como um dos principais ganhos com a digitalização dos processos. Antes os envios para o Portal da Transparência eram realizados de forma manual e, atualmente, as atualizações são automáticas. “Além disso, ajudou a reduzir possíveis erros na gestão de contratos, pois, agora, o próprio sistema de contratos já puxa os dados de compras. Isso reduz falhas e retrabalho, conferindo rapidez e facilidade na alimentação do sistema”, comenta.
No setor de Recursos Humanos do Hospital Bom Pastor (FHOMUV), a novidade em tecnologia e unificação dos sistemas permitiu um melhor controle de ponto dos 650 servidores da entidade, agilizando o processo e reduzindo retrabalhos com o uso de planilhas e relatórios diversos. Com a mudança, a área de gestão de pessoas otimizou o fechamento dos pagamentos dos profissionais.
“Foi parametrizado o sistema da entidade, de modo a otimizar rotina, gerando agilidade no cálculo, e um recibo de folha de pagamento mais limpo e objetivo para os funcionários”, reforça a Especialista de Suporte e Implantação da Betha, Marivone Valentini.
Backoffice e gestão de dados
Atualmente, a cidade Varginha já conta com a digitalização na Prefeitura e em mais seis entidades públicas, incluindo a Fundação Hospitalar da cidade. “Em fevereiro de 2024, oficialmente, todos os processos passaram a ser rodados dentro do software de gestão da Betha. A evolução desse atendimento, que começou em abril do ano anterior, contribuiu para a evolução de procedimentos internos das próprias entidades. O processo de compras, por exemplo, era muito moroso e com muitas pessoas envolvidas. Atualmente, ele está sendo redesenhado para evoluir dentro do sistema, conferindo melhor fluidez ao trabalho da equipe”, conta a gerente de Projetos da Betha Sistemas, Larissa Vertuan Glislere.
A gerente relata que o atendimento ficou mais ágil na Fundação Hospitalar graças à integração dos serviços públicos, que antes utilizavam três sistemas não integrados, e reforça os benefícios da integração dos sistemas para os cidadãos. “O município está totalmente integrado, o quê antes não ocorria. Eram sete entidades sem integração entre si, e, agora, com o cadastro único, o cidadão que se cadastrar em uma das entidades, estará com seus dados em todas. De forma mais ágil, a integração dos sistemas garante mais benefícios à população, desde a contabilidade, atendimento, todos esses processos serão agilizados, favorecendo o atendimento para o nosso cliente final, o qual é o munícipe”, destaca Larissa.
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DANIELY PEREIRA BORGES
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