Com uma estimativa de movimentar US$ 45,7 bilhões no mundo até 2027, segundo projeções da Markets and Markets Research, o setor de supply chain segue em curva de ascensão quando o assunto é transformação digital.
Prova disso é o levantamento da IBM Institute for Business Value (IBV) feito com 1,5 mil gestores de supply chain, o qual revelou que 47% deles introduziram novas tecnologias de automação nos últimos dois anos para adicionar previsibilidade, flexibilidade e inteligência às operações da cadeia de suprimentos e transportes.
Diante desse cenário, a multinacional de tecnologia Softtek se uniu com a Blue Yonder, a plataforma nº 1 para a digitalização de cadeias de suprimentos, na organização de um evento para apresentar as principais tendências tecnológicas em alta para o setor.
Realizado na capital paulista no mês de agosto, o evento reuniu especialistas e lideranças de empresas de referência no mercado como AB Mauri Brasil, Bridgestone, Ford Brasil, General Motors, Grupo Heineken, Grupo Petrópolis, Ingredion Incorporated, Marimex, Novelis, P&G (Procter & Gamble) e Unilever.
“Achei os assuntos apresentados bastante interessantes. São soluções que já temos dentro da nossa empresa, mas sempre buscamos ampliar sua utilização, tanto verticalmente quanto horizontalmente, visando inovação e previsibilidade com foco no futuro”, conta Marcelo Luis Piva, South America Material Planning and Logistics Director na Ford Motor.
Tecnologias em alta
Entre os principais temas discutidos durante o evento, destaque para como as soluções de IA, machine learning, computação em nuvem e robótica estão revolucionando a transformação digital dos negócios por meio da cadeia de suprimentos.
“Nós estamos desenvolvendo um projeto bem específico em nossa empresa, e, aqui no evento, conseguimos ter contato com um conjunto de soluções bem direcionadas e precisas para diferentes cenários. Foi uma oportunidade bem interessante de ter uma noção do todo, e nos informar com o que realmente precisamos saber”, diz João Vitor Romão, consultor de inovação digital na Ingredion Incorporated.
Já para Larissa Moura, analista de excelência em Supply Chain e Suprimentos na Novelis – empresa que está em fase final de implantação do projeto TMS (Transportation Management System), desenvolvido pela Blue Yonder e Softtek –, o encontro proporcionou não só discussões sobre novos negócios, como troca de ideias e novos aprendizados.
“Além de conhecer outras soluções que estão sendo utilizadas pelo mercado, eventos como esse também são oportunidade para conhecermos outras empresas e fazermos um benchmarking de outros setores, soluções e mercados”, conta Larissa.
Mercado em movimento
Em meio a desafios como atendimento de demanda cada vez mais pulverizada e com prazos mais curtos, cadeias de suprimentos mais complexas e globais e maior incerteza na previsão de demanda, motivada pelas mudanças de hábitos de consumo, alterações climáticas e variabilidades econômicas, o setor de supply chain tem encontrado na tecnologia soluções que visem tornam a área cada vez mais estratégica para os negócios.
Segundo dados da McKinsey, a transformação digital em supply chain pode gerar de 40% a 80% de agilidade nas tomadas de decisão.
“Este tipo de evento possibilita trocas fundamentais não só para empresas de diferentes setores, mas com dores similares, como para as empresas em diferentes níveis de maturidade de implantação das soluções apresentadas. No nosso caso, por exemplo, nós já adotamos algumas soluções e seguimos em busca de outras novidades que nos ajudem a aprimorar nossa área cada vez mais”, diz Fabio Mena, CoE Global para logística e distribuição da Ingredion.
Para Ana Dividino, vice-presidente de Negócios da Softtek Brasil, essas trocas de ideias entre clientes e parceiros também são propulsoras do próprio avanço da tecnologia, visto que buscam entender as principais necessidades das empresas a fim de propor soluções personalizadas para o que elas precisam.
“Estamos vivendo uma era digital que transforma o comércio e o consumo, gerando consumidores mais conscientes e exigentes. A evolução do e-commerce e do modelo omnichannel destaca a importância da digitalização nas cadeias de suprimentos, proporcionando maior precisão, transparência e agilidade nos processos logísticos. Quando bem planejada, essa digitalização otimiza a gestão, reduz custos e aumenta a satisfação do cliente. Assim, é crucial que as empresas avaliem suas necessidades antes de adotar novas tecnologias, pois a tendência de investimento nesse setor é crescente, e a transformação digital deve ser iniciada quanto antes para garantir competitividade no mercado”, diz Dividino.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELLY SIQUEIRA DE SOUZA
michelly.siqueira@vianews.com.br