Rio se consolida como polo de inovação com lançamento de Manifesto no Rio Innovation Week
Reitor do Ibmec RJ destaca a importância deste manifesto, reforçando a vocação que a cidade tem por ser a segunda cidade que mais forma doutores no Brasil
Durante o Rio Innovation Week (RIW), realizado entre os dias 13 e 16 de agosto de 2024 no Píer Mauá, foi lançado o manifesto “Rio, Capital da Tecnologia e Inovação Brasileira”, que visa consolidar o Rio de Janeiro como um polo de inovação no Brasil. O evento, que já é um marco na agenda de tecnologia da América Latina, reuniu acadêmicos, investidores, empreendedores e representantes do setor público, todos comprometidos em promover o desenvolvimento econômico sustentável através da transformação da produção acadêmica local em negócios bem-sucedidos.
O Ibmec participou ativamente do evento com diversas atividades, dentre elas a Jornada Gamificada, uma ação que ofereceu desde a distribuição de brindes, como carregadores portáteis e garrafinhas personalizadas, até a chance de startups apresentarem suas ideias em um pitch para os mentores do programa de aceleração da marca, o Ibmec Hubs. Para Samuel Barros, reitor do Ibmec-RJ o RIW é o maior evento da América Latina que aborda esse tema de inovação.
“O Rio apresenta uma enorme concentração de instituições de ensino e pesquisa de renome, sendo a segunda que mais forma doutores no Brasil, atrás apenas de São Paulo. Essa qualidade do capital humano é essencial para o desenvolvimento de um ecossistema inovador. A participação do Ibmec nesse Pacto demonstra nosso compromisso com a Inovação, nossa preocupação com o crescimento e o fortalecimento econômico da cidade. Para nós é um movimento muito importante”, explica Barros.
O manifesto, que surgiu como um desdobramento do RIW, propõe compromissos como a formação de uma nova geração de inovação por meio da colaboração entre academia, empresas e governo, além de garantir o acesso às oportunidades e promover a equidade. A integração dos diversos atores do ecossistema é vista como fundamental para potencializar o impacto da inovação, desde as ideias nas universidades até a escalabilidade das startups. O documento também enfatiza a importância da promoção da inovação de forma responsável, buscando soluções que conciliam o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
Além disso, o documento traça objetivos claros, como transformar o Rio em um destino atraente para investidores e desenvolver soluções inovadoras para desafios como saúde, educação e mobilidade. A participação do Ibmec no pacto é um indicativo do papel ativo que uma instituição pretende ajudar nesse processo, alinhando sua missão com os objetivos do manifesto.
Este documento é um chamado à ação para transformar o potencial do Rio de Janeiro em realidade, unindo esforços para estimular o desenvolvimento de empreendimentos que gerem valor para a cidade. A colaboração entre academia, governo e setor privado é essencial para que o Rio se torne um verdadeiro epicentro de inovação no Brasil.
Apoiam esse manifesto: 1. Alexandre Street – Professor Eng. Elétrica PUC-Rio 2. Alexandre Vermeulen presidente Invest.Rio 3. Bruno Flach – Diretor de Research IBM 4. Chicão Bulhões – Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico 5. Cristiane Moura – Gerente Senior de Inovação e Sustentabilidade – BIP Consulting 6. Daniel Barros – CEO Maravalley 7. Daniel Marigliano – Head de Alianças FCJ Group 8. Francine Tavares – Consultora de Pesquisa e CEO Dobra 9. Klena Sarges – Pesquisadora FioCruz 10. Marcelo Viana – Diretor Geral do IMPA 11. Márcio Portes de Albuquerque – Diretor do CBPF 13. Moisés Swirski – co-fundador MSW Capital 14. Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 15. Romildo Toledo – CEO Parque Tecnológico UFRJ 16. Samuel Barros – Reitor IBMEC.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELLE FRANCA DE MENEZES VIEIRA
danielle.franca@danthi.com.br