De acordo com um estudo da consultoria Market.us, o mercado de Intelligent Document Processing (IDP) ou Processamento Inteligente de Documentos deve crescer 28,9% ao ano, alcançando a marca dos impressionantes US$ 17,8 bilhões até 2032. O número é alto, mas não é de se estranhar: afinal todos os negócios são baseados em documentos e comunicações.
O IDP refere-se a um conjunto de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) que automatizam o processamento de documentos de forma eficiente e precisa. Essas tecnologias incluem técnicas como processamento de linguagem natural (NLP), reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina e outras formas de IA para entender, extrair e classificar informações a partir de documentos diversos, como textos, formulários, faturas, e-mails, entre muitos outros.
A solução vem sendo impulsionada, ainda segundo o levantamento da Market.us, pelos avanços tecnológicos, como as inovações contínuas em IA, a recente demanda por automação para melhorar produtividade e precisão e reduzir o trabalho manual, o crescimento exponencial do volume de dados no mundo todo e a necessidade de conformidade regulatória e segurança de dados.
Com o IDP, as tarefas manuais e repetitivas são eliminadas – como por exemplo, compilar uma série de recibos e extrair deles, adicionando em uma planilha de excel dados como data, valor pago, itens adquiridos e impostos. Imagine um só profissional fazer isso diariamente, com 10, 20 ou 30 recibos diferentes? Além de cansativo, nem é preciso dizer o quanto a tarefa é demorada e sujeita a erros, além de não agregar nenhuma competência ao profissional e à sua carreira.
“O IDP viabiliza a simplificação de processos complexos e, com isso, a redução do tempo de resposta ao cliente. Também reduz a possibilidade de erros, melhorando a qualidade dos dados”, afirma Edgar Garcia, VP da UiPath (NYSE: PATH), uma empresa líder em automação empresarial e software de IA, para a região da América Latina.
Segundo a UiPath, pelo menos cinco setores podem ser amplamente beneficiados com o IDP, mas os benefícios podem ser estendidos a toda e qualquer organização. “Não há um segmento que não demande a utilização de documentos. Assim, a organização automatizada e estratégica de dados pode acelerar os negócios, uma vez que as empresas podem permanecer focadas em seu core business e permitir que a tecnologia desempenhe este papel”, destaca Garcia. “Além disso, os dados organizados formam um banco inteligente que pode se reverter em insights para a estratégia do negócio”. Entre os setores que mais se beneficiam com o IDP estão:
Bancos e serviços financeiros
Submissão e processamento de crédito imobiliário
Onboarding de clientes
Liquidação de uma operação financeira
Alterações em contratos
Seguradoras
Subscrição ou avaliação de riscos
Condução de sinistros
Gestão do relacionamento com o cliente
Setor público
Serviços de imigração
Processamento de benefícios
Checagem de seguro-desemprego e outras demandas dos cidadãos
Empresas de saúde
Registro e processamento dos dados do paciente
Checagem para autorização de procedimentos
Pedidos de reembolso e análise de coberturas
Histórico médico
Indústria
Processamento de pedidos de compra e venda
Gestão de contas a pagar e contas a receber
Processamento de ordens de compra
Empresas de grande porte (de qualquer setor)
Contratação e processos de onboarding
Processos financeiros como pagamentos e recebíveis
Serviços de suporte e atendimento ao cliente
Segundo Garcia, vale observar que é possível trabalhar com três tipos de documentos: estruturados, como formulários, passaportes, licenças, folhas de pontos, semiestruturados, que são os documentos que contêm partes fixas e variáveis como faturas, recibos, pedidos de compra, contas médicas, extratos bancários, contas de serviços públicos, e não estruturados, tais como contratos, acordos, e-mails, descrições de doenças, receitas médicas, notícias, scripts de voz.
Os Estados Unidos ainda lideram o uso da solução combinada de tecnologias para o IDP, mas a região da Ásia-Pacífico está avançando de forma acelerada. “Na América Latina, diversos setores já estão aderindo à solução e temos trabalhado continuamente na UiPath para mostrar os benefícios da tecnologia para os diferentes players. O IDP traz vantagens para as marcas, os colaboradores e os clientes de uma empresa e seu uso deve progredir cada vez mais no mundo todo”, projeta o executivo.
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LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
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