São Paulo, julho de 2024 – O SET EXPO, maior evento de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina, traz como destaque desta edição o novo padrão de tecnologia para a TV digital aberta e gratuita, a chamada TV 3.0. Neste ano, o evento, que reúne feira e congresso, acontece no Distrito Anhembi, na zona Norte de São Paulo, entre os dias 19 e 22 de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.
Para Sergio Eduardo Di Santoro Bruzetti, Coordenador do Grupo de Trabalho sobre TV 3.0 da SET e do Módulo de Mercado do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), a TV 3.0 proporcionará conteúdos com melhor qualidade de imagem e áudio, dentre outras características inovadoras. “Creio que o principal fator será a utilização de dados de uma maneira mais intensa pelas emissoras, já que será possível obtê-los de forma mais abrangente de sua audiência. Isto permitirá conhecê-la melhor, gerando novas ideias de produtos mais adequados ao mercado, bem como a possibilidade do uso da publicidade endereçada a perfis específicos de telespectador”.
Além da melhoria da qualidade de vídeo e áudio, a TV 3.0 possibilita maior uso de aplicações interativas, de diversas formas, desde acesso a vídeos on-demand (em emissoras que tenham essa plataforma), enquetes com temas relativos aos programas e também novas possibilidades de monetização, através do T-Commerce, por exemplo. A expectativa é que as primeiras transmissões da TV 3.0 aconteçam em 2025.
“Do ponto de vista da produção de conteúdo por parte das emissoras, será necessária a adequação do fluxo de trabalho com equipamentos que possam entregar essa melhoria, aliado à capacitação e contratação de de profissionais preparados para operar tais equipamentos, ou seja, a qualidade do conteúdo produzido melhorará significativamente”, ressalta Santoro, que também atua como assessor de Planejamento de Engenharia da Record.
Referência Mundial
“O Brasil se destaca nessa evolução [da TV digital], com soluções que surpreendem representantes estrangeiros que visitam o SET EXPO. Creio que o exemplo mais próximo [do nosso padrão] é o americano, o ATSC 3.0, que também é um sistema de TV Digital terrestre de 2ª geração, que vem sendo implantado desde o final de 2019, com muitas funcionalidades semelhantes. Recentemente, foram anunciadas propostas de atualização de partes do padrão americano, com tecnologias já incluídas no nosso projeto TV 3.0. O Japão também tem trabalhado nessa direção, mas o seu novo padrão ainda está em fase de formatação. Na Europa, temos o DVB-T2, mas não há notícias de evolução comparado ao que se propõe o Brasil”, completa o conselheiro da SET.
“Creio que viveremos tempos interessantes, com um trabalho intenso de implantação no futuro próximo, semelhante ao feito na transição do padrão analógico para o digital atual, que gerará muitas oportunidades de negócios e de criação de empregos a todos os integrantes desse ecossistema, resultando numa melhor condição de competição entre a mídia tradicional, ou seja, a TV como a conhecemos desde sempre e a chamada mídia digital, que tantas inovações trouxe mais recentemente”, encerra Santoro.
SET EXPO 2024
Referência para quem busca realizar negócios e se atualizar sobre as tendências do mercado, o SET Expo reúne mais de 14 mil visitantes anualmente, incluindo 3.000 congressistas e 200 palestrantes.
Serviço
Local: Centro de Convenções I e II do Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura s/n, Santana, São Paulo
Data: 19 a 22 de agosto
Congresso, de 19/08 a 22/08, das 8:30 às 17:30
Feira: 20/08, das 11h às 20h; 21/08, das 10h às 20h; 22/08, das 10 às 18h.
Inscrições: clique aqui.
Sobre a SET
Centro de excelência de atualização, representação e difusão de conhecimento de profissionais e empresas do setor, a SET é uma associação que atua como HUB de tecnologia, debates e negócios de toda a comunidade que compõe e mantém contato com o mercado, atual e futuro, de broadcast, mídia e entretenimento.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NAYANNE MARIA DOS REIS MOURA
nayanne.moura@outlook.com