Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial (IA) se tornou onipresente no nosso dia a dia. E a perspectiva é de que se expanda cada vez mais. Empresas de todos os setores estão prevendo diversas oportunidades de inovação com essa tecnologia e, por isso, têm feito investimentos significativos em soluções de IA. Em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023, de acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey.
Nas áreas de segurança e vigilância, a adoção de algoritmos inteligentes e redes neurais permitiu que os sistemas integrados realizassem detecções e identificações muito mais precisas. Um exemplo é o reconhecimento facial, que permite a detecção automática de características pessoais; o reconhecimento de placa de veículos — em movimento ou não; e a identificação de situações de perigo e cruzamento de dados em tempo real.
Mas o que é Inteligência Artificial? É uma simulação das percepções humanas por meio de sistemas eletrônicos para aprimoramento de processos, produtos e serviços nas mais variadas aplicações, como, por exemplo, reconhecimentos visuais e de movimento no universo da segurança eletrônica.
Uma das maneiras de aplicação da inteligência artificial é a análise inteligente de vídeo realizada, por exemplo, com ajuda de câmeras de monitoramento como os modelos de câmera IP. Com esse tipo de análise é possível maior precisão e velocidade na hora de detectar uma ocorrência e neutralizar possíveis ameaças.
Ela é feita a partir da captação de imagens unida a uma programação personalizada baseada na observação de padrões, objetos, formas e movimentos em uma área monitorada. É possível detectar intrusões, cruzamento de linha, entrada na região, saída na região, abandono e retirada de objetos.
“A Inteligência Artificial tem possibilitado que a área da segurança eletrônica alcance um outro patamar de confiabilidade com resultados muito expressivos, mais eficiência e mais segurança para seus usuários”, avalia o CEO da Veolink, Claudio Gaspari.
Saiba mais sobre alguns tipos de reconhecimento por IA:
Reconhecimento facial
O sistema de reconhecimento facial é uma técnica que se baseia nas características únicas do rosto de cada pessoa, entendendo que todos têm um padrão facial. Com essas informações, a inteligência artificial cruza os dados captados com outros previamente cadastrados no banco de dados do sistema, possibilitando a identificação do indivíduo.
Aliado a outras estratégias de segurança, o reconhecimento facial garante um alto nível de proteção, praticidade e agilidade aos processos corporativos.
Reconhecimento de placas de veículos
Esse sistema atua no reconhecimento e na identificação de veículos, por meio da leitura automática de placas e cruzamento de informação com um banco de dados. Aqui, a inteligência artificial é uma solução efetiva para gestão de trânsito, segurança e vigilância privada e pública, além de pedágios e estacionamentos.
Sobre a Veolink
A Veolink é uma empresa do Grupo Graber que atua no Brasil desde 1958, e no segmento de segurança eletrônica desde 1982. É reconhecida nacionalmente como líder inovadora de soluções de tecnologia e serviços de engenharia correlatos.
Possui cinco sedes no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e São Carlos e inaugurou em fevereiro deste ano sua nova filial em Goiânia.
A empresa realiza operações de engenharia (análise de risco, projeto, instalação e manutenção) em todos os estados da Federação, além de possuir uma área de inovação e de P & D especializada em soluções customizáveis e soluções completas de Ti e Telecon.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTIANE FABIOLA MIRANDA MALHEIROS
cristianemalheiros2014@gmail.com