Um relatório da UNICEF revela que crianças que não recebem atenção e suporte adequado dos pais ou responsáveis estão mais propensas a desenvolver problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade. Além disso, o abandono digital, caracterizado pela falta de monitoramento das atividades online das crianças, tem sido identificado como um fator contribuinte para a exposição a conteúdos inadequados e ao cyberbullying.
A violência nas escolas é um fenômeno preocupante que afeta alunos, professores e a comunidade escolar como um todo. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram que cerca de 150 milhões de estudantes, de 13 a 15 anos, relataram terem sofrido algum tipo de violência na escola em 2018. No Brasil, uma pesquisa do Instituto Sou da Paz e da Unicef indica que quase 40% dos estudantes brasileiros já foram vítimas de algum tipo de agressão física ou verbal nas escolas.
Olhando para esses dados, a ONG Bandeiras Brancas, reconhecida por campanhas contra pedofilia e alcoolismo, com mais de 20 prêmios internacionais, lançou uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e combater problemas que afetam as crianças, adolescentes e a sociedade.
A peça, criada por Ricardo Montenegro, Sócio/Diretor de Criação da agência Tipz e Brunno Barbosa da agência e produtora Mr. Da Vinci, traz à tona as consequências que o abandono digital e a falta de controle parental podem ter na vida dos jovens e adolescentes. Além disso, o vídeo também destaca a violência nas escolas.
“Esta campanha é um chamado à ação, um lembrete de que a proteção e o cuidado com nossas crianças e adolescentes não podem ser terceirizados para a tecnologia. É necessário um envolvimento ativo dos pais e da sociedade para garantir um ambiente seguro e saudável, onde o abandono digital e a violência não tenham espaço. Queremos que essa mensagem seja compartilhável e mobilize famílias em todo o país a refletirem e agirem em prol de um futuro melhor para essa nova geração.” afirma Montenegro, diretor criativo da campanha..
“Através dessa campanha, a ideia é alertar pais e mães sobre os cuidados junto aos filhos, mostrando que carinho e proteção ainda é maior do que qualquer coisa desenvolvida pela inteligência artificial para as crianças. Nossa mensagem é um alerta, uma campanha que traz mensagens como abandono familiar, controle parental, bullying, bem-estar emocional, abandono digital e violência escolar. Assuntos para serem debatidos na mídia e no dia a dia familiar”, afirmou Barbosa.
A ONG Bandeiras Brancas tem se empenhado em promover a paz e a não-violência nas escolas e comunidades por meio de campanhas criativas educativas e iniciativas de apoio às vítimas de violência. A nova campanha, se alinha aos objetivos da organização, e tem o intuito de engajar cada vez mais pessoas na causa da paz e da não-violência.
A campanha está sendo divulgada em diferentes meios de comunicação e redes sociais, e em breve deve chegar aos cinemas. A expectativa é de que ela alcance um grande público e consiga sensibilizar a todos sobre a importância de se combater esses problemas.
“A nossa ONG agradece o empenho e a dedicação dos profissionais envolvidos na criação da campanha, e conta com a colaboração de todos para promover um mundo mais pacífico e justo”, afirma Marcella Izzo da ONG Bandeiras Brancas em comunicado. Confira a campanha no link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELLA FERNANDES IZZO
marcella@mrdavinci.com.br