Hoje, 19, e amanhã, 20, ocorre em São Paulo o maior encontro de desenvolvedores de software da América Latina, a 18º edição do The Developers Conference (TDC), que teve início no dia 18 de setembro, com o tema “Tecnologias para Negócios Transformadores”. O evento, que ocorre no centro de eventos Pro Magno, das 9h às 19h, em modelo híbrido, terá como tema central o impacto da Inteligência Artificial no setor de tecnologia, e também conta com novidades como o Fórum de Computação Quântica, laboratórios práticos sobre web3 e blockchain e ações de ESG. Além disso, grandes empresas estão entre os patrocinadores e apresentarão novidades no evento.
É o caso da RavenDB, banco de dados NoSQL de alta performance, que vai lançar oficialmente a nova versão 6.2 no primeiro dia do TDC. A marca expande sua parceria com Elemar Jr., embaixador oficial da RavenDB e fundador da Eximia.co, que oferecerá suporte e treinamento em português. Além disso, fortalece sua atuação no Brasil com as parcerias da LeadSoft, especialista em arquitetura DDD, e da L.Spot, consolidando sua presença em grandes projetos nacionais.
O BTG Pactual marca presença pelo terceiro ano consecutivo no TDC, com o #btgfaztech, participando ativamente dos três dias de evento com apresentações de cases e projetos inovadores, tanto nas trilhas online quanto presenciais. Entre os temas em destaque, serão abordados casos de machine learning, inteligência artificial, oportunidades do Drex, trilhas completas sobre produtividade e performance, e gerenciamento de workloads complexos.
Além disso, o banco terá uma programação especial dedicada às mulheres, com a iniciativa #elafaztech, que discutirá temas como web3, arquitetura de microsserviços em nuvem, metodologia APAVA e os desafios em tecnologia. O BTG também estará presente com um estande no evento, oferecendo ativações e trocas com profissionais da área. Atualmente, o BTG Pactual possui cerca de 100 vagas abertas em suas equipes de tecnologia, e o evento também é uma oportunidade de ter contato com profissionais.
O Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança) vai patrocinar a trilha de Software Security e o Hub de Mentorias. Nessa trilha, haverá um momento de apresentação do Instituto e, no hub, o professor Rajesh (Raj) Montoya Rani irá participar em alguns momentos, como mentor. “Como a primeira faculdade de engenharia e tecnologia do Brasil com ensino 100% baseado em projetos, é um privilégio patrocinar eventos que discutam caminhos práticos para os profissionais de TI. Buscamos estar sempre próximos do setor e, em sintonia com a trilha de software security do TDC, lançamos em agosto uma pós-graduação em cibersegurança, para explorar os desafios e soluções para desenvolver tecnologias mais seguras e eficazes”, diz Victor Machado, coordenador de pós-graduação do Inteli.
Outra empresa que marca presença no TDC é a KingHost, empresa que oferece soluções digitais, como hospedagem. No estande localizado no Community Lounge, área aberta para receber as comunidades de TI, meetups, reuniões, mentorias e oportunidades de empresas parceiras, que possui sua própria trilha de conteúdo, os participantes poderão interagir com o time técnico de infraestrutura e comercial, com demonstrações práticas dos produtos, como as soluções de servidores VPS e hospedagem especializada, além de tirar dúvidas técnicas e ter consultorias rápidas.
A empresa terá uma ação de engajamento com os participantes do evento, com brindes exclusivos: “O Golden Ticket Tecnológico”. Inspirado no famoso Golden Ticket (A Fantástica Fábrica de Chocolate), os participantes buscarão “vouchers premiados” escondidos pelo evento. Cada voucher representa um brinde exclusivo da KingHost, que deverá ser retirado no balcão localizado na Community Lounge.
A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, marca presença do TDC 2024 em dois espaços: no Impact Lounge, onde apresentará suas iniciativas voltadas para ESG, Diversidade e Inclusão; e no Community Lounge, onde especialistas da TOTVS estarão disponíveis para falar sobre diversos temas, como Web e Desenvolvimento; Dados e Inteligência Artificial Cloud; Devops e Segurança. Nos dois espaços, os interessados poderão conversar com o time da TOTVS para saber mais sobre as oportunidades na companhia.
A Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, líder em telecomunicações no País, com 114,7 milhões de acessos (2T24), estará no TDC presencial e no formato online do evento. Neste último, a companhia disponibilizará trilhas tech focadas no aprendizado do público, que pode participar de forma gratuita, e, entre as temáticas, estão Arquitetura e Cibersegurança; UX/Design e Inteligência Artificial. No estande físico da marca, consultores vão tirar dúvidas sobre como é trabalhar com tecnologia na Vivo, além das possibilidades de carreiras. Com o propósito de “Digitalizar para Aproximar”, a Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, energia, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atualmente, possui cerca de 33 mil colaboradores.
A Sigma Software vai levar para seu estande no TDC a presença de diversos profissionais da empresa, como a Head de Operações Latam e Head do escritório Brasil, assim como alguns desenvolvedores do time + Tech Recruiters para atendimento e trocas de experiências com os profissionais do setor de tecnologia. A empresa promete também movimentar o espaço com ações como sorteios de brindes especiais via interação pelo Kahoot e uma disputa jogando Nintendo 64, com um vencedor por dia, que também ganha premiação. O estande terá um Lego vinculado ao tema de inspiração “videogames” para montagem junto com os participantes do evento, além de outras ações.
A SuperViz levará para o TDC São Paulo uma experiência interativa para demonstrar a sua capacidade de sincronização de dados em tempo real. Será apresentado um jogo, que acontecerá no celular de cada participante, onde, com o auxílio da Inteligência Artificial Generativa, eles poderão combinar elementos básicos como Água, Fogo, Terra e Ar para criar itens inéditos como Planta e Café. Claro que a ação terá um toque voltado para desenvolvedores, o que deixará a experiência muito mais divertida. Além de facilitar a adição de componentes de colaboração e videochamadas em aplicativos, a plataforma da SuperViz oferece um sistema robusto para exibir em tempo real tudo o que está acontecendo. No TDC, a empresa irá mostrar os novos elementos que estão sendo descobertos e a quantidade de pontos de cada jogador. Essa visualização em tempo real demonstrará de forma prática como a tecnologia da SuperViz pode ser aplicada em cenários do mundo real.
A 4.events também é uma das empresas que estará no TDC, para levar suas soluções para produção de eventos, como o aplicativo que tem uma gama de funcionalidades projetadas para engajar participantes, apoiar patrocinadores e fornecer métricas em tempo real para produtores. A intenção é demonstrar que a 4.events é capaz de atender de ponta a ponta todas as dores dos produtores de eventos A empresa tem clientes como o próprio TDC, além de feiras como Beauty Fair, Campus Party e Smart Cities Expo.
Diversidade em foco
As empresas e o TDC também apostam em ações de diversidade para promover a inclusão de grupos sub-representados no setor de tecnologia. A KingHost, em parceria com a organização do TDC 2024, promove o Programa +Diversidade, oferecendo mais de 40 ingressos gratuitos para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e profissionais com mais de 50 anos. Além disso, a empresa incentiva a participação de comunidades de tecnologia focadas em diversidade, premiando aquelas com maior número de inscritos. Essa iniciativa visa garantir que todos tenham a oportunidade de participar e se beneficiar das discussões e inovações apresentadas no TDC.
Também por meio do programa do TDC “+Diversidade”, a TOTVS vai patrocinar a ida ao evento de 25 alunos do Instituto da Oportunidade Social (IOS), instituição sem fins lucrativos da qual a empresa é fundadora e mantenedora ao lado de outras empresas comprometidas com a formação das juventudes brasileiras. O IOS oferece formação profissional gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social com foco em promover a empregabilidade desses talentos, apoiando-os na inserção no mercado de trabalho.
A Stone oferece 75 ingressos gratuitos para o TDC, com foco em grupos sub-representados, para pessoas que desejam crescer na área de tecnologia. O objetivo é colaborar no desenvolvimento de habilidades em tecnologia, aumento da rede de contatos e impulsionar carreiras, com acesso exclusivo ao maior evento de tecnologia do Brasil.
O Impact Lounge é um espaço que trará à tona todas as iniciativas de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) do TDC. Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o evento irá levar gratuitamente 75 pessoas de grupos sub-representados dentro do setor de tecnologia para a edição de São Paulo. Apesar do aumento das iniciativas para diversidade e inclusão na área de TI, as mulheres e pessoas negras ainda são minoria entre as lideranças do setor, conforme indica o Panorama da Liderança Tech no Brasil 2023/2024, da Strides Tech Community. “Nós queremos mudar esses dados e queremos que as pessoas saibam que podem estar presentes onde quiserem. O TDC é um espaço onde todos devem se sentir incluídos, ainda mais em uma área tão importante como a de tecnologia”, pontua Yara Mascarenhas, Diretora Geral do TDC.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LITIANE MARGUERITA KLEIN DE OLIVEIRA
litiane.oliveira@dialetto.com.br