A preparação prévia para feiras e congressos temáticos é fundamental no sucesso das operações de uma companhia durante o evento em questão. Esses encontros fogem à rotina processual a que a marca está acostumada, e exigem um planejamento adequado — foi assim que a HiperFesta, maior franquia de lojas de produtos para festas do Brasil, conseguiu dobrar seu faturamento na mais nova edição do “Mara Cakes”, em São Paulo, em comparação ao evento de 2023.
Por meio de uma colaboração estratégica com a Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo, a HiperFesta ilustrou como a antecipação e a inovação tecnológica podem transformar experiências de compra e impulsionar resultados financeiros. O executivo compartilha detalhes sobre como a organização antecipada e o PDV Móvel — recurso que leva o ponto de venda aos dispositivos móveis e smartphones da loja — foram fundamentais para alcançar os resultados.
Preparação estruturada, treinamentos e equipe
O sucesso de um evento não acontece por acaso. Ele é resultado de um planejamento cuidadoso e estratégico, essencial para garantir que todos os aspectos sejam coordenados de maneira eficiente, desde a logística até a experiência dos participantes. Com tempo, é possível verificar a necessidade de contratar funcionários extras, aprontar o estoque conforme a ocasião e treinar o pessoal, se necessário.
“No caso da HiperFesta, a preparação meticulosa, iniciada um mês antes da feira, permitiu que o grupo se ajustasse às demandas específicas. A equipe recebeu um treinamento completo sobre o sistema da Nexaas utilizado no PDV Móvel, garantindo que todo o time dominasse o software, maximizando sua eficácia durante a feira”, comenta Andrei Dias, head de vendas da Nexaas.
Testar, ajustar e antecipar desafios
Um planejamento robusto antecipa potenciais obstáculos durante o evento, como questões técnicas ou imprevistos. Ao estar pronto para lidar com essas situações, com testes e verificações prévias, é possível minimizar impactos e manter o atendimento fluindo.
Um dos principais desafios enfrentados e superados pela HiperFesta foi a necessidade de tornar a leitura dos códigos de barras mais eficiente em um ambiente de alta demanda, com mais de 45 mil participantes. A adaptação do sistema da Nexaas permitiu uma leitura mais rápida, reduziu filas e aumentou a eficiência operacional.
Receber muita gente em um espaço limitado também tornava instável a conectividade, outro ponto de destaque do PDV móvel da Nexaas, segundo Bruno Hudson, analista de suporte técnico da Hiperfesta. A capacidade da tecnologia de operar em modo offline proporcionou o desempenho necessário para maximizar os atendimentos.
“Poder operar independentemente da conexão foi crucial para que tudo desse certo. Se não fosse a agilidade e eficiência de um sistema estável, não teríamos atendido a metade dos clientes que atendemos. Cada segundo é valioso, porque o nosso maior inimigo é o tempo. Por isso, quanto mais clientes conseguimos atender nesse intervalo, melhor é o faturamento”, explicou Bruno.
Resultados e impacto positivo
O planejamento também possibilita mensurar os resultados e entender seus impactos. A partir dessas informações, as empresas entendem a eficácia de suas estratégias na ampliação da rede de contatos, no reconhecimento da marca e no fortalecimento do posicionamento de mercado.
A possibilidade de realizar vendas, gerenciar operações fiscais, aplicar descontos e controlar o estoque diretamente pelo celular dos colaboradores proporcionou uma vantagem estratégica ao estande da Hiper Festa. “A equipe enfatizou o impacto positivo do PDV Móvel no evento, com uma notável melhoria em relação ao ano anterior. A agilidade do sistema e a estabilidade das transações contribuíram com uma experiência de compra positiva aos participantes”, conclui Dias.
Sobre a Nexaas
A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
maria@agencianoar.com.br