Se uma indústria farmacêutica, uma fábrica de alimentos ou uma companhia financeira tiverem o sistema invadido por cibercriminosos, os prejuízos podem ser inúmeros, desde a paralisação das operações, a perda de dados e até consequências negativas para clientes e fornecedores. Uma ferramenta inovadora foi elaborada pela Trust Control, líder em cibersegurança no Norte e Nordeste, para monitorar 24 horas por dia os sistemas de comunicação das empresas e protegê-las contra invasões de hackers, roubo ou sequestro de dados, entre outros prejuízos. O Security Operations Center – SOC 360º será apresentado a empresários e gestores de TI de Belo Horizonte no próximo dia 28 (terça-feira), na capital mineira. A Trust Control investiu cerca de R$ 1 milhão na elaboração da ferramenta, um centro de operações focado na detecção, resposta e prevenção de ameaças cibernéticas em tempo real, contando com tecnologias de ponta.
“O SOC inclui a detecção de ameaças avançadas, a necessidade de tempo de resposta rápido, a garantia de visibilidade e controle sobre a rede, além do cumprimento de regulamentações de segurança de dados, escassez de recursos e expertise em segurança cibernética, minimizando danos e protegendo a integridade dos sistemas e dados da organização”, observa Alberto Jorge, especialista em cibersegurança e CEO da Trust Control.
Fornecedores de soluções em cibersegurança de destaque no mercado nacional e internacional compõem o SOC, casos da IBM, Tenable, Picus e Axur.
Setores da economia
Empresas de praticamente todos os setores da economia podem se beneficiar do Security Operations Center, especialmente aquelas que lidam com informações confidenciais e sensíveis, com destaque para instituições financeiras, empresas da área de saúde e varejo. “Bancos, seguradoras e organizações financeiras precisam de cuidados extras com informações sensíveis, como dados de clientes e transações. Hospitais, clínicas, laboratórios e empresas semelhantes lidam com informações médicas confidenciais, registros de pacientes e dados de seguros, precisando cumprir regulamentos de privacidade”, ressalta Alberto Jorge, CEO da Trust Control.
Outro segmento contemplado pelo SOC da Trust Control é o varejo, um dos principais alvos dos cibercriminosos. “Lojas físicas e online, bem como marketplaces, processam transações financeiras, armazenam informações de clientes e gerenciam inventários, necessitando proteger esses dados contra ataques cibernéticos e fraudes”, ressalta Alberto Jorge.
De acordo com o CEO da Trust Control, o Security Operations Center pode ser uma ferramenta estratégica para as empresas, dentro das práticas de cibersegurança. “Na atualidade, investir em cibersegurança é estratégico. O SOC ajuda a evitar despesas muito maiores decorrentes de danos à reputação, multas regulatórias e perda de dados confidenciais. Além disso, o Trust SOC 360 foi desenvolvido com tecnologias avançadas de detecção e análise de ameaças, com consultoria e suporte para minimizar qualquer impacto nas operações diárias. Além disso, utiliza Inteligência Artificial para realizar o monitoramento e detecção, tornando-se um investimento estratégico, diante do volume de tentativas de ataques e da escassez de mão de obra especializada no mercado”, reforça Alberto Jorge.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Giuliano Villa Nova
gvnova@gmail.com