A líder global no segmento de ar-condicionado e de aquecimento busca por inovações focadas em ESG considerando a experiência do usuário e aplicações de IA
Startups de todo o Brasil e América Latina podem participar do desafio e se inscrever até 17 de agosto
A cerimônia de premiação acontecerá em novembro no México. O vencedor receberá US$ 10 mil em prêmios, além de uma viagem de negócios ao Japão
São Paulo, julho de 2024 – Pelo terceiro ano consecutivo, a Daikin, líder global em inovação e fornecedora de soluções avançadas de ar-condicionado e aquecimento de alta qualidade para aplicações residenciais, comerciais e industriais; e a incMTY, plataforma de inovação, negócios, investimento e empreendedorismo mais importante da América Latina, lançam o desafio para a indústria de Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado (HVAC, em inglês), o Airtech Challenge.
O Brasil é um dos destaques do novo desafio. Segundo Nilson Murayama, gerente sênior de Marketing da Daikin Brasil, o país traz grandes oportunidades para o setor. “O mercado residencial brasileiro tem menos de 20% de adoção de equipamentos HVAC. A aceitação da tecnologia inverter, desenvolvida para reduzir o consumo de energia, está aumentando e chegou perto de 73% em 2023. Este é o momento para as startups focarem em valores sustentáveis, principalmente em um cenário em que o ar-condicionado é responsável por até 50% do consumo de energia em edifícios”, alerta.
Startups com atuação no Brasil e em outros países da América Latina, dentro do setor de HVAC, podem participar do desafio para mostrar seus projetos. “As ideias mais interessantes e disruptivas serão selecionadas. O foco do Airtech Challenge 2024 será avaliar as propostas dentro de duas temáticas: ofertas de melhorias significativas na experiência do usuário, considerando os desafios de ESG, e aplicações de inteligência artificial (IA)”, afirma Ricardo Rodríguez, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Daikin Latin America Operations
As empresas participantes terão que criar produtos, serviços e modelos de negócios que possam ser aplicadas a um dos desafios da indústria HVAC, incluindo eficiência energética em edificações, modelos de servitização e financiamento, e qualidade do ar interior em edifícios. Já a aplicação da IA pode ser feita em qualquer etapa da indústria, incluindo fabricação, cadeia de suprimentos, design e engenharia, construção e instalação, e gestão e manutenção.
“Para participar, as startups precisam explicar o problema que identificaram, como o resolveram, e o modelo de negócio dessa solução. É necessário, também, detalhar o vínculo da solução com a indústria de HVAC. As iniciativas podem incluir projetos com MVP, ou seja, startups com um protótipo funcional que está aguardando validação com seu mercado; e startups em estágios iniciais, que são iniciativas com primeiras vendas e modelos operacionais testados que esperam crescer em curto prazo”, acrescenta Ricardo Rodríguez.
Inscrição e prêmios
O período de inscrição vai até 17 de agosto e a etapa de pré-seleção e seleção será entre 10 de setembro e 9 de outubro. Após essas fases, 21 equipes serão escolhidas para o bootcamp, iniciativa em inglês que incluirá sessões de mentoria e feedback. A partir daí, três equipes serão selecionadas como finalistas, que farão parte da última etapa de apresentações e sessão de perguntas e respostas dos avaliadores, que acontece entre 13 e 14 de novembro, no incMTY Summit 2024.
Os três finalistas serão contemplados da seguinte forma: o 1º lugar levará US$ 10 mil em prêmios, entregues durante o processo presencial de aceleração de negócios em Monterrey (México), além de uma viagem de negócios ao Japão. O 2º lugar receberá US$ 5 mil em prêmios, e o 3º lugar ganhará US$ 2.500 em prêmios, também em Monterrey.
“As pessoas elegíveis ao prêmio deverão ter a documentação necessária e disponibilidade para viajar a Monterrey, em fevereiro de 2025, por aproximadamente 30 dias, para vivenciar seu processo de aceleração de negócios. Eles terão apoio para voo e acomodação para duas pessoas da equipe. A incMTY apoia o ecossistema empreendedor da América Latina há mais de 10 anos e com nossa nova visão estamos ajudando-os a atingir novos patamares como investimento e networking para expandir seus negócios”, explica Yuvia López, Gerente de Projetos do Airtech Challenge.
A área de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da Daikin Latin America Operations (DLAO) busca promover o desenvolvimento de soluções inovadoras na região e na indústria. “Nossa ideia é trocar experiências sobre verticais tecnológicas atuais com especialistas em cross-innovation na América Latina. O Airtech Challenge representa uma oportunidade única na região dentro do ecossistema empreendedor para esses novos talentos”, conclui Carlos Garibay, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Inovação.
Airtech Challenge 2023
O desafio de 2022 beneficiou diversas startups, como a SolarX, liderada por Dario Casanova. “Juntamente com a Daikin, a SolarX trabalha e investe em projetos do presente para acelerar a transição para um futuro mais sustentável e eficiente”, compartilha. Já a Cuby Smart, gerenciada por Arturo Marínez Lavin, foi beneficiada do desafio de 2023. “Tudo que é bom começa pequeno. Uma aliança com a Daikin foi o gatilho para a Cuby alcançar mais pessoas e ter um impacto positivo maior no planeta”, finaliza.
Inscrições no link: www.incmty.com/airtech
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Sobre a Daikin
Fundada em 1924 em Osaka, Japão, a Daikin é uma das principais empresas de HVAC-R do mundo, com mais de 85.000 funcionários em mais de 160 países. A empresa oferece uma linha completa de produtos de ar-condicionado, desde modelos residenciais até industriais.
Desde 2011 no Brasil, a empresa expande continuamente suas atividades, com foco em entregar ar-condicionado e soluções de alta tecnologia, eficiência energética e baixo impacto ambiental para todos os tipos de ambientes – industriais, comerciais e residenciais.
No Brasil, a empresa possui uma planta fabril em Manaus (AM), um escritório em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília, que oferecem todas as linhas de produtos e soluções da empresa. A multinacional também possui três Centros de Treinamento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, dedicados à capacitação de profissionais e equipes técnicas de todo o país.
Sobre a incMTY
A incMTY é a plataforma mais importante de inovação, investimento e talento da América Latina, o que a transformou em um centro de inovação e um motor de classe mundial para o desenvolvimento econômico. Ela conta com uma comunidade de mais de 126.000 early adopters, inovadores, empreendedores, pesquisadores e executivos. Em seus eventos de alto impacto, como o incMTY Summit e o Festival, os participantes do ecossistema se reúnem para buscar inovação, conectar-se, aprender e fazer negócios. Em termos de investimento, ela tem sido pioneira, pois os anúncios de investimentos em tecnologia e capital de risco são feitos dentro da plataforma. Em 2022, o valor subiu para US$ 383 milhões e, em 2023, para US$ 400 milhões, sendo sempre uma referência neste campo e o espaço ideal para investidores nacionais e internacionais. A incMTY foi fundada em 2013 em Monterrey, Nuevo León, México, para impulsionar o ecossistema por todo o continente, conectando-o melhor com o mundo. A plataforma incMTY faz parte do Tecnológico de Monterrey e reuniu mais de 90.000 participantes de mais de 40 países em 11 edições, incluindo perfis como unicórnios, investidores disruptivos, donos de empresas, governos internacionais, líderes de pensamento, CEOs, empreendedores, inovadores e pioneiros em indústrias emergentes. A incMTY oferece 4 produtos: inovação aberta, o incMTY Summit, o incMTY Festival e a Tech & Talent Fair: Future Now. O programa exclusivo de Inovação Aberta da incMTY desenvolve programas com organizações para criar e implementar soluções inovadoras para desafios, de mãos dadas com o ecossistema empreendedor, e formou parcerias com instituições de classe mundial como HEINEKEN México, Daikin, Banco Mundial, GIZ, Copa do Mundo de Empreendedorismo, Value Retail, Município de Monterrey, Akky México (.mx), Santander e The Bicester Collection, entre outros. Para mais informações, visite incmty.com.
Sobre o Tecnológico de Monterrey
O Tecnológico de Monterrey (http://www.tec.mx) é um sistema universitário multicampi privado e sem fins lucrativos. Desde a sua fundação em 1943, tem se destacado pela excelência acadêmica, inovação educacional, empreendedorismo, visão global, orientação para ação e vinculação com a indústria e os empregadores. Está presente em 32 municípios de 20 estados do México; uma matrícula de 62 mil alunos em nível profissional e de pós-graduação e quase 7 mil professores; além de mais de 27 mil alunos do ensino preparatório e 2.500 professores nesse nível. A instituição é credenciada pela Commission on Colleges of the Southern Association of Colleges and Schools (SACSCOC) desde 1950. De acordo com a QS World University Rankings (2024), está na posição 184, colocando-se na 29ª posição entre as universidades privadas do mundo. No Times Higher Education (THE) América Latina University Rankings (2023), ocupa o 4º lugar na América Latina e o 1º no México e, no THE Global University Employability Ranking, como #81 no mundo e #1 no México, sendo também # 6 na Top Schools for Entrepreneurship Ranking (2024) de Princeton Review y Entrepreneur de EUA, em programas de empreendedorismo em nível de graduação. Pertence a redes de prestígio internacional como a Asociación de Universidades de la Cuenca del Pacífico (APRU), Universitas 21 (U21) y The Worldwide Universities Network (WUN), entre outros.
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