Principais fabricantes de computadores apresentam uma gama de sistemas equipados com a Blackwell, contando com CPUs Grace e redes e infraestrutura NVIDIA
Vastos portfólios abrangem sistemas de IA no cloud, no local, integrados e no edge
Ofertas vão de uma a várias GPUs, processadores de x86 a Grace, resfriamento a ar ou a líquido
COMPUTEX — A NVIDIA e os principais fabricantes de computadores do mundo apresentaram uma gama de sistemas equipados com a arquitetura NVIDIA Blackwell contando com as CPUs Grace, a rede e infraestrutura NVIDIA para empresas criarem fábricas e data centers com IA para conduzirem a próxima onda das inovações de IA generativa.
Durante sua apresentação na COMPUTEX, o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, anunciou que ASRock Rack, ASUS, GIGABYTE, Ingrasys, Inventec, Pegatron, QCT, Supermicro, Wistron e Wiwynn vão lançar sistemas de IA no cloud, no local, integrados e no edge usando GPUs e redes NVIDIA.
“A próxima revolução industrial começou. As empresas e os países estão estabelecendo parcerias com a NVIDIA visando a transformarem os data centers tradicionais de trilhões de dólares para a computação acelerada e criarem um novo tipo de data center – fábricas com IA – para produzirem um novo commodity: inteligência artificial”, diz Huang. “Dos fabricantes de servidor, rede e infraestrutura até os desenvolvedores de software, todo o setor está se preparando para a Blackwell acelerar a inovação alimentada por IA em todos os campos.”
Para lidar com aplicações de todos os tipos, as ofertas vão variar de uma a várias GPUs, processadores x86 a Grace e tecnologias de resfriamento a ar ou a líquido.
Além disso, para acelerar o desenvolvimento de sistemas de diferentes tamanhos e configurações, a plataforma de design de referência modular NVIDIA MGX™ agora suporta produtos NVIDIA Blackwell. Isso inclui a nova plataforma NVIDIA GB200 NVL2, criada para oferecer um desempenho inigualável para inferência dos principais grandes modelos de linguagem (LLM), geração aumentada por recuperação e processamento de dados.
A GB200 NVL2 é ideal para as oportunidades de mercados emergentes, como análise de dados, nas quais as empresas gastam dezenas de bilhões de dólares anualmente. Aproveitando o desempenho da memória de alta largura de banda fornecida pelas interconexões NVLink®-C2C e mecanismos de descompactação dedicados na arquitetura Blackwell, é possível acelerar o processamento de dados em até 18x, com 8x a eficiência energética das arquiteturas x86.
“A NVIDIA trabalha constantemente para entregar aos clientes soluções e produtos à frente do seu tempo e que aumentem a eficiência da empresa. Com a Blackwell estamos fortalecendo nosso ritmo acelerado, garantindo nossa relevância e influência no mercado tecnológico”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
Arquitetura de referência modular para computação acelerada
Para atender às várias necessidades da computação acelerada dos data centers do mundo todo, a NVIDIA MGX oferece, aos fabricantes de computadores, uma arquitetura de referência para criarem, rápida e economicamente, mais de 100 configurações de design de sistema.
Os fabricantes começam com uma arquitetura básica de sistema para seus chassis de servidor, depois, selecionam GPU, DPU e CPU para lidar com diferentes cargas de trabalho. Até agora, mais de 90 sistemas de 25 parceiros foram lançados ou estão em desenvolvimento aproveitando a arquitetura de referência MGX, sendo que, no ano passado, eram 14 sistemas de seis parceiros. A MGX pode ajudar a cortar os custos de desenvolvimento em até três quartos e a reduzir o tempo de desenvolvimento em até dois terços, para apenas seis meses.
A AMD e a Intel estão suportando a arquitetura MGX, com planos para fornecerem, pela primeira vez, seus próprios designs de módulo de processador host de CPU. Isso inclui a plataforma AMD Turin de próxima geração e o processador Intel® Xeon® 6 com cores P (antes conhecidos pelo codinome Granite Rapids). Qualquer fabricante de sistemas de servidor pode usar esses designs de referência para economizar tempo de desenvolvimento e garantir a consistência em design e desempenho.
A mais recente plataforma da NVIDIA, a GB200 NVL2, também conta com a MGX e a Blackwell. Seu design expansível de nó único habilita uma grande variedade de configurações de sistema e opções de rede para integrar perfeitamente a computação acelerada à infraestrutura do data center existente.
A GB200 NVL2 junta-se à linha de produtos com Blackwell, que também inclui as GPUs NVIDIA Blackwell Tensor Core, os superchips GB200 Grace Blackwell e a GB200 NVL72.
Um ecossistema se une
O abrangente ecossistema de parceiros da NVIDIA inclui a TSMC, a principal fabricante mundial de semicondutores e parceira de fundição da NVIDIA, bem como fabricantes globais de eletrônicos, que oferecem os componentes-chave para a criação das fábricas com IA. Entre eles, estão inovações como racks de servidor, fornecimento de energia, soluções de resfriamento e muito mais oferecidas por empresas como a Amphenol, Asia Vital Components (AVC), Cooler Master, Colder Products Company (CPC), Danfoss, Delta Electronics e LITEON.
Como resultado, é possível desenvolver e implantar uma nova infraestrutura de data center rapidamente para atender às necessidades de empresas do mundo todo – além do impulso extra dado pela tecnologia Blackwell, NVIDIA Quantum-2 ou redes Quantum-X800 InfiniBand, redes Ethernet NVIDIA Spectrum™-X e DPUs NVIDIA BlueField®-3 – em servidores da Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise e Lenovo, os principais fabricantes de sistemas.
As empresas também podem acessar a plataforma de software NVIDIA AI Enterprise, que inclui microsserviços de inferência NVIDIA NIM™, para criarem e executarem aplicações de IA generativa de classe de produção.
Taiwan adota a Blackwell
Huang também anunciou, na sua apresentação, que as principais empresas de Taiwan estão rapidamente adotando a Blackwell para trazerem o poder da IA aos seus próprios negócios.
O principal centro médico de Taiwan, o Chang Gung Memorial Hospital, planeja usar a plataforma de computação NVIDIA Blackwell para ir mais longe na pesquisa biométrica e acelerar as aplicações de imagem e idioma, melhorando os workflows clínicos, o que vai resultar em melhor atendimento ao paciente.
A Foxconn, um dos maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, está planejando usar a NVIDIA Grace Blackwell para desenvolver plataformas de soluções inteligentes para plataformas de robótica e veículos elétricos equipados com IA, bem como um número cada vez maior de serviços de IA generativa baseada em linguagem para oferecer experiências personalizadas aos seus clientes.
Citações adicionais de suporte
R. Adam Norwitt, presidente e CEO da Amphenol: “Os revolucionários sistemas de IA da NVIDIA requerem soluções avançadas de interconexão, e a Amphenol está orgulhosa de fornecer componentes críticos para eles. Como importantes parceiros do rico ecossistema da NVIDIA, podemos oferecer produtos de interconexão altamente complexos e eficientes para os aceleradores Blackwell ajudarem a oferecer desempenho de ponta.”
Spencer Shen, presidente executivo e CEO da AVC: “A AVC tem uma função-chave nos produtos NVIDIA, oferecendo resfriamento eficiente para seu hardware de IA, incluindo o mais recente superchip Grace Blackwell. Conforme os modelos e cargas de trabalho de IA continuam a crescer, um gerenciamento térmico confiável é importante para lidar com a intensidade da computação de IA – e estamos com a NVIDIA em todos os passos do caminho.”
Jonney Shih, presidente do conselho da ASUS: “A ASUS está trabalhando com a NVIDIA para levar a IA empresarial a níveis cada vez mais altos, com nossa poderosa linha de servidores, que mostraremos na COMPUTEX. Usando as plataformas MGX e Blackwell da NVIDIA, podemos criar soluções de data center sob medida para lidar com as cargas de trabalho de clientes em treinamento, inferência, análise de dados e HPC.”
Janel Wittmayer, presidente da CPC da Dover Corporation: “A inovadora tecnologia de conectores para fins específicos da CPC permite a conexão fácil e confiável das GPUs NVIDIA refrigeradas a líquido aos sistemas de IA. Com uma visão compartilhada de qualidade e desempenho, a CPC tem a capacidade e a expertise para fornecer componentes tecnológicos críticos para suportar o incrível crescimento e progresso da NVIDIA. Nossos conectores são fundamentais para manter a integridade de produtos sensíveis à temperatura, o que é importante quando os sistemas de IA estão executando tarefas de computação intensiva. Estamos animados em fazer parte do ecossistema NVIDIA e levar nossa tecnologia a novas aplicações.”
Andy Lin, CEO da Cooler Master: “Conforme a demanda por computação acelerada continua a aumentar rapidamente, também aumenta a demanda por soluções que cumpram efetivamente os padrões energéticos para as empresas aproveitando aceleradores de ponta. Como pioneira em soluções de gerenciamento térmico, a Cooler Master está ajudando a liberar todo o potencial da plataforma NVIDIA Blackwell, que vai entregar desempenho incrível aos clientes.”
Kim Fausing, CEO da Danfoss: “O foco da Danfoss em designs inovadores e de alto desempenho para desconexão rápida e alimentação fluída faz, de nossos acoplamentos, componentes valiosos para habilitar a operação eficiente, confiável e segura nos data centers. Como parte vital do ecossistema de IA da NVIDIA, nosso trabalho juntos habilita os data centers a atenderem ao crescimento das demandas por IA enquanto minimizam o impacto ambiental.”
Ping Cheng, presidente do conselho e CEO da Delta Electronics: “A demanda ubíqua por potência de computação trouxe uma nova era de recursos de desempenho acelerado. Com nossos avançados sistemas de resfriamento e alimentação, a Delta desenvolveu soluções inovadoras capazes de habilitarem a plataforma NVIDIA Blackwell a funcionar nos níveis máximos de desempenho enquanto mantém as eficiências energética e térmica.”
Etay Lee, vice-presidente e gerente geral da GIGABYTE: “Com nossa colaboração atingindo quase três décadas, a GIGABYTE tem um profundo compromisso em suportar as tecnologias NVIDIA de GPUs, CPUs, DPUs e redes de alta velocidade. Para as empresas atingirem eficiência energética e desempenho ainda maiores para as cargas de trabalho de computação intensiva, estamos levando uma vasta gama de sistemas baseados na Blackwell ao mercado.”
Young Liu, presidente do conselho e CEO da Hon Hai Technology Group: “Conforme a IA generativa transforma as indústrias, a Foxconn está pronta, com soluções de ponta, para atender às mais exigentes e diversas necessidades computacionais. Não apenas usamos a mais recente plataforma Blackwell em nossos próprios servidores, também ajudamos a fornecer os componentes-chave à NVIDIA, permitindo que nossos clientes lancem rapidamente seus produtos no mercado.”
Jack Tsai, presidente da Inventec: “Há quase meio século, a Inventec projeta e fabrica produtos e componentes eletrônicos, a essência dos nossos negócios. Com a nossa solução baseada em rack NVIDIA MGX equipada com o superchip NVIDIA Grace Blackwell, estamos ajudando os clientes a entrarem em um novo reino de recursos e desempenho de IA.”
Anson Chiu, presidente da LITEON Technology: “Na busca por data centers mais verdes e sustentáveis, as soluções de resfriamento e gerenciamento de alimentação estão assumindo o papel principal. Com o lançamento da plataforma NVIDIA Blackwell, a LITEON está lançando várias soluções de resfriamento a líquido que habilitam os parceiros da NVIDIA a criarem um futuro de data centers altamente eficientes e ecologicamente corretos.”
Barry Lam, presidente do conselho da Quanta Computer: “Estamos no centro de um mundo conduzido por IA, em que a inovação está acelerando como nunca. A NVIDIA Blackwell não é apenas um mecanismo: é a faísca que aciona esta revolução industrial. Definindo a nova era de IA generativa, a Quanta orgulhosamente se junta à NVIDIA nessa incrível jornada. Juntos, vamos modelar e definir um novo capítulo para a IA.”
Charles Liang, presidente e CEO da Supermicro: “Nossa arquitetura em blocos e soluções de resfriamento a líquido em escala de rack, combinadas à nossa engenharia interna e capacidade de produção global de 5.000 racks por mês, permitem-nos entregar rapidamente uma vasta gama de produtos revolucionários baseados na plataforma de IA da NVIDIA para fábricas de IA no mundo todo. Nossos sistemas de resfriamento a líquido ou a ar de alto desempenho com design em escala de rack, otimizados para todos os produtos baseados na arquitetura NVIDIA Blackwell, darão aos clientes uma incrível variedade de plataformas para atenderem às suas necessidades de computação de próximo nível, bem como um grande salto para o futuro da IA.”
C.C. Wei, CEO da TSMC: “A TSMC trabalha em estrita colaboração com a NVIDIA para expandir os limites da inovação em semicondutores permitindo que eles transformem suas visões para a IA em realidade. Nossas tecnologias de manufatura de semicondutor, as líderes do setor, ajudaram a modelar as revolucionárias GPUs da NVIDIA, incluindo as baseadas na arquitetura Blackwell.”
Jeff Lin, CEO da Wistron: Como um parceiro-chave na manufatura, a Wistron participa da incrível jornada da NVIDIA para entregar tecnologias de computação de GPU e soluções de cloud de IA aos clientes. Agora, estamos trabalhando com os mais recentes designs de referência e arquiteturas de GPU, como a Blackwell e a MGX, para levarmos rapidamente novos e incríveis produtos de computação de IA ao mercado.”
William Lin, presidente da Wiwynn: “A Wiwynn está concentrada em ajudar os clientes a lidarem com o aumento da demanda por potência de computação massiva e soluções de resfriamento avançadas na era da IA generativa. Com a nossa mais recente linha baseada nas plataformas NVIDIA Grace Blackwell e MGX, estamos criando servidores de IA otimizados, no nível de rack, resfriados a líquido feitos sob medida para as exigentes cargas de trabalho dos provedores e empresas de cloud em hiperescala.”
Para saber mais sobre as plataformas NVIDIA Blackwell e MGX, assista à apresentação de Huang na COMPUTEX.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
Determinadas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações quanto a: os benefícios, impacto, desempenho e disponibilidade de nossos produtos, serviço e tecnologias, incluindo sistemas equipados com a arquitetura NVIDIA Blackwell, redes e infraestrutura NVIDIA para empresas, plataforma de design de referência modular NVIDIA MGX, plataforma NVIDIA GB200 NVL2, NVLink-C2C, GPUs NVIDIA Blackwell Tensor Core, superchips GB200 Grace Blackwell, GB200 NVL72, redes Quantum-2 e Quantum-X800 InfiniBand, redes Ethernet NVIDIA Spectrum-X e DPUs BlueField-3; terceiros usando e adotando nossas tecnologias e produtos; nossa colaboração e parceria com terceiros e os benefícios e impacto dessas, e os recursos, desempenho e disponibilidade de suas ofertas; a IA generativa sendo a tecnologia definidora da nossa época; e a Blackwell sendo o mecanismo que conduzirá essa nova revolução industrial; e todo o setor – dos fabricantes de servidores, redes e infraestrutura aos desenvolvedores de software – preparando-se para a Blackwell acelerar a inovação alimentada por IA em todos os campos são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; a confiança da NVIDIA em terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar produtos NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias NVIDIA ou melhorias nos já existentes; a aceitação de produtos NVIDIA ou de produtos de parceiros NVIDIA no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de produtos ou tecnologias NVIDIA quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC – Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.
© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, BlueField, NVIDIA MGX, NVIDIA NIM, NVIDIA Spectrum e NVLink são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Os recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br