Today Informática
  • AI
  • FINANÇAS
  • APPS
  • COMPUTADOR
  • DIVERSOS
    • DICAS
    • ENTRETENIMENTO
    • GADGETS
    • HARDWARE
    • INOVAÇÃO
    • INTERNET
    • JOGOS
    • SOFTWARE
    • TUTORIAIS
  • NOTÍCIAS
  • SMARTPHONE
Facebook Twitter Instagram
Today InformáticaToday Informática
  • AI
  • FINANÇAS
  • APPS
  • COMPUTADOR
  • DIVERSOS
    • DICAS
    • ENTRETENIMENTO
    • GADGETS
    • HARDWARE
    • INOVAÇÃO
    • INTERNET
    • JOGOS
    • SOFTWARE
    • TUTORIAIS
  • NOTÍCIAS
  • SMARTPHONE
Today Informática
Home»NOTÍCIAS»O que é essencial para a construção de um varejo inteligente?

O que é essencial para a construção de um varejo inteligente?

Escrito por 21 de agosto de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Pinterest WhatsApp
Amou?
Facebook Pinterest WhatsApp

 
Por Adriano Sambugaro 
 
Assim como qualquer negócio, o varejo está em constante evolução, demandando cada vez mais métodos de integração e de inteligência que acrescente à experiência positiva dos consumidores. A tecnologia emergiu como uma grande aliada nesse cenário, impulsionando a eficiência e a transformação do setor.  
 
Além de aumentar a produtividade e proporcionar um atendimento personalizado aos clientes, a inteligência no varejo abrange também gestão de riscos, controle de processos e, claro, a conectividade. Assim, entender os elementos que constroem um varejo inteligente é essencial para a implementação oportuna da inovação nas operações.  
 
A tecnologia é uma peça fundamental 
Precisamos entender que para construir um varejo inteligente a integração de tecnologias avançadas é fundamental. Estamos falando de sistemas de gestão que permitem uma visão holística do negócio e facilitam o controle, a gestão e análise de processos em todas as lojas da rede, por exemplo. 
 
Garantir a visibilidade com indicadores do que acontece em cada loja, é garantir também processos operacionais com o mínimo de erros e de riscos, ampliando a eficiência e o valor estratégico do varejo. Os dados são, inclusive, a grande porta para que varejistas entendam melhor os comportamentos e as preferências dos consumidores, personalizando o ambiente físico do varejo para melhorar a experiência de compra.  
 
Do ponto de vista da gestão, o controle dos processos também é simplificado, visto que há tecnologias de monitoramento e sistemas de vigilância por vídeo e softwares de detecção de fraudes, furtos e erros que protegem um grande medo dos varejistas: a perda e os danos financeiros. 
 
Com dispositivos conectados de forma acessível e com a devida disponibilidade, o monitoramento pode ser feito em tempo real e, com isso, grande parte das perdas conseguem ser evitadas antes mesmo de surgirem. 
 
Por que a tecnologia ainda não é tão presente quando deveria? 
Se analisarmos o panorama de eficiência operacional de 2023 do varejo de supermercado realizado pelo ABRAS, por exemplo, enxergamos que 31% dos negócios da área não investiram na inteligência por falta de recursos financeiros e alto custo. Dentro dos 30% da categoria ‘outros’, a falta de planejamento, de importância e de atualização tecnológica são mais motivos. 
 
Ainda que as vantagens de um varejo inteligente brilhem aos nossos olhos, os desafios de implementação ainda geram dúvidas. Varejistas podem encontrar o custo das novas tecnologias como um obstáculo inicial e justificar esses investimentos torna-se difícil para eles. O receio da complexidade e demora da integração também é mais um ponto de alerta. 
 
No entanto, todo investimento em tecnologia, por mais simples que seja, vai proporcionar alguma melhoria na maturidade da operação varejista e o custo de financiamento para essa implementação é paga ao longo do tempo, já que as lojas terão suas perdas reduzidas e um aumento significativo da eficiência ao automatizarem e aplicarem inteligência aos processos.  Uma dica de ouro é solicitar ao parceiro de tecnologia um estudo de ROI, indicando como o investimento trará retorno ao longo do tempo. 
 
 
Considerando a era digital do mundo corporativo, resistir a essa mudança estagna a eficiência operacional das lojas e impossibilita uma escalabilidade saudável para o negócio e a fidelização de clientes.  
 
Dentro do varejo, a tecnologia é um artifício estratégico para a adoção de sistemas que controlam os riscos de erros operacionais, furtos e fraudes de forma que a gestão de frente de caixa e de estoque são aprimoradas e minimizam a perda do varejo. 
 
 
Por isso, é preciso enxergar a implementação não como um custo, mas como um investimento e procurar fornecedores especialistas no assunto para prover orientação, suporte e prevenção de riscos durante a implementação. O foco de um varejo inteligente deve estar direcionado para a adoção de uma estratégia tecnológica abrangente, priorizando uma melhoria operacional que reflita no relacionamento com os clientes e garanta a sustentabilidade do negócio em um mercado que se torna para vez mais competitivo.  
 
*Adriano Sambugaro é CEO da Inwave  
  
Sobre a Inwave   
A Inwave é uma empresa focada em soluções inovadoras e inteligentes voltadas ao mercado de varejo. Com mais de 15 anos de experiência, a Inwave conta com seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, para decifrar as últimas tendências tecnológicas e encontrar novas formas de revolucionar o mercado varejista. Com o foco no desenvolvimento, a Inwave traz soluções que auxiliam o varejista a reduzir perdas, melhorar a experiência de compra e a transformar toda a gestão de varejo. Alguns clientes Inwave são Carrefour, Super Nosso, Cencosud, Muffato, Villefort, Super Adega, Supermercados Andreazza, Nike, Centauro, Riachuelo, Lacoste, Torra e dezenas de outras redes no Brasil, além de varejistas na Europa e América Latina.   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEPHANIE FERREIRA
[email protected]

Curtiu? Salve ou Compartilhe Facebook Pinterest WhatsApp
Post AnteriorCom uso de novas tecnologias, estelionato sentimental fica mais sofisticado e se torna desafio até para bancos
Próximo Post Tecnologia na contratação de RH: como ir além da seleção?

Você também vai gostar!

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

Abrint 2025: WDC apresenta inovações no portfólio para ISPs e reforça atuação na área de serviços gerenciados

Mensagens Sustentáveis: Como uma comunicação mais inteligente reduz sua pegada de carbono digital

RSA Conference 2025: A Nova Era da Cibersegurança — Colaboração e IA Agêntica em Foco

Cibercriminosos usam IA e falsas vagas de trabalho para aplicar golpes, alerta Redbelt Security

EM DESTAQUE

Abrint 2025: WDC apresenta inovações no portfólio para ISPs e reforça atuação na área de serviços gerenciados

8 de maio de 2025

BWS IoT revoluciona o mercado de rastreamento com tecnologia inédita para proteção de ativos

8 de maio de 2025

Campanha "iFood é tudo para mim" consolida a empresa como uma plataforma de conveniência multicategoria

8 de maio de 2025

UP2Tech lança MWA, inovação em conectividade na ABRINT 2025

8 de maio de 2025

O elo perdido da transformação digital

8 de maio de 2025
NOVIDADES

Teachy é premiada no maior evento de tecnologia e inovação para Educação da América Latina

8 de maio de 2025

EXPOMAFE 2025: Desafio de Ideias SENAI-SP foca em soluções sustentáveis para a indústria

8 de maio de 2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
© 2025 Today Informática

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.