Aconteceu na última semana, em São Paulo, a primeira edição do “IA Session”, evento que nasce para reunir importantes lideranças e debater o uso da inteligência artificial no mercado. O encontro foi realizado pelo Grupo Deal, consultoria de serviços de tecnologia, em parceria com a Oracle, e contou com a presença de mais de 40 líderes de diversas empresas do mercado, que abordaram o potencial da IA para otimizar processos e escalar a eficiência operacional.
Apresentado por Douglas Costa, CTO da Deal, o evento provocou o debate sobre como a IA generativa está remodelando as indústrias globais, com palestras da Notco, BDM e Oracle. Em sua fala, Douglas mostrou como funciona uma esteira de adoção e implantação de Inteligência Artificial generativa, dando como exemplo o processo de implantação de uma LLM (modelo de linguagem grande) e abordou um grande gap do mercado: o anseio das empresas em terem soluções com IA, mas não usarem a tecnologia e processos para mensurar resultados, com indicadores técnicos, de adoção e de negócio. Um dos dados de mercado apresentados pelo executivo mostra que a IA generativa pode agregar até US$ 4,4 trilhões de valor à economia global anualmente, segundo relatório da McKinsey.
Andre Weinmann, CEO da NotCo, referência em inovação de alimentos, realizou a palestra “Como a IA pode revolucionar os negócios e criar novos mercados”, apresentando o Giuseppe, IA proprietária desenvolvida pela equipe da NotCo para entender a estrutura molecular dos alimentos de origem animais e recriá-las usando uma composição a base de plantas. Com a solução, 14 patentes já foram aprovadas. “Com o Giuseppe, criamos produtos como NotMayo, NotMilk, NotIceCream, entre outros”, compartilha Weinmann.
Deric Ferreira, sócio fundador da BDM, empresa de IA para negócios, também esteve presente no “IA Session” com a palestra “Como otimizar processos e escalar a eficiência operacional”, com sua IA proprietária, o Louis, que já realizou o processamento de 1 milhão de documentos. A ferramenta, que conta com mais de 40 idiomas integrados, permite a interpretação de dados despadronizados, como documentos manuscritos, chamadas telefônicas e análise de imagens. “Com a análise de documentos complexos por meio da IA, economizamos R$ 28 milhões de um cliente, além de gerar uma economia de 40% do tempo médio de análise”, conta.
Já Breno Comin, Engenheiro de solução da Oracle, trouxe um overview de soluções oferecidas pela companhia com o uso da IA. A companhia oferece 3 tipos de solução: Infraestrutura OCI, focada na performance e escalabilidade de processadores com baixo custo; Utilização de Linguagem Natural para Interação com Dados Privados da Companhia e os Serviços cognitivos pré-treinados e prontos para consumo e integração com as mais diversas plataformas.
“Ainda estamos descobrindo o futuro da IA, mas debater ela em eventos como esse, ao lado de importantes nomes do mercado que são cobrados por resultados, nos trará a resposta”, conclui o CTO da Deal. O próximo IA Session acontecerá na sede do Google, ainda no mês de setembro.
Sobre a Deal
A Deal é uma consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital. Com equipes de especialistas multidisciplinares, a empresa atua com foco em projetos para a jornada digital, sempre adaptada às necessidades do cliente a fim de cocriar soluções criativas e inteligentes, desde a fase de estratégia até a implementação técnica. Com quase 20 anos de atuação no mercado brasileiro, a Deal conta com grandes marcas clientes em seu portfólio, entre elas, B3, Getnet Brasil, BV, Nubank, Veloe, Travelex, Banco Pan, HSBC, Vertem, C6 e Porto Seguro.
Em 2015, a Deal adquiriu a startup ManyToOne e, em 2020, a Blue Digital. Nos últimos anos, a companhia recebeu o selo ISG Provider em várias categorias, em 2023 foi classificada como líder em Digital Transformation, Data Science, Data Engineering e Data Management. Também em 2023, a empresa anunciou um spin-off do segmento de martech, a Alot. Em 2024, a Deal realizou um aporte na fintech Baasic, especializada em serviços de embedded finance, e também a aquisição da O2B, empresa com foco em produtos e soluções de Cloud, e da Sysvision, consultoria multinacional de Data Management, Analytics e soluções de IA. Pela quinta vez consecutiva, a companhia recebeu a certificação Great Place to Work (GPTW), com o título de uma das melhores empresas para se trabalhar.
Mais informações em https://www.deal.com.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATALIE CARATTI DA CUNHA
natalie@hercogcomunicacao.com.br