No dia 10 de agosto, das 14h às 19h00, será realizado o lançamento do Projeto Nanet com o encontro “A Tecnologia é Nossa: construindo pertencimento digital”. O evento acontecerá na Ocupação 9 de Julho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, e contará com a presença de especialistas que abordarão temas relacionados aos riscos do uso da tecnologia com vieses discriminatórios.
O objetivo do Projeto Nanet é aproximar organizações da sociedade civil das novidades do mundo digital, considerando os efeitos que a tecnologia disruptiva é capaz de gerar na vida humana, com potenciais prejuízos para a defesa de direitos e promoção da igualdade. “A ideia é alcançar especialmente as pessoas e organizações que não atuam diretamente nesse universo”, explica Juliane Cintra, diretora-executiva da Abong e coordenadora institucional na Ação Educativa.
No encontro, serão discutidos: os vieses discriminatórios que afetam consumidores na análise de crédito, com a palestra de Luã Cruz, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); a privacidade e proteção de direitos no reconhecimento facial na segurança pública, com a fala da advogada Horrara Moreira, coordenadora da campanha “Tire Meu Rosto da Sua Mira”; e agenda de combate à desinformação, com Fernanda Rodrigues, do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), que lançará a Cartilha de Enfrentamento à Desinformação em Redes Sociais.
Por fim, será realizado um debate, com um representante da Frente Parlamentar contra tecnologias racistas, que compartilhará o trabalho da Frente e irá destacar as políticas públicas necessárias para abordar essas questões.
As inscrições (gratuitas) devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3Ws0IIq
SERVIÇO
Data: 10 de agosto
Horário: 14h às 19h00
Local: Ocupação 09 de Julho – R. Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista, São Paulo
PROGRAMAÇÃO
14:00 – Credenciamento
14:30 – Boas vindas
15:00 – Início da Mesa
17:00 – Samba
19:00 – Encerramento
SOBRE O PROJETO NANET – O projeto “Nanet: Democratizando a tecnologia” visa fomentar os direitos humanos, as liberdades essenciais, à democracia e o estado de direito, por meio da aproximação das organizações da sociedade civil das tecnologias usadas no universo digital. Idealizado pela Abong, Ação Educativa e Ibase, com apoio da União Europeia, é focado no desenvolvimento de capacidades e habilidades em direitos digitais através de ciclos formativos, treinamentos em cibersegurança e workshops sobre combate ao discurso de ódio e desinformação.
***
INFORMAÇÕES À IMPRENSA – AGÊNCIA PAUTA SOCIAL
Adriana Silva (11) 98264-2364 | adriana@agenciapautasocial.com.br
Mayara Martins (11) 95982-8675 | mayara@agenciapautasocial.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NELLI NOBREGA MONTEAGUDO LARAVIA
redacao@agenciapautasocial.com.br