Há 24 anos, o Futurecom, maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, aborda trilhas de conteúdo e tendências, inovações e soluções do segmento. Nesta edição, o Futurecom será realizado de 8 a 10 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo, sob o tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”.
Com o avanço da tecnologia, os satélites se tornaram essenciais no fornecimento de conectividade global e soluções. No Brasil, cerca de 80% de domicílios estão conectados, o que representa 60 milhões de residências, segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br. Essa expansão da conectividade transforma vidas e com isso, é essencial levar internet de qualidade para cada canto do país. Nesse caso, contar com a iniciativa pública e os provedores digitais é primordial.
Há muitos benefícios para as comunidades remotas e regiões mais afastadas das grandes metrópoles, tais como serviços nas áreas de educação e saúde, por exemplo. Nesse caso, as empresas de telecomunicações estão fazendo grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com objetivo de expandir as redes de fibra ótica e ampliar a cobertura 5G. Outro ponto importante é que a conectividade é um agente impulsionador da economia e negócios. As novas tecnologias revolucionaram a forma de aproximação de empresas e clientes., e alcançar áreas rurais e remotas.
A crescente oferta de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) está transformando diversos setores, incluindo: telecomunicações, observação da Terra, navegação e sensoriamento remoto. Eles são uma categoria de satélites que orbitam a Terra em altitudes relativamente baixas, geralmente entre 180 e 2.000 quilômetros. Essa proximidade oferece várias vantagens, incluindo menor latência, maior velocidade de transmissão de dados e cobertura global. Segundo dados da Mordor Intelligente, o mercado de satélites LEO deverá crescer de US$ 176,98 bilhões em 2024 para US$ 284,39 bilhões até 2029. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) deve ser de 9,95% durante esse período.
No agronegócio, a conectividade no campo traz inúmeros benefícios, ajudando os agricultores a se manterem atualizados, tomarem decisões mais assertivas, aumentarem a eficiência operacional e acessarem novos mercados. Segundo dados da ConectarAGRO mais de 70% das propriedades rurais no Brasil ainda não têm acesso à internet. Mas, mesmo assim, o agronegócio brasileiro já se consolidou como potência agroambiental no cenário mundial.
Para entender melhor sobre a conectividade no Brasil e no mundo, o Congresso Futurecom terá três debates sobre o assunto:
· Dia 9 de outubro, às 12h, na plenária do palco Future Congress – “Satélites: panorama do mercado nacional e internacional”. Em discussão estará o cenário do mercado satelital. Os investimentos LEO com grande possibilidade de crescimento, D2D e o sandbox brasileiro. Perspectivas para o GEO e MEO, além dos movimentos de crescimento e novos modelos de negócio que estão sendo desenhados no Brasil.
· Dia 9 de outubro, às 14h, no Auditório 2 do palco Future Congress – “Redes de fibra optícas”. Com o crescimento exponencial da fibra e banda larga, surge a questão: até onde esse avanço pode chegar no Brasil? Muitos especialistas apontam que a saturação, seja por questões econômicas e/ou de localidade, está próxima. Com a maioria das residências já acessando banda larga via fibra, novos desafios e oportunidades se apresentam.
· Dia 10 de outubro, às 11h20, no Auditório 1 do palco Future Congress – “A verdade sobre o IoT e o CaS – connectivity as Service: o novo cenário nacional”. As perspectivas sobre o IoT e o CaS (connectivity as a service), debate sobre o papel do 5G privativo, as novas funcionalidades como a rede ‘redcap’ que permite o desenvolvimento com chipsets mais acessíveis, e a capacitação do ecossistema IoT. Congresso Futurecom
Nesta edição, o Congresso Futurecom terá três trilhas de conteúdos e abordará novas verticais como mineração e utilities, que irão se juntar aos setores de agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.
A 24ª edição da feira vai conectar mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs.
Como líder na integração do universo TIC, o Futurecom facilita a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia. Seu objetivo é oferecer soluções de conectividade e acesso a tecnologias de ponta, além de insights estratégicos para líderes empresariais e empresas inovadoras em diversos setores da economia.
O Futurecom 2024 tem expectativa de superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados.
Anote na agenda:
Futurecom 2024
8, 9 e 10 de outubro
São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
9h às 18h
Mais informações e novidades: site e canal digital Futurecom
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Patricia Nunes Soares
soarespatricia174@gmail.com