São Luís (MA) foi palco da Jornada Solar FiberX nesta quinta (17/10), evento gratuito que contou com a palestra “O novo cenário regulatório e seus impactos no mercado solar em 2024”, de Bárbara Rubim – Vice-Presidente do Conselho de Administração da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). O encontro foi realizado no Hotel Blue Tree Towers para 80 pessoas, sendo que se inscreveram 120, e permitiu aos participantes entenderem melhor as diretrizes do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300, de 06/01/2022), como a tarifação do Fio B, assim como saber mais sobre tecnologias inovadoras no setor. Ao final de sua fala, Bárbara respondeu perguntas do público.
Esta foi a última edição da temporada 2024 da Jornada Solar FiberX – antes de São Luís, passou por São Paulo (SP), Campinas (SP), Feira de Santana (BA), Chapecó (SC), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Promovido pela FiberX Renováveis, o encontro tem como objetivo disseminar informações importantes sobre o futuro do mercado solar e conectar integradores de todo o Brasil. Assim, a empresa tem apoiado o canal integrador com conhecimento e atualizações da legislação, de tecnologia e das melhores soluções e oportunidades do mercado. Por isso, está percorrendo o Brasil.
“O Marco Legal da Geração Distribuída era algo muito esperado, sendo também muito recente, de forma que consumidores e mercado ainda têm muitas dúvidas. Então, pensando em promover trocas de informações especializadas e apresentar as mais recentes inovações tecnológicas desse mercado, criamos a Jornada Solar FiberX”, explica o VP da FiberX Renováveis, Paulo Andrade.
Fomento aos negócios no Maranhão
A FiberX também está abrindo espaço para novos parceiros integradores no Maranhão, fomentando o segmento de geração de energia solar fotovoltaica em todo o estado. Os interessados já podem fazer suas inscrições acessando o site https://www.renovaveis.fiberx.com.br/.
Com enorme potencial, o Maranhão ocupa apenas o 16º lugar no ranking nacional de geração de energia solar fotovoltaica. No Brasil, esse tipo de energia já representa 20,2% da matriz elétrica, ficando atrás apenas da energia de origem hídrica (46%), conforme o relatório de outubro da Absolar.
Tecnologia e portfólio de ponta
A FiberX Renováveis vem crescendo e ganhando integradores por todo o país. Com uma forte capilaridade e o inovador modelo de negócios, que se baseia no apoio ao parceiro integrador, a empresa tem atingido o seu propósito de favorecer o processo de construção de uma matriz energética nacional limpa e renovável. “A preocupação com a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta são grandes motivos para investir em alternativas energéticas”, ressalta Paulo Andrade. E a tecnologia é peça fundamental. Por isso, a empresa mantém gigantes mundiais em seu portfólio, como:
Sineng, uma das quatro maiores fabricantes de inversores solares no mundo, alcançando uma impressionante produção de 24,5 GW em 2023;
Clamper, empresa brasileira que possui o maior laboratório de ensaios em DPS da América Latina, com presença em mais de 23 países e que já entregou mais de 40 milhões de produtos de alta qualidade;
Trina, líder mundial em soluções totais de energia fotovoltaica e inteligente e uma das três principais fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo, com presença em mais de 100 países;
ReneSola, uma das maiores fornecedoras de tecnologia e de soluções de energia sustentável do mundo, sendo um dos maiores fabricantes de painéis fotovoltaicos; e
NEP, que foi fundada nos EUA e tem 10 anos de história no desenvolvimento de soluções avançadas de conversão de energia solar, com atendimento a mais de 25 países.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DINA CLEISE DE FREITAS
dina.freitas@estruturadecomunicacao.com.br