Com o uso de automação nas redes sociais e ferramentas como a Leadlovers, o MailChimp e o WhatsApp GB à disposição, manter contato com clientes se tornou algo tão simples e fácil quanto cozinhar um miojo.
Apesar disso, não são todos os empreendedores que já compreenderam que os custos e o trabalho envolvido nesta tarefa são quase tão inevitáveis quanto os envolvidos com a manutenção da água, da luz e da internet dos seus estabelecimentos.
Assim como as taxas da maquininha de cartões, os impostos recolhidos junto ao pagamento dos salários dos funcionários ou os custos com o pagamento de um contador, investir em marketing e comunicação é o que faz um negócio, seja ele qual for, conseguir se manter de pé.
O uso das redes sociais não tem segredo e, hoje, até mesmo crianças sabem como criar conteúdo para elas.
Atrair o público não é tão difícil. O que faz com que as pessoas assistam a um canal ou acompanhem um perfil é, quase sempre, a identificação com o conteúdo ou a sua utilidade.
O empreendedor pode escolher se comunicar com profissionais da mesma área que a sua, se tornar uma referência e depois utilizar sua autoridade para criar e vender seus próprios produtos digitais, como cursos, por exemplo.
Além disso, ao se tornar alguém relevante dentro do próprio nicho, é comum que surjam convites para palestras, congressos, aulas, e até mesmo, contratos publicitários.
A estratégia é válida para todos os segmentos. Um advogado trabalhista em Campinas pode escolher se tornar o profissional mais procurado na sua cidade por demonstrar seu conhecimento respondendo questões de interesse geral do público, que, por sua vez, pode se interessar por seus serviços. Mas, com o uso das redes sociais e outras ferramentas, há a possibilidade de ir muito além, alcançando clientes de todo o país, contando com as possibilidades oferecidas por audiências virtuais, por exemplo.
Algumas profissões não conseguem ser executadas à distância. Uma costureira SP só consegue atender sua cidade e, por vezes, seu público será limitado a um bairro ou região. Isso é comum, visto que se trata de uma mão de obra que não pode ser realizada em massa, porém, levar apenas isso em conta pode ser um erro crasso, capaz de levar a uma perda de receita enorme.
Com o uso correto das redes sociais, de boas estratégias de SEO, ferramentas de impulsionamento e parcerias com pessoas que possam transmitir autoridade para o conhecimento do empreendedor, torna-se possível fazer inúmeros tipos de negócios digitais partindo da atividade principal.
Parcerias com marcas, por exemplo, podem se tornar uma fonte de renda adicional para as costureiras, que podem, também, distribuir seus conhecimentos através de cursos, e-books e materiais digitais que incluam até mesmo moldes de suas criações.
Se aprofundar no que o mercado digital tem para oferecer como ferramenta de aproximação do público é mais do que postar diariamente no Instagram. Há inúmeras formas de cativar as pessoas e de se tornar referência no que faz. Acreditar que nunca chegou no limite do que pode ser feito é um bom caminho para nunca cair no comodismo e continuar crescendo dentro da profissão que se escolheu seguir.