Preocupações com o meio ambiente ganham cada vez mais relevância nos dias atuais. Preservar a natureza se tornou uma necessidade de todos e, para ajudar nisso, a Samsung traz produtos que incorporam o que há de mais moderno e econômico em questão de sustentabilidade.
Veja, abaixo, as tecnologias lançadas pela Samsung em prol de um mundo mais sustentável.
Ar-condicionado aliado do meio ambiente
Com o WindFree Connect, os usuários têm à disposição, além de um aparelho com design que se adequa a diversos ambientes, um forte aliado ao promover economia e ajudar o meio ambiente. Isso porque a linha conta com um ecossistema que atua de forma a permitir o controle total dos gastos diários, semanais ou anuais (em R$ ou kWh) por meio do SmartThings Energy, que ainda permite criar alertas de consumo.
Auxiliando ainda mais na questão da economia, os usuários conseguem definir rotinas para que, assim que saiam de casa, o aparelho desligue automaticamente, e, ao se aproximar, o inverso aconteça. Isso evita que o ar-condicionado fique ligado por engano e permite que o ambiente esteja climatizado quando o consumidor chegar próximo ao perímetro definido por ativação.
As funções básicas do aparelho também podem ser feitas na palma da mão, como liga/desliga, mudança de temperatura, controle de voz e alteração dos modos de operação. Por fim, o status de funcionamento também pode ser acessado diretamente pelo SmartThings, pois o app indica possíveis problemas em componentes, facilitando a manutenção.
Economia na cozinha
Na cozinha também é possível economizar água e energia – e ajudar o meio ambiente – por meio dos eletrodomésticos conectados da Samsung. Começando pelo portfólio de geladeiras, que se adequam às exigências do novo padrão brasileiros do INMETRO, com o mais alto nível de eficiência energética estabelecido pelo órgão, o A+++1.
Além dessas características, a linha de geladeiras Evolution – que inclui os modelos RT38, RT42, RT53 e RB50 – contam com recursos que auxiliam na economia de energia no dia a dia. Nos modelos Duplex e Duplex Inverse, os primeiros conectados da marca, a inteligência artificial trabalha junto do ecossistema SmartThings para trazer um compressor que aprende a forma de uso do consumidor e adapta a performance para melhorar o funcionamento do eletrodoméstico.
Outro detalhe importante fica por conta da tecnologia Digital Inverter que possui 20 anos de garantia no compressor2. Em alguns modelos Duplex (RT38, RT42 e RT53), a presença da tecnologia POWERvolt funciona para impedir que o equipamento tenha problemas durante picos de energia3.
Ainda falando de economia na cozinha, as lava-louças da Samsung, disponíveis em versões de 10 e 14 serviços, promovem economia de água. Para se ter uma ideia, em uma lavagem comum de louças, feita na pia de casa com a torneira meio aberta, se consome em média 243 litros de água em 15 minutos. Já em um ciclo de lavagem automática na lava louças de 10 serviços da Samsung, o consumo é de 8,57 litros, enquanto na de 14 serviços o gasto é de 14,03 litros, garantindo uma economia de aproximadamente 90% em relação à lavagem convencional4.
As tecnologias embarcadas não ajudam só na economia e no meio ambiente, mas também auxiliam a trazer mais facilidade para o dia a dia, com seus ciclos, como a função Higiene, que deixa pratos, talheres e utensílios de cozinha sempre higienizados por conta do enxágue final de água a 70˚C, e a função Ciclo Auto, que detecta o nível de sujeira presente e seleciona automaticamente o ciclo ideal para economizar água e energia.
Lavanderia inteligente e econômica
Com a Bespoke AI Laundry Hub dentro de casa, o consumidor tem praticidade e a versatilidade de um produto projetado para se adequar aos hábitos do usuário e às condições climáticas ou estações do ano5, trazendo mais economia e assertividade para a lavagem de roupas, diminuindo o gasto de insumos, de água e de energia. Não à toa as máquinas lava e seca da Samsung são N°1 em economia de água6.
Usando o SmartThings, é possível ter acesso a planejamentos de lavagem, dicas de ciclos e até soluções de problemas. Com o AI Control, a personalização da lavagem e secagem passou a ser uma realidade, pois o sistema sugere ciclos que se adequam aos hábitos do consumidor e às condições climáticas ou estações do ano.
Ao diminuir o aquecimento de água durante a lavagem, o usuário consegue economizar até 35% o consumo de energia7 usando o AI Energy Mode. Além disso, o Auto-Cycle Link proporciona ainda mais economia ao permitir uma sincronia perfeita entre a lavadora e secadora, pois seleciona o ciclo de secagem ideal compatível com o ciclo de lavagem utilizado.
Central inteligente e conectada
Além de ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, as Samsung AI TVs contam com integração ao ecossistema de casa inteligente SmartThings. Com essa conexão, os usuários podem acompanhar o gasto dos aparelhos inteligentes conectados presentes na residência. Elas funcionam como verdadeiras centrais de controle quando o assunto é economia.
A tecnologia informa os gastos em Reais de cada aparelho, além de fornecer ao usuário a visão exata sobre em quais cômodos os equipamentos estão localizados por meio do Mapa 3D, uma novidade que oferece mais controle para os usuários gerenciarem os dispositivos inteligentes.
Outra funcionalidade inclui a presença de sensores que detectam automaticamente o nível de iluminação do ambiente e ajustam o brilho do aparelho, além de analisar cena a cena e gerenciar o nível de brilho da tela de forma sutil, o que pode diminuir o consumo.
Por fim, é possível reutilizar as embalagens dos produtos Samsung, transformando as caixas de TVs, monitores e Soundbars, entre outros produtos, em objetos como casinhas para o pet, porta-revistas e outros utensílios úteis para o dia a dia. Para fazer isso, basta escanear o QR Code disponível na embalagem dos produtos, acessar o site da iniciativa e descobrir todas as maneiras de reaproveitamento pensadas pela Samsung para as caixas de seus produtos.
Smartphones sustentáveis
A Samsung sabe da importância de fazer mais pelo planeta e pelas pessoas, mantendo o compromisso de um ciclo de vida mais longo e confiável de seus produtos. Por isso, a marca lançou a linha Galaxy S24 e os dobráveis Galaxy Z Fold6 e Z Flip6 com sete gerações de atualizações de sistema operacional e sete anos de atualizações de segurança, permitindo que as pessoas fiquem com o smartphone por mais tempo.
Além disso, a área de MX (Mobile Experience) da Samsung segue cumprindo as várias metas de sustentabilidade que estabeleceu com o programa Galaxy for The Planet, apresentado em 2021. Uma destas metas era a incorporação de materiais reciclados em todos os produtos móveis, incluindo smartphones, tablets, PCs e dispositivos vestíveis, que é cumprida desde 20228.
No início deste ano, pela primeira vez, o Galaxy S24 apresentou componentes feitos com cobalto reciclado9 e elementos de terras raras. O Galaxy Z Fold6 e Galaxy Z Flip6 deram continuidade a esse compromisso com a introdução de ouro e cobre10 reciclados em determinados componentes destes smartphones dobráveis.
Após alcançar este objetivo original, que inclui eliminar plásticos de uso único das embalagens e zero consumo de energia em espera nos carregadores, anunciamos um novo compromisso – até 2030 a Samsung incorporará materiais reciclados em cada módulo9 de cada produto móvel. Especificamente, um módulo se refere a uma parte funcional do smartphone, como o display, câmera ou bateria11. A Samsung acredita que este novo objetivo ajudará a acelerar o progresso rumo à neutralidade de carbono.
Iniciativas sustentáveis da Samsung
O Programa Eco Troca é uma iniciativa da Samsung que visa fornecer descontos na compra de novos produtos na loja online da marca ao mesmo tempo em que promove o descarte consciente de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os consumidores podem se desfazer de TVs, geladeiras, máquinas de lavar e secar, lava-louças e aparelhos de ar-condicionado. Todos são retirados no endereço do usuário, sem qualquer custo.
Vale citar que monitores também são aceitos pela iniciativa do Eco Troca, embora seu descarte seja diferente. Isso porque é necessário levá-los até um ponto de coleta ou postá-los no Correios.
Para verificar a elegibilidade do programa, é necessário acessar o site voltado para o Eco Troca, preencher o formulário de descarte e agendar a retirada do aparelho antigo. Vale lembrar que a Samsung aceita produtos de qualquer marca e estado de conservação.
A marca também conta com a iniciativa Samsung Recicla, em que o descarte correto de resíduos eletrônicos é feito para evitar a liberação de substâncias químicas nocivas à saúde ambiental e humana, além de reciclar materiais para a manufatura de novos produtos, promovendo a economia circular.
Conheça esses e outros produtos da Samsung na Loja Online da marca, e fique ligado na Samsung Newsroom Brasil para mais novidades.
¹ Conforme avaliação do Inmetro, comparando os modelos duplex digital inverter classificados como A+++ com modelos não inverter considerando o consumo kWm. O valor pode variar dependendo dos fatores ambientais e da utilização do usuário. Relatórios disponíveis no site do Inmetro Programa de Etiquetagem Brasileiro (https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/refrigeradores-frigobares-combinados-combinados-frost-free).
2 A garantia de 20 anos é aplicável apenas aos motores inversores e compressores em refrigeradores, lavadoras e secadoras vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2023.3
3 Baseado em testes dos produtos Samsung conduzidos pelo laboratório LABELO-PUCRS.
4 Tomando-se por base o consumo de água em um ciclo de lavagem normal (0,15L/s durante o período de 15min – referência índice SABESP site: https://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=8225#:~:text=Com%20estas%20informa%C3%A7%C3%B5es%2C%20os%20clientes,por%20m%C3%AAs%20para%20cada%20pessoa). Resultados obtidos a partir do Relatório de Ensaio emitido pelos Laboratórios Especializados em Eletrônica da PUC RS em comparação com o estudo da Sabesp.
5 Mensagens com sugestões de ciclo são exibidas no painel de controle ou em um smartphone com o aplicativo SmartThings.
6 Nº1 em economia de água: comparado ao consumo de água por ciclo (l/ciclo) entre modelos de Lava e Seca Front Load de mesma capacidade e disponíveis no mercado, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível em https://pbe.inmetro.gov.br/#/programas.
7 O Modo AI de Economia de Energia pode ser aplicado quando a temperatura de lavagem selecionada for de 20 a 40 ℃, comparado com o mesmo ciclo de lavagem utilizando água quente.
8 Os smartphones Galaxy, tablets, PCs e wearables lançados em 2022 incorporaram pelo menos um material reciclado. A partir de 2023, os smartphones Galaxy, tablets, PCs e wearables lançados incorporaram pelo menos um material reciclado. Todos os modelos exclusivos de mercado selecionados e modelos JDM estão incluídos.
9 As baterias do Galaxy S24 Ultra e Galaxy S24+ incluem um mínimo de 50% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. A bateria do Galaxy S24 inclui um mínimo de 10% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. Os alto-falantes da série Galaxy S24 incluem 100% de neodímio reciclado pré e pós-consumo.
10 Os fios de ligação de ouro em certos módulos de câmera do Galaxy Z Fold6 e Z Flip6 são feitos com ouro reciclado 100% proveniente de resíduos eletrônicos e restos de ouro. Além disso, os folheados de cobre das placas lógicas principais e de FPCBs selecionados são projetados com cobre reciclado 100% proveniente de fios de cobre e chips descartados. As medições acima são baseadas em peso.
11 A Samsung define um módulo de smartphone como a Antena, Bateria, Câmera, Display, Componentes Mecânicos, Motor, PBA/FPCB, Alto-falante, Módulo de Carregador sem Fio e Embalagem.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ HENRIQUE ABREU NOGUEIRA
luiz.nogueira@cdn.com.br