Cada vez mais lidamos com a convergência digital em todas as áreas da nossa vida. Eficiência e produtividade foram otimizadas pelo acesso e compartilhamento de informações em tempo real, independentemente do local. Além disso, segundo um estudo da Accenture de 2023, a integração entre os mundos físico e digital está permitindo que agências governamentais e empresas reorientem suas operações para alcançar maior sucesso. Com facilidade, profissionais e estudantes realizam videochamadas, participam de reuniões virtuais e assistem a webinars utilizando dispositivos eletrônicos, ferramentas indispensáveis no ambiente corporativo e acadêmico.
Já quando pensamos nos momentos de lazer, diversos equipamentos, como smartphones e smart TVs, bem como seus acessórios, podem oferecer experiências imersivas e personalizadas para o consumo de conteúdos digitais. Assistir a filmes, jogar videogames e ouvir músicas se tornam atividades enriquecedoras graças à qualidade sonora aprimorada e à conectividade sem fio, por exemplo. De acordo com a DataReportal, em 2023, a média de tempo gasto on-line por usuários da internet foi de 6 horas e 37 minutos por dia, evidenciando a importância desses dispositivos em nossa rotina diária.
Tendo esse histórico evidenciado, a convergência digital é o principal motor da transformação, integrando diversas tecnologias e plataformas em um único dispositivo ou sistema. A tecnologia Bluetooth, por exemplo, permite que dispositivos como smartphones se conectem ao mesmo tempo a vários outros gadgets, como fones de ouvidos e smart watches. Essa integração também se estende aos assistentes virtuais e plataformas de streaming, acessíveis diretamente de dispositivos como os smart speakers, que se tornaram centrais de comando em muitas residências.
Inovações tecnológicas, como o cancelamento de ruído ativo e a qualidade de som de alta definição em dispositivos de áudio, aumentam ainda mais a versatilidade desses aparelhos, permitindo o uso em diferentes cenários, conciliando o uso doméstico ao corporativo. Caixas de som, por exemplo, podem ser usadas em reuniões corporativas e em momentos de festa e diversão.
Podemos dizer que a pandemia acelerou drasticamente a convergência digital. Antes de 2020, a maioria das interações e atividades eram predominantemente presenciais – o home office tinha uma presença ainda tímida, mas em evolução. A partir de 2020, o uso de dispositivos híbridos disparou, permitindo a continuidade das atividades em um ambiente remoto. Estudo do Pew Research Center do ano passado indica que, apesar do trabalho remoto ter recuado, continua cinco vezes maior que no pré-pandemia e o formato híbrido está crescendo no mercado, mostrando o quanto o período trouxe mudanças.
Essa transformação dos dispositivos eletrônicos reflete uma tendência de nossa sociedade – buscamos por tecnologias que não apenas atendam a uma necessidade, mas que funcionem em diversos momentos, sendo exploradas no lazer, durante as atividades físicas, na hora do trabalho e estudo. A convergência digital é a chave para essa transformação, e seu impacto continuará a moldar o futuro da tecnologia de consumo, também trazendo uma melhor relação custo x benefício ao seu usuário. Segundo a Grand View Research, o mercado global de dispositivos conectados deve crescer a uma taxa de 12% ao ano até 2026, impulsionado pela integração contínua de novas tecnologias.
A versatilidade dos dispositivos eletrônicos, impulsionada pela convergência digital é uma realidade que veio para ficar. O desafio está em encontrar equilíbrio no uso da tecnologia, aproveitando os benefícios sem deixar que ela domine as relações e rotinas. A consciência sobre o tempo de uso dos dispositivos, o incentivo a atividades offline e a criação de momentos de desconexão são passos importantes para garantir que a ferramenta seja uma aliada e não uma inimiga das relações familiares.
Conforme os dispositivos eletrônicos se tornam fundamentais em diversos ambientes do dia a dia, facilitando desde reuniões virtuais até o consumo de conteúdo digital, a convergência digital surge como um alimento dessa transformação. Enquanto inovações integram diversas plataformas, a versatilidade desses aparelhos promete redefinir como interagimos no trabalho, estudos e lazer.
*Richard Kenj é diretor comercial da Lity.
Sobre a Lity
A Lity é uma marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração. Com o propósito de oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis, trabalha para viabilizar soluções que também ajudem otimizar experiências no dia a dia de seus clientes.
Em sua linha de produtos atual, a Lity apresenta diferentes modelos de carregadores, cabos de dados e carregamento, headphones e fones de ouvido.
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LUIZ FERNANDO VALLOTO
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