DENVER – SIGGRAPH – 30 de julho de 2024 – A NVIDIA anuncia grandes avanços em Universal Scene Description ou OpenUSD que expandirão a adoção da estrutura de troca de dados 3D universais para a robótica, o design e a engenharia industriais e acelerarão as habilidades dos desenvolvedores para criarem mundos virtuais altamente precisos para a próxima evolução da IA.
Por meio da IA generativa baseada no novo OpenUSD e nas estruturas de desenvolvimento aceleradas da NVIDIA baseadas na plataforma NVIDIA Omniverse™, mais setores já podem desenvolver aplicações para visualização de projetos de design e engenharia industrial e para simulação de ambientes para criarem a próxima onda de IA física e robôs.
As novas ofertas incluem microsserviços NVIDIA NIM™ para modelos de IA que podem gerar linguagem do OpenUSD para responderem às solicitações dos usuários, gerarem código Python do OpenUSD, aplicarem materiais a objetos 3D e compreenderem o espaço e a física 3D para ajudarem a acelerar o desenvolvimento de digital twins. Além disso, os novos formatos de dados e ferramentas para desenvolvedores dos conectores de USD para robótica e simulação industrial permitem que os usuários transmitam conjuntos de dados NVIDIA RTX™ massivos com ray tracing total para o Apple Vision Pro.
“O boom da IA generativa para as indústrias pesadas já chegou”, afirma Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de Omniverse e simulação da NVIDIA. “Até recentemente, os mundos digitais estavam sendo usados principalmente por setores criativos; agora, com os aperfeiçoamentos e a acessibilidade que os microsserviços NVIDIA NIM estão trazendo ao OpenUSD, indústrias de todos os tipos podem criar mundos virtuais e digital twins com base física para estimularem a inovação enquanto se preparam para a próxima onda da IA: a robótica.”
“Estamos vivenciando um momento transformador na indústria com a integração de IA generativa e microserviços NVIDIA NIM ao OpenUSD. Essas inovações não apenas ampliam a adoção de nosso framework universal 3D em setores como robótica e design industrial, mas também aceleram a criação de digital twins e simulações físicas avançadas”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
IA generativa chega ao USD com os NVIDIA NIM
Os primeiros modelos de IA generativa do mundo para desenvolvimento do OpenUSD desenvolvidos pela NVIDIA estarão disponíveis como microsserviços NVIDIA NIM. Os modelos permitem que os desenvolvedores incorporem copilotos e agentes de IA generativa aos fluxos de trabalho do USD, ampliando as possibilidades nos mundos 3D e ajudando a acelerar a adoção do USD em uma nova gama de setores industriais, como manufatura, automóveis e robôs.
Os microsserviços disponíveis na visualização são:
Microsserviço NIM de Código de USD – responde a perguntas do OpenUSD de conhecimento geral e gera automaticamente código OpenUSD-Python baseado em prompts de texto que podem ser inseridos na aplicação de visualização do OpenUSD, como o usdview da Pixar, ou em uma aplicação baseada no kit do NVIDIA Omniverse para visualizar os dados 3D correspondentes.
Microsserviço NIM de Pesquisa de USD – permite que os desenvolvedores façam pesquisas em bibliotecas gigantescas do OpenUSD, 3D e dados de imagens usando linguagem natural ou entradas de imagem.
Microsserviço NIM de Validação de USD – verifica a compatibilidade dos arquivos carregados em relação às versões de lançamento do OpenUSD e gera uma imagem totalmente renderizada por RTX, com rastreamento de caminho, alimentada pelas APIs do NVIDIA Omniverse Cloud ou por interfaces de programação de aplicações.
Os microsserviços recém-anunciados que estarão disponíveis em breve são:
Microsserviço NIM de Layout de USD – permite que os usuários montem cenas baseadas no OpenUSD de uma série de prompts de texto baseados em inteligência espacial.
Microsserviço NIM de Material Inteligente de USD – prevê e aplica um material realista a um objeto de design auxiliado por computador.
Microsserviço NIM de Geração de Malha fVDB – gera uma malha baseada em OpenUSD, renderizada pelas APIs do Omniverse Cloud, a partir de dados de um cloud de pontos.
Microsserviço NIM de super-resolução de física fVDB – executa a Super-Resolução de IA em um quadro ou sequência de quadros para gerar uma simulação de física de alta resolução baseada em OpenUSD.
Microsserviço NIM NeRF-XL fVDB – gera campos de iluminação neural em larga escala usando APIs do Omniverse Cloud.
Foxconn, uma líder manufatureira global, com mais de 170 fábricas no mundo todo, já está se beneficiando da plataforma de computação da NVIDIA, usando os microsserviços NIM e o Omniverse para criar um digital twin de uma fábrica em desenvolvimento.
“Os digital twins vão nos ajudar a acelerar a próxima onda da manufatura industrial e máquinas autônomas”, ressalta Zhe Shi, diretor digital da Foxconn e líder de sua plataforma de manufatura inteligente. “O NVIDIA Omniverse e os novos microsserviços NIM vão democratizar a capacidade de desenvolver digital twins e ajudar nossas equipes a criarem fábricas virtuais baseadas no mundo físico mais rápido do que nunca.”
A WPP uma líder mundial em serviços de marketing e comunicações, é uma das primeiras a adotarem os microsserviços NIM de Pesquisa de USD e Código de USD, implementando-os em seu pipeline de criação de conteúdo habilitado por IA generativa, baseada no NVIDIA Omniverse, para clientes como The Coca-Cola Company.
“A beleza da inovação é como ela é compatível com o nosso jeito de trabalhar e que ela aproveita padrões abertos – acelerando não somente o trabalho futuro, mas nos permitindo continuar a aproveitar e expandir a utilidade de todos os nossos investimentos anteriores em padrões como o OpenUSD”, afirma Stephan Pretorius, diretor de tecnologia da WPP. “Usar os microsserviços NVIDIA NIM com o NVIDIA Omniverse nos possibilitou lançar ferramentas de produção inovadoras com as empresas como The Coca-Cola Company em uma velocidade sem precedentes.”
Os conectores do USD levam a IA generativa a mais setores
Uma série de novos conectores do USD para formatos de dados de robótica e streaming para Apple Vision Pro abre as portas da interoperabilidade e autoração avançada do OpenUSD para mais setores.
A NVIDIA e a Siemens, uma líder global em automação e software industriais, estão expandindo sua colaboração para facilitarem a execução de mais cargas de trabalho industriais usando o OpenUSD. A Siemens vai integrar os pipelines de OpenUSD ao seu portfólio Simcenter de tecnologias de simulação para apoiarem a tomada de decisões baseada em evidências e colaboração entre os principais envolvidos.
Essa integração permite a visualização fotorrealista de alta fidelidade em tempo real de dados de simulações complexas, oferecendo insights mais profundos quanto ao desempenho de um produto dentro de seu ambiente operacional no mundo real. O trabalho será baseado nos esforços da Siemens para incorporar o Omniverse ao seu portfólio de Gerenciamento de ciclo de vida de produto do Teamcenter.
A NVIDIA também lançou um conector do Unified Robotics Description Format para OpenUSD, permitindo que os roboticistas transfiram suavemente seus dados robóticos entre aplicações, incluindo aquelas de design, simulação e aprendizagem de reforço.
Para levar a expansão do Ecossistema OpenUSD ainda mais longe, a NVIDIA anuncia o kit de desenvolvimento de software OpenUSD Exchange, permitindo que os desenvolvedores criem seus próprios conectores de dados OpenUSD robustos.
Novas ferramentas e APIs para desenvolvedores para transmitir cenas OpenUSD em grande escala de um aplicativo criado na plataforma Omniverse para o Apple Vision Pro por meio da Rede de Entrega de Gráficos NVIDIA já estão disponíveis em acesso antecipado.
“O OpenUSD está revolucionando o jeito como criamos e interagimos com o conteúdo 3D”, ressalta Steve May, diretor de tecnologia da Pixar e presidente executivo da Aliança para o OpenUSD (AOUSD). “Agora, com esses novos serviços e APIs para OpenUSD criados pela NVIDIA, esperamos ver mais velocidade no crescimento e na adoção do USD, pavimentando o caminho para novos usuários e setores envolverem-se mais facilmente com o nosso ecossistema.”
O impulso do ecossistema do OpenUSD
No ano passado, a NVIDIA cofundou a AOUSD com a Pixar, a Adobe, a Apple e a Autodesk. Por meio da AOUSD, a NVIDIA e outros colaboradores anunciaram uma nova versão do OpenUSD, o progresso em uma especificação principal do OpenUSD e novos membros.
Disponibilidade
Os microsserviços NIM Pesquisa de USD, Código de USD e Validação de USD estão disponíveis para visualização no catálogo de APIs da NVIDIA. O conector OpenUSD para URDF já está disponível com o NVIDIA Isaac Sim™.
Os desenvolvedores podem começar a integrar a IA generativa aos fluxos de trabalho do OpenUSD com as novas ferramentas de desenvolvimento do Omniverse e um fluxo de trabalho de referência para criar um pipeline de dados sintéticos habilitado para IA generativa com o OpenUSD.
Saiba mais sobre as mais recentes notícias da IA generativa e computação acelerada assistindo à conversa informal com o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, na SIGGRAPH, a maior conferência de gráficos computadorizados, até 1º de agosto em Denver, EUA.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br