Antes de iniciar a jornada de trabalho, os motoristas precisam fazer o checklist do veículo. O procedimento é realizado em um tablet pelo Driver APP, um sistema de gestão de frota desenvolvido pela LOTS, empresa do grupo SCANIA, para otimizar os fluxos logísticos por meio da tecnologia e da inovação, que realiza o checklist customizável do caminhão, e verifica diversos pontos para atestar que ele está apto para iniciar o turno, como pneus, informações gerais sobre o veículo, entre outras opções. Só depois desta avaliação é que o motorista pode seguir viagem.
As câmeras instaladas dentro do caminhão captam os movimentos do motorista e todas as ações dentro do veículo. Elas monitoram se o condutor está distraído, desviando o foco da estrada, cansado, com sono, sem uma das mãos no volante, ou até mesmo utilizando o celular. Cada movimento é registrado. Pela telemetria é possível detectar, inclusive, se o condutor está com os olhos fechados por mais segundos que o habitual. Em casos de distração, um alarme de segurança é acionado dentro do veículo e a equipe da torre de controle faz contato com o motorista.
Em nossas operações utilizamos sistemas digitais criados internamente e ferramentas externas acopladas para cooperar com a inteligência em nossas torres de controle. Dentro do nosso sistema, possuímos um módulo que é destinado ao tratamento de acidentes, incidentes e desvios que ocorrem nas operações, onde o motorista pode facilmente reportar alguma irregularidade no percurso ou na frota”, explica Rafael Santos, gerente de Transporte Logístico da Operação do ABC Paulista da LOTS.
Para monitorar a frota, evitar falhas e imprudência, a empresa investe em diversas tecnologias voltadas à segurança das operações e dos motoristas, além das vídeo monitoramento, telemetria, os caminhões também contam com sistema de georreferenciamento dinâmico, monitoramento de estradas, gestão de pneus. Todos os veículos do grupo são conectados e possuem monitoramento 24h por dia para maior segurança e tomadas de decisão em tempo real.
Números
De 2021 a 2023, a empresa conseguiu reduzir em 50% o número de distrações nas frotas, levando em consideração o uso cigarro e aparelho celular, este último, é considerado a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil.
A tecnologia também tem sido essencial para evitar o excesso de velocidade e evitar acidentes. Em 2022, a empresa registrou 5.400 casos, já no ano passado o número caiu para 3.732 e para o acumulado de janeiro até abril de 2024, 384 casos.
“Em todas as nossas operações, segurança é a prioridade número um. Todas as informações que coletamos 24/7, nos auxiliam na ação de manter um trânsito mais seguro e cuidar diariamente de nossos motoristas, facilitando a criação de programas de melhoria contínua, garantindo um ambiente mais tranquilo para todos. Investimos muito em treinamentos e na conscientização do nosso time. Entendemos que condutores conscientes e com boa percepção de riscos, adotam comportamentos seguros, colaborando não só para a sua própria segurança, mas para um trânsito melhor para todos”, explica Rafael.
Sobre a LOTS Group
Fundada em 2016 na Suécia, a LOTS Group tem como missão otimizar os fluxos logísticos por meio da tecnologia e da inovação. Desde sua expansão para a América Latina em 2018, a empresa tem introduzido soluções pioneiras para analisar fluxos, identificar gargalos e aprimorar desvios nos setores de logística e transporte.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOVENILIO FRANCISCO SOARES
flavia.soares@sherlockcomms.com