No mundo digital de hoje, marcado pela grande oferta de serviços online, ter presença é indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Os advogados, por sua vez, não são exceção. Imagine um mapa que guia possíveis clientes diretamente ao escritório. O Search Engine Optimization (SEO) desenha esse esquema de maneira mais clara para que os mecanismos de busca, como o Google, entendam os serviços com precisão e mostrem o site para as pessoas que realmente querem fechar contratos.
O que é SEO para advogados?
A criação de material relevante para blog é uma das estratégias mais eficientes de aumentar a carteira de clientes, sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. Em geral, o SEO apresenta um conjunto de técnicas para otimizar páginas da internet e alcançar as primeiras posições nos motores de buscas. No contexto jurídico, concentra-se em estratégias específicas que envolvem conteúdo, experiência do usuário, reputação e tecnologia para destacar profissionais e escritórios de advocacia no âmbito digital.
Por que o SEO é importante para advogados?
Advogados podem aumentar a visibilidade, ou seja, tornar o site e os serviços mais fáceis de serem encontrados por potenciais clientes que buscam soluções jurídicas online; construir domínio em áreas específicas do direito, posicionando-se como referência para o público; fortalecer uma presença sólida e consistente, que reforça a reputação do escritório; e, claro, gerar leads qualificados.
Como implementar as estratégias?
Para alcançar todos os benefícios do SEO jurídico, é necessário seguir algumas etapas. O primeiro passo é definir o público-alvo, compreender as necessidades, dores e buscas para direcionar ações bem pensadas; depois, identificar os termos, ou seja, as palavras-chave usadas para pesquisar por serviços online, através do Google Keyword Planner ou de outras plataformas, como Ahrefs e Semrush.
Produza elementos textuais que respondam às dúvidas e forneçam informações valiosas para o público-alvo. Outra sugestão de ferramenta é o Answer The Public, que entrega as principais perguntas feitas pelos usuários a partir da palavra-chave planejada para um determinado conteúdo.
Realize ajustes técnicos para que a experiência do usuário seja adequada. Verificar os avisos e erros, a velocidade de carregamento, o ajuste em tamanhos diferentes de tela e a usabilidade, como um processo de checkout descomplicado, é importante para aumentar as conversões e os contatos, reduzindo ao máximo o número de etapas necessárias.
Por último, e não menos importante, construa uma reputação com backlinks em outros sites considerados pertinentes para a área jurídica, responsáveis por ampliar a autoridade com técnicas de Link Building e Data Driven Press Release. Para acompanhar os avanços nas implementações, o Google Analytics e o Google Search Console são bastante indicados e capazes de detectar quais são os pontos que precisam ser otimizados.
Ética e conformidade legal no SEO para advogados
É obrigatório que as estratégias estejam conforme as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB, publicado pelo conselho, no capítulo IV, que estabelece orientações para a publicidade profissional e veda autopromoção e comparações com outros advogados. Os conteúdos precisam ser informativos, completos e transparentes, sem apelo mercantilista ou indução ao erro.
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ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
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