O uso da Inteligência Artificial está se propagando em todos os setores da economia global, e na arquitetura e design de interiores, a adesão representa um índice expressivo. A pesquisa mais recente do RIBA (Royal Institute of British Architects), divulgada no 1º trimestre de 2024, informou que 41% dos profissionais britânicos já implementaram a tecnologia na rotina de trabalho.
Outro resultado verificado no levantamento foi de que, 57% dos entrevistados acreditam que a ferramenta tecnológica deve aumentar a eficiência no processo de design. Nos Estados Unidos, a perspectiva também é positiva: do total de 1200 arquitetos e designers questionados pela plataforma Arch Daily, 67% relataram que ficaram mais satisfeitos com a qualidade das renderizações geradas por IA, no estágio inicial dos projetos.
Além disso, especialistas no setor afirmam que a tecnologia vem demonstrando impactos significativos em construções de edifícios e projetos internos. As contribuições mais relevantes da IA, na avaliação dos profissionais são: edifícios mais inteligentes, com acessibilidade e eficiência energética eficientes.
A coordenadora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Design de Interiores do Senac São Paulo e EAD, Ana Paula Coelho de Carvalho, acrescenta que a tecnologia contribuirá em vários aspectos do processo projetual. “Desde as questões mais técnicas, oferecendo maior precisão e rapidez nas operações, até as etapas de elaboração de testes com diferentes materiais ou modelos virtuais. Nesse sentido, as funcionalidades mais utilizadas no momento, são verificadas nas áreas de renderização e modelagem”.
Soluções personalizadas para Arquitetura e Design de Interiores
Na avaliação da especialista do Senac EAD, as tecnologias que oferecem maior proximidade com a realidade virtual e o design generativo colaboram para que, cada vez mais, novas soluções utilizando IA sejam experimentadas. “É importante acrescentar que a personalização dos espaços e as particularidades de cada projeto podem ser vivenciados por meio da realidade aumentada. Desse modo, os ajustes são feitos com maior velocidade”.
Contudo, é importante esclarecer que a IA não é responsável pela conceituação dos projetos, e sim, a ferramenta facilitadora no processo de elaboração. As soluções já são empregadas em protótipos textuais e imagéticos, na compatibilização de dados técnicos e orientativos e no cruzamento das informações, obtidas de maneira mais rápida e precisa.
“Com a colaboração de tecnologias combinadas, as tomadas de decisões são mais ágeis e os riscos reduzidos. Outro ponto relevante para arquitetos e designers é a redução na realização de tarefas repetitivas. Dessa maneira, os responsáveis pelo projeto podem se dedicar a outras etapas de trabalho, como: orçamento, planejamento, organização e análise dos dados que serão utilizados nos serviços”, observa a educadora.
Quais soluções de IA são mais usadas nos projetos arquitetônicos?
Os profissionais de Design de Interiores estão confiantes que o uso da IA vai otimizar as tarefas especializadas, entre as quais: geração de layout, estudos de viabilidade e análises de código de construção e eficiência energética. De acordo com a Chaos Enscape, empresa alemã no ramo de visualização 3D, mais de 34% dos especialistas comprovaram os benefícios nos processos de design.
No cenário nacional, os sistemas mais empregados em obras de design de interiores e arquitetura, são:
– Iluminação integrada a sistemas inteligentes com reconhecimento de voz, iluminação natural, período do dia e presença de pessoas;
– Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) para definição de escolha dos ambientes;
– Testes e visualização virtual de ideias e referências sugeridas nos projetos;
– Otimização de processos mecânicos e redução de falhas ou erros na execução dos serviços.
Cursos de Design com foco em tecnologia e sustentabilidade
No início do 2º semestre, o Senac EAD lançou seis novos cursos de extensão universitária, com aulas ao vivo e focados nas principais tendências do setor para 2025. As inscrições já estão abertas com turmas previstas para o início de setembro e outubro.
Entre os títulos oferecidos, estão:
– Biofilia para Interiores
– Economia Criativa e Políticas Públicas
– Fundamentos de Experiência do Usuário: UX Design e User Interface
– Modelos de Simulação em Iluminação utilizando o Software Dialux
– Portfólio para interiores: da concepção à apresentação
– Sustentabilidade para projetos de interiores
Um dos títulos é uma ótima opção para profissionais ou acadêmicos que desejam aperfeiçoar os conhecimentos em Design, alinhados às mais recentes tecnologias do setor: Modelos de Simulação em Iluminação utilizando Software Dialux.
Vale acrescentar que o aluno aprenderá a analisar diferentes espaços e propor a iluminação mais adequada, a partir do uso do software Dialux. Além disso, compreenderá os aspectos geográficos de onde a edificação está inserida e as particularidades de usos em cada ambiente e de seus usuários, propondo modelos de iluminação por meio dos recursos desse software.
Ficou interessado? Aproveite para acessar o site do Senac EAD e conferir os detalhes dos demais cursos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
aline.silva@inpresspni.com.br