Uma formação que assegura conhecimentos em robótica oferecida de forma gratuita e que pode fazer muita diferença para um começo de carreira. Esta é a proposta do programa Escola do Amanhã, que está com inscrições abertas para duas novas turmas. O programa é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nilo Peçanha e Mecatrônica) e Prefeitura, e voltado a jovens entre 14 e 16 anos.
As inscrições devem ser feitas junto à direção das escolas municipais participantes do programa até o dia 27 de setembro. As aulas se iniciam no dia 7 de outubro e se estendem até 4 de dezembro. As duas turmas abertas representam 60 novas vagas na Escola do Amanhã.
As aulas vão ocorrer no Senai Nilo Peçanha e seguem a metodologia Lego Zoom, do conhecimento adquirido a partir da prática e de forma lúdica e interativa. Os alunos vão aprender sobre introdução à robótica, vão conceber, criar robôs em impressora 3D e os fazerem vencer desafios. Ao final do curso, os estudantes vão saber como medir, projetar, fabricar, programar e implementar soluções. Além disso, receberão conhecimentos na área de educação financeira, por meio de parceria com a Sicredi, vão participar de visitas técnicas a indústrias, poderão ouvir palestras e conversar com profissionais. O programa inclui, ainda, dicas sobre prevenção à violência e ao uso de drogas, por meio de parceria com as polícias Civil e Militar.
De acordo com o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, a intenção é que até o final deste ano, quase 700 estudantes estejam formados na Escola do Amanhã. “O programa representa não só oferecer a formação técnica, o que é muito importante, mas também abrir oportunidades para esses jovens. É uma excelente alternativa de aprendizado e de futuro para muitos adolescentes. Significa aproximá-los das empresas e que esse conhecimento possa ser aplicado depois, na prática, como o começo de uma carreira promissora. Queremos que esses jovens se sintam motivados e vejam as indústrias como a sua escolha profissional, onde possam se desenvolver, inovar e ajudar a construir o futuro”, afirma.
Serviço:
O quê: programa Escola do Amanhã abre duas novas turmas;
Quando: inscrições devem ser feitas até o dia 27 de setembro;
Inscrições: junto às direções das escolas municipais participantes indicadas pela Smed;
Onde: As aulas serão ministradas no Senai Nilo Peçanha, de 07/10 a 04/12.
SOBRE O SIMECS
Com 66 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Victoria Carneiro Xavier
vicxdinamica@gmail.com