A Promofarma, uma das principais redes de drogarias no Estado de São Paulo e que completa 60 anos em setembro, implementa em sua loja no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, o robô BD Rowa™. A tecnologia chega à operação para fortalecer ainda mais a estratégia de e-commerce da empresa, proporcionando maior agilidade no atendimento realizado pelos canais digitais.
Fabricado e distribuído pela BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica no mundo, o robô BD Rowa™ apresenta uma série de funcionalidades que torna a operação mais ágil e eficiente, sendo possível diminuir em até 33% o tempo gasto na busca por um produto, garantindo exatidão sobre a acuracidade de estoque, com o controle de vencimentos e perdas, além do ganho de espaço físico. Esta é a quarta rede de drogarias no estado a adquirir essa tecnologia, que aumenta a agilidade nos processos internos e no atendimento aos clientes ao selecionar e dispensar produtos em, aproximadamente, 10 segundos.
A Promofarma está entre as 20 maiores redes de drogarias do país, com 83 lojas na capital Paulista e na Região Metropolitana de São Paulo e com mais de 1500 colaboradores. Somente neste ano, a rede inaugurou dez lojas e planeja inaugurar mais cinco até o final de 2024. De olho no mercado que está em constante transformação e com foco em ampliar sua eficiência operacional, a rede está investindo em automação para aumentar a produtividade e melhor assertividade no estoque.
“O mercado está cada vez mais profissional além de inovador, e queremos fazer frente às grandes redes. Nosso grande objetivo é estar no ranking das dez principais redes de drogarias. Com a tecnologia do robô BD Rowa™ vamos acelerar, ainda mais, nossa experiência omnichannel e oferecer ao nosso cliente o melhor atendimento, com agilidade, economia e foco no crescimento sustentável, além de zelar pelo cuidado da saúde de todos. A inovação do robô é um marco dessa nossa fase além de simbólica por estar instalado em nosso bairro de origem”, afirma Nanci Nakano Fabris, CEO da Promofarma.
Além disso, com o propósito de tornar a jornada de compra ainda mais dinâmica e melhor atender, com exclusividade, clientes de outras regiões, a Promofarma centraliza em sua loja onde o robô está instalado um estoque que atende as demandas do e-commerce e da loja física, funcionalidade logística que, embora não seja perceptível aos consumidores, possibilita atender com ainda mais agilidade os pedidos realizados em seu e-commerce e aplicativo na região em questão. Dessa forma, o pedido é separado com mais assertividade e agilidade, otimizando o prazo de entrega. “Com a implantação do BD Rowa™, nossa expectativa é reduzir o tempo de entregas via delivery de 120 para 60 minutos. E na nossa loja física, nossos colaboradores estarão mais focados no atendimento ao cliente. Nosso intuito é inovar sem perder o atendimento humanizado”, finaliza Nanci Nakano.
O robô BD Rowa™ proporciona maior agilidade e segurança em atividades que tradicionalmente são feitas de forma manual e reduzem as possibilidades de erros e o tempo de execução por parte dos profissionais. “A proposta da automação visa aprimorar a precisão e eliminar processos que, na operação manual, não trazem ganhos e, consequentemente, aumenta a eficiência operacional que refletirá em toda a cadeia. Ainda, vale ressaltar que o robô BD Rowa™ veio para atender uma operação multicanal, com maior integração entre canais digitais e o atendimento em loja física”, explica Flávia Contin, gerente da unidade de negócios Medication Management Solutions (MMS) da BD.
Essa tecnologia de automatização de estoque pode aumentar as vendas das lojas até 7,3%, além de gerar 6,9% mais receitas de vendas e aumentar em até 14% o espaço para a exposição de produtos.
Como o robô BD Rowa™ funciona
O robô otimiza as práticas diárias de recebimento, armazenamento e dispensação de medicamentos, garantindo controle da operação e a agilidade no atendimento ao cliente. Com o recebimento da prescrição, o farmacêutico ou atendente insere os dados no sistema e, a partir deste primeiro passo, o robô opera em três fases: admissão, quando ele recebe, via sistema, todos os dados da prescrição; preparação, quando ele coleta na prateleira do próprio equipamento os medicamentos de acordo com a quantidade e dosagem; e dispensação, quando ele dispensa os medicamentos direto para o farmacêutico.
Presente no Brasil há 68 anos, a BD é uma das líderes globais em tecnologia médica e atua há cinco anos com automação no varejo farmacêutico. Atualmente, a companhia tem 15 robôs instalados em drogarias, centro de distribuição e farmácias de hospitais em seis estados e em breve será inaugurado em Santa Catarina. Até o final do ano, a companhia pretende ultrapassar a marca de 20 unidades do robô BD Rowa™ vendidos no país.
Informações para a imprensa | Máquina
bd.imprensa@maquinacohnwolfe.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA ARIANE DOS SANTOS
ariane.santos@maquinacohnwolfe.com